O giz pastel é um dos materiais mais versáteis e interessantes para quem quer iniciar no mundo das artes. E, entre os vários “tipos de pastel”, o oleoso é o mais fácil de se encontrar e utilizar, além de ser mais barato que o giz pastel seco. Pensando nisso, neste post vou falar sobre o giz pastel oleoso Faber-Castell, uma excelente alternativa custo-benefício para quem está buscando um material de alta qualidade.
E, antes de falar do giz pastel oleoso Faber-Castell, é importante dizer que existe também o pastel seco, sendo um material bem diferente do oleoso, mas que pode ser uma opção muito interessante.
Inclusive, eu já fiz um review do giz pastel seco Faber-Castell e um post explicando as diferenças entre o pastel seco e o oleoso, confira:
Todavia, vamos ao review…
Giz pastel oleoso Faber-Castell é bom?
Apesar de ser um material extremamente simples de ser trabalhado, a resposta não é tão simples. Afinal, tudo depende do seu nível de conhecimento do material e o resultado que você quer alcançar.
Por se tratar de um material à base de óleo, é de se esperar um resultado mais próximo de uma pintura a óleo do que de um desenho com lápis de cor. Então, se o resultado que você espera alcançar com o giz pastel oleoso não é esse, é interessante que você busque por outros materiais, como:
- Tintas (acrílica, guache, etc.);
- Carvão;
- Lápis de cor;
- Lápis graduado;
- Giz pastel seco.
Pontos positivos e negativos
E, por se tratar de um material à base de óleo, ele tende a possui uma pequena “desvantagem”, que é o maior tempo de secagem. Ainda assim, o tempo de secagem é significativamente menor se comparado ao da tinta a óleo.
Outro ponto negativo do giz pastel oleoso Faber-Castell é o fato de não possuir tantas opções de cores. Estando disponível apenas em caixas de:
Fora isso, o giz pastel oleoso Faber-Castell só possui vantagens, visto que ele é um material com um excelente custo-benefício, de fácil aplicação e excelente para criar degradês e fundos — caso você esteja trabalhando com técnicas mistas.
E, diferente de um pastel de nível iniciante, como o da Pentel, o giz pastel oleoso da Faber-Castell possui uma pigmentação realmente incrível, com cores vivas e muito marcantes. Principalmente os tons de azul e amarelo.
E o melhor de tudo, o pastel oleoso não requer “materiais auxiliares”, como apontadores, esfuminhos, espátulas, pincéis, etc. Necessitando apenas do giz pastel e um papel de maior gramatura (no mínimo 150 g/m²) para sua aplicação.
E se você estiver em dúvida de qual comprar, recomendo a caixa de 24 cores. Isso porque ela tem uma boa variedade de cores. Além, é claro, de possuir um excelente custo-benefício.
É melhor que o giz pastel seco?
A resposta simples e direta é: não. Até porque, tudo depende do resultado que você está buscando com o material.
Ou seja, da mesma forma que é impossível de se obter “cores” utilizando lápis graduados, é impossível obter um resultado que não condiz com o giz pastel oleoso, por exemplo, o efeito de aquarela.
Então, você precisa, antes de mais nada, entender o resultado que você quer obter e depois, utilizar um material que consegue chegar mais próximo desse resultado.
Conclusão
Por fim, vale dizer que o giz pastel oleoso Faber-Castell é um material voltado para artistas intermediários/profissionais, não sendo tão indicado para iniciantes.
Dessa forma, se você for um iniciante e estiver em busca de um giz pastel oleoso para comprar, recomendo o da Pentel. Até porque, ele possui um custo-benefício mais interessante para quem está iniciando.
Já para artistas intermediários e profissionais que estão em busca de um giz pastel oleoso, o giz pastel oleoso da Faber-Castell é, definitivamente, uma excelente opção.
Onde comprar:
- 12 cores: https://amzn.to/3GBwahl
- 24 cores: https://amzn.to/3Vatnjc
- 36 cores: https://amzn.to/3EUlSaH
Bom, então esse foi o post de hoje.
Então, até o próximo post!
Leia também:
- Tabela de cores – Passo a Passo
- Lápis Faber-Castell SuperSoft é bom? Vale a pena em 2022?
- Tinta Guache Profissional – Veja qual comprar
2 Comentários
obrigada pelo post!!
eu ja tenho o giz da pentel há quase 2 meses e já consegui entender o material e consegui fazer muitas artes com ele, porem, o resultado que eu quero com esse giz é um resultado mais profissional, como ja tenho noção de como funciona o giz, entao depois de um tempo, vou comprar o da faber castell, já que continuo treinando para querer um resultado profissional.
Olá Luiza, tudo bem?
Depois de um tempo, você vai conseguir um resultado “profissional” até mesmo com o da Pentel, visto que, no caso de materiais artísticos em geral, o material “mais caro” acaba apenas facilitando o processo ou trazendo uma cor mais pigmentada 🙂