Conheça os principais tipos de fone de ouvido

Atualmente, existem diversos tipos de fones de ouvido, para todos os gostos e finalidades. Pensando nisso, neste post eu vou te mostrar os principais tipos de fone de ouvido, suas vantagens e desvantagens, e claro, bons fones para comprar.

E antes de mais nada, é importante dizer que vou focar nos fones voltados única e exclusivamente para “ouvir música”. Afinal, existem fones para outras aplicações, como comunicação, produção audiovisual, etc.

Nesse sentido, os principais tipos de fone de ouvido são:

  1. Earphone;
  2. Headphone.

E dentro desses dois tipos principais, existem inúmeros outros tipos de fones de ouvido, como os earbuds, in-ears, on-ears, over-ears, etc. Além de opções com fio, bluetooth (parcialmente sem fio e totalmente sem fio), fones abertos e fechados.

Mas calma, que ao longo do post vou explicar quais são as diferenças entre eles.

Earphones

Começando então pelos Earphones, que são fones que vão encaixados na orelha. E entre os earphones, os principais tipos de fone de ouvido, são:

Earbuds

Os earbuds (auriculares), são fones que ficam muito conhecidos pelos iPods, “MP3 Players” e celulares mais antigos. São fones pequenos que ficam simplesmente encaixados na orelha, mas fora do canal auditivo.

Fone Earbud RY4S – Foto: Reprodução

Inclusive, por ficarem apenas encaixados na orelha, são os earphones mais confortáveis de se usar no dia a dia. Porém, a qualidade sonora dos earbuds, em geral, não é das melhores — mas claro, há exceções.

Isso acontece pelo fato dos earbuds não vedarem o canal auditivo, como ocorre com os in-ears, que vedam completamente o canal auditivo. Com isso, o som que chega ao seu ouvido é um som mais “sem graça”, com pouco ou nenhum grave e, em alguns casos, até um pouco estridente.

E apesar de menos populares, são fones que ainda existem e continuam sendo utilizados, principalmente na versão sem fio. Um bom exemplo disso, são os AirPods, da Apple.

Em geral, são uma boa opção para quem não consegue se adaptar aos in-ears ou para quem busca um fone mais simples para o dia a dia.

Pontos positivos:

  • Confortável;
  • Fones menores.

Pontos negativos:

  • Qualidade sonora ruim.

Ainda assim, existem sim boas opções de earbuds, como é o caso dos AirPods. Então, se você está em busca de um bom earbud, recomendo que veja esses:

  • RY4S (melhor custo-benefício com fio);
  • QCY T20 (melhor custo-benefício sem fio);
  • AirPods (sem fio, somente para Apple).

In-ear

Continuando nossa lista sobre os principais tipos de fone de ouvido, temos os In-ears (intra-auriculares). E que, apesar de serem earphones, possuem um encaixe diferente dos earbuds.

Isso porque os in-ears, são fones que possuem ponteiras de silicone/espuma (popularmente chamadas de “borrachinhas”) para encaixar e vedar o canal auditivo, possibilitando menor interferência de sons externos.

Conheça os principais tipos de fone de ouvido
Fone In-ear QCY T13 – Foto: Reprodução

E, por vedarem o canal auditivo, a qualidade sonora melhora consideravelmente. Possibilitando que você tenha um som mais encorpado, com graves, médios e agudos mais presentes — até de mais, em alguns fones.

Mas, obviamente, nem todo fone in-ear é bom, visto que existem inúmeros fones de baixa qualidade no mercado. E em geral, os fones in-ear costumam ser um pouco incômodos, mesmo quando usados por períodos mais curtos (30-45 minutos).

Por serem fones menores, são bem portáteis, permitindo que você consiga usar e levá-los para qualquer lugar. Em outras palavras, são fones excelentes para o dia a dia, principalmente para usar no transporte, no trabalho, escola/faculdade, durante os treinos ou mesmo, em casa.

Todavia, abaixo é possível ver os principais pontos positivos e negativos desse tipo de fone:

Pontos positivos:

  • Fones menores;
  • Qualidade sonora boa;
  • Bom isolamento de ruídos.

Pontos negativos:

  • Pouco confortável.

E se você está em busca de um bom in-ear, recomendo que veja esses:

  • KZ ZSN (melhor custo-benefício com fio);
  • QCY T13 (melhor custo-benefício sem fio):
  • AirPods Pro (sem fio, somente para Apple).

Headphones

Saindo dos Earphones, que ficam encaixados na orelha, temos também os Headphones, que são fones que cobrem parcialmente (on-ear) ou totalmente a orelha (over-ear).

On-ear

Começando então pelos On-ears (supra-auriculares), que são fones menores e que cobrem parcialmente a orelha. E por serem fones menores, são fones mais fáceis de transportar. Permitindo assim, que você consiga usá-los fora de casa.

Fone On-ear JBL Tune 510BT – Foto: Reprodução

Contudo, por ficarem sobre a orelha, são fones que causam um pouco de desconforto — mesmo em períodos mais curtos de uso (30-45 minutos).

E apesar de serem desconfortáveis, os on-ears costumam ter uma qualidade sonora boa. Sem contar que, por ficarem sobre a orelha, são fones que conseguem isolar boa parte dos ruídos externos.

Obviamente, não é uma isolação tão boa quanto os fones in-ear e over-ears, mas funciona bem para quem precisa de um fone para o dia a dia.

Agora, se você está buscando um fone para ouvir apenas em casa, os on-ears não são a melhor opção. Isso porque, pelo preço de um on-ear você consegue facilmente encontrar diversos in-ears e over-ears mais interessantes e confortáveis.

Abaixo é possível ver os principais pontos positivos e negativos desse tipo de fone:

Pontos positivos:

  • Fones menores;
  • Qualidade sonora boa;
  • Bom isolamento de ruídos (menor que os fones in-ears e over-ears).

Pontos negativos:

  • Pouco confortável.

E se você está em busca de um bom on-ear, recomendo que veja esses:

Over-ear

E o último item dessa lista sobre os principais tipos de fone de ouvido, são os fones over-ears (circunaurais). Bem similares aos on-ears, porém, os over-ears são fones maiores, que cobrem toda a orelha.

Conheça os principais tipos de fone de ouvido
Fone Over-ear Sennheiser HD600 – Foto: Reprodução

São os fones mais procurados por audiófilos, Djs, músicos, profissionais de áudio e vídeo, etc. Isso porque, os over-ear, são os fones conseguem entregar a melhor qualidade sonora se comparado aos anteriores.

Além é claro, de um maior conforto, permitindo assim, que você consiga ouvir músicas (ou trabalhar) por longos períodos. O único ponto negativo desse tipo de fone, é o fato de serem bem grandes e, consequentemente, pouco portáteis.

Ou seja, não é um fone para você usar fora de casa, como os fones anteriores. Mas, se você quer um fone para ouvir em casa ou trabalhar, os over-ears são a melhor opção.

Abaixo é possível ver os principais pontos positivos e negativos desse tipo de fone:

Pontos positivos:

  • Muito confortável;
  • Qualidade sonora excelente;
  • Bom isolamento de ruídos.

Pontos negativos:

  • Fones grandes.

E se você está em busca de um bom over-ear, recomendo que veja esses:

Bom, esse foi o post de hoje sobre os principais tipos de fone de ouvido.

Então, até o próximo post!

Leia também:

 

Tags:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *