Mostre seu trabalho
Mostre seu trabalho

A algum tempo eu fiz um post aqui no blog sobre o livro Roube Como um Artista, do Austin Kleon. Que inclusive, recomendo muito que você leia (garanto que não vai se arrepender). E hoje, vou falar de mais um trabalho dele, o livro Mostre Seu Trabalho.

E que assim como Roube Como um Artista, Mostre Seu Trabalho é um dos livros que TODO artista deveria ler. Independente se você é um músico, pintor, escritor, desenhista ou qualquer outro tipo de artista.

Isso porque “Mostre seu Trabalho” fala justamente sobre diferentes formas de você ser NOTADO como artista. Além de temas como criatividade, processos e até mesmo como lidar com críticas. Então, nesse post quero compartilhar com você alguns dos insigt’s do livro Mostre seu Trabalho.

“Para artistas, o maior problema a resolver é como ser notado – Honoré de Balzac

Você não precisa ser um GÊNIO.

E aqui entra o primeiro insight do livro. E que inclusive, é um mito em que muitos artistas acreditam. Que é o fato de que você Precisa ser um GÊNIO para ter seu trabalho notado. E não, você não precisa ser um GÊNIO.

Mas sim estar próximo de outros artistas, principalmente onde há o compartilhamento dos seus talentos. Isto é, onde você consiga ver o trabalho de outros artistas, compartilhar seus trabalhos e estar presente nesse “meio criativo”.

E hoje em dia, isso é mais fácil do que nunca. Afinal, se você tem um celular, computador ou tablet, você tem acesso a milhões de artistas ao redor do mundo. Seja por meio das redes sociais, blogs, fóruns ou comunidades de artistas.

Você não precisa sequer sair de casa para ter acesso a esse “meio criativo”. Então, aprenda a usar isso a seu favor. Tanto para compartilhar, quanto para evoluir os seus trabalhos.

Seja um AMADOR.

Sim, é isso mesmo, seja um amador. No sentido de amar aquilo que você faz, independente do potencial de fama, dinheiro ou carreira. Até porque, o amador tem pouco a perder. E por conta disso, ele não tem medo de expor seu trabalho, experimentar coisas novas ou mesmo de errar.

“Na mente do novato, existe muitas possibilidades. Na mente dos experientes, poucas – Zen Shuryu Suzuki

Então, se torne antes de mais nada um eterno amador. Se permitindo errar, experimentar, e principalmente, ver as coisa de novas formas. Ou seja, pensando fora da caixa.

E nesse sentido, veja as coisas que as pessoas estão compartilhando e comece a compartilhar o que não estão compartilhando. Até porque, as chances de você ser notado compartilhando algo diferente são bem maiores.

Inclusive, uma das melhores formas de você começar é compartilhando o que você está aprendendo no momento. Deixe de lado o perfeccionismo e simplesmente “mostre seu trabalho”, mesmo que você seja ruim no começo.

Foque no PROCESSO, e não no Resultado.

Um dos maiores erros que você pode cometer como artista é focar no resultado. Isso porque você cria uma ilusão do que REALMENTE importa. E quando isso acontece, não demora muito para desanimarmos ou desistirmos.

“Muitas pessoas estão acostumadas a apenas ver o resultado do trabalho. Elas nunca veem o processo que foi percorrido até chegar a ele – Michael Jackson

Então, comece a registrar os seus trabalhos. Seja em fotos, vídeos ou mesmo áudios. O importante é você ter os registros dos seus trabalhos para poder rever sempre que precisar. Inclusive, isso vai te ajudar muito quando você estiver desanimado.

E uma das melhores maneiras de você mostrar o seu trabalho é justamente compartilhando um pouco os seus bastidores. Ou seja, mostre seu trabalho e os processos que envolvem ele. Assim, as pessoas que se interessam pelo seu trabalho vão começar a chegar cada vez mais até você.

Mas aqui entra um ponto de atenção. Afinal, a ideia é de mostrar seus trabalhos, não coisas pessoais. E infelizmente nas redes sociais tem mais artistas compartilhando a própria vida do que seus trabalhos.

Tenha um Bom Nome de Domínio.

E eu sei que você deve estar pensando: “tá, mas o que raios é nome de domínio”. E o nome de domínio, nada mais é do que o nome do seu site.

Mas pera i, meu site?

E sim, se você quer levar a sério o seu trabalho, hora ou outra vai precisar fazer um site ou portfólio. Principalmente se você quiser trabalhar única e exclusivamente com sua arte.

Então, mesmo que você já esteja nas redes sociais, você precisa ter um site. Afinal, redes sociais vem e vão, e não da para confiar o seu trabalho em algo que pode acabar do dia pra noite. Sem contar que, as redes sociais podem deletar sua conta pelo simples motivo de ir contra suas diretrizes.

E eu sei que você deve estar pensando: “ah, mas redes sociais não acabam”…

A não? Então você ainda usa Orkut? MySpace? Google+? Vine? Facebook? (esse último ainda não acabou, mas tá quase…).

E nesse sentido, ter um bom nome de domínio, significa ser facilmente encontrado e da maneira certa. Mas calma que eu explico. Imagine que seu nome seja Enrique Souza, e você seja um desenhista.

Você pode registrar seu portfólio com o seguinte dominio: enriquesouza.com.br. E escolher aparecer no google como “Enrique – Desenhista Freelancer”. Bem prático, não é mesmo?

Além disso, você pode escolher domínios personalizados, como:

  • ATO.BR (Atores);
  • ARQ.BR (Arquitetos);
  • DES.BR (Designers e Desenhistas);
  • FOT.BR (Fotógrafos);
  • MUS.BR (Músicos).

Ensine o que você sabe

Esse é um dos melhores insights do livro. Afinal, quando você começa a ensinar o que você sabe para outras pessoas, você aprende muito mais rápido.

E eu sei que você deve estar pensando, “ué, mas como assim aprendo mais rápido?”. De forma resumida, quando você ensina algo, você fixa muito melhor aquele conhecimento do que se estivesse apenas usando no dia a dia.

E isso faz com que você consiga evoluir naquele determinado assunto de maneira bem mais fácil e rápida. Além disso, quando você ensina o que sabe para outra pessoas, uma quantidade muito maior de pessoas passam a conhecer o seu trabalho.

Aprenda a Apanhar

E esse é na minha opinião o insight mais importante do livro. Isso porque a maioria das pessoas não tem noção nenhuma de inteligencia emocional. Em outras palavras, não sabem lidar com haters, críticas, elogios, acontecimentos muito intensos e etc.

E nesse sentido, uma das melhores maneiras de desenvolver inteligencia emocional é enfrentar o problema de frente. Assim, com o tempo você passa a não se afetar mais com esse tipo de coisa.

“O truque não é se preocupar com o que TODOS pensam sobre você. É apenas se preocupar com o que as pessoas que IMPORTAM pensam sobre você – Brian Michael Brendis

Venda-se

E chegamos ao insight mais polêmico do livro. Isso porque ele fala sobre vender-se. E ao contrário do que muitos imaginam, TODOS somos vendedores. E vendemos infinitas coisas ao longo da nossa vida.

Sendo o mais comum, vendermos nosso tempo. Que é de longe a pior forma de ganharmos dinheiro. E nesse sentido, existem inúmeras formas mais produtivas de você vender o seu trabalho. Seja vendendo seu conhecimento, vendendo seus produtos e serviços e até mesmo através de um financiamento coletivo.

“Quando as pessoas são convidadas a abrir suas carteiras, você descobre o quanto realmente valorizam o que você faz – Austin Kleon

Por fim, mas não menos importante, deixo uma citação do livro Mostre seu Trabalho sobre esse insight de “vender-se”.

Seja ambicioso. Mantenha-se ocupado. Pense Maior. Expanda seu público. Não se castigue em nome de “ser humilde” ou “não se vender”. Tente coisas novas. Se surgir uma oportunidade de fazer mais do tipo de trabalhos que deseja fazer, diga “sim”. Se surgir uma oportunidade de dinheiro mais dinheiro, mas menos do tipo de trabalho que quer fazer, então diga “não”.

Mostre Seu Trabalho

Livro Mostre Seu Trabalho
Livro Mostre Seu Trabalho

Detalhes do Livro

  • Editora ‏ : ‎ Rocco; 1ª edição (6 novembro 2017)
  • Idioma ‏ : ‎ Português
  • Capa comum ‏ : ‎ 224 páginas
  • ISBN-10 ‏ : ‎ 8532530907
  • ISBN-13 ‏ : ‎ 978-8532530905
  • Dimensões ‏ : ‎ 16 x 15.4 x 1.4 cm

Melhor Preço

 

 

 

 

Tags: |

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *