Uma dúvida muito comum de quem está começando a desenhar é: qual material comprar? E um dos materiais que mais gera dúvida é a lapiseira. Mas afinal, qual a melhor lapiseira para desenho?
É exatamente isso que vou te mostrar nesse post. Levando em consideração lapiseiras para desenho em geral, desenho técnico e desenho realista.
Qual a melhor lapiseira para desenho?
E apesar de ser um pouco frustrante, a resposta é: depende… Afinal, você pode precisar de uma lapiseira diferente dependendo da sua “atividade”, necessidade ou mesmo, do seu nível de conhecimento.
Pensando nisso, separei este post em 3 partes:
- Desenho em geral;
- Desenho técnico;
- e Desenho realista.
Lapiseira para desenho (em geral)
Começando então pela lapiseira para desenhos em geral. Que inclusive, é o uso mais comum para lapiseiras (além da escrita, é claro).
E se você já procurou por uma lapiseira para desenho, é provável que se deparou com uma infinidade de opções. Mas, escolher uma lapiseira é algo muito simples.
Isso porque, cada lapiseira possui um uso mais adequado. As de plástico, por exemplo, são mais indicadas para o uso escolar. Uma vez que possuem uma construção mais simples e frágil.
E claro, você pode usar uma lapiseira escolar para desenhar. Contudo, é interessante que a lapiseira para desenho tenha algumas características específicas.
E nesse sentido, as principais características que uma lapiseira deve ter, são:
- Ser leve;
- Resistente;
- Acessível.
E uma lapiseira que possui todas essas características é a Pentel Sharp P200. Uma lapiseira simples, mas que não deixa a desejar na hora de desenhar. Ou seja, para desenho em geral, a Pentel Sharp P200 é mais do que suficiente.
Lapiseira para desenho técnico
E no caso do desenho técnico? Qual a melhor lapiseira para desenho técnico especificamente?
No caso do desenho técnico, você pode utilizar também uma lapiseira mais simples, como a Pentel Sharp P200 ou uma TecnoCIS. Que são lapiseiras excelentes para quem está começando no desenho técnico.
Agora, se você precisa de uma lapiseira profissional e com mais funcionalidades, a melhor opção é a Pentel Graphgear 1000. Que conta com ponta retrátil e indicador de grafite (2H, H, HB, B, 2B).
Lapiseira para desenho realista.
Já no caso do desenho realista, a lapiseira é utilizada principalmente para criar texturas e detalhes finos e precisos, como pelos, fios de cabelo, linhas e etc. Não existe muita regra na hora de escolher uma lapiseira para desenho realista.
Mas, é interessante que você tenha algumas variações de lapiseira (0.3 mm, 0.5 mm, 0.7 mm, e etc). Assim, você consegue não só criar detalhes e texturas, como também sombrear áreas menores.
E nesse sentido, uma lapiseira excelente para desenho realista é a Pentel Graphgear 500.
A pentel Graphgear 500 é a sucessora da Graphgear 300 e a antecessora da Graphgear 1000. Possuindo um excelente custo-benefício se comparado a elas.
Além disso, a lapiseira Graphgear 500 é muito confortável e precisa na hora de desenhar. Contudo, é uma lapiseira que você precisa ter um pouco de atenção.
Uma vez que, o centro de gravidade da lapiseira está localizado próximo da ponta. Ou seja, se ela cair, a chance de “entortar” ou quebrar a ponta é bem alta. Fora isso, é uma lapiseira que não deixa a desejar em nada.
Conclusão
E bem, agora você já sabe qual a melhor lapiseira para desenho… Ou melhor, para cada tipo de desenho.
Ainda assim, é importante dizer que existem outras centenas de lapiseiras que você pode utilizar. Dependendo principalmente: das suas atividades, necessidades e claro, preferências.
Então, até o próximo post!
Leia também:
- Papel para desenho realista – Veja qual comprar!;
- Papel Canson XL Bristol ainda vale a pena em 2022?;
- Qual o melhor lápis para desenho realista?.
1 Comentário
Eu sempre usei para desenhos técnicos as Pentel Sharp P200 (P203, P205m P207 e P209). Normalmente eu tinha na 0,3 grafite 2H e HB, na 0,5 eu usava H, HB e B, na 0,7 e 0,9 HB. A 0,3 normalmente eu usava para fazer linhas de construção com o grafite 2h, e todas as outras para fazer os traços. Como eram 7 lapiseiras, eu separava elas por cores, e colocava uma etiqueta em baixo do clip escrito o tipo de grafite.