Como conservar seus fones de ouvido e headsets

Ter um bom fone é, sem sombra de dúvida, uma experiência incrível, ainda mais quando é o seu primeiro fone. Contudo, é preciso tomar alguns cuidados para conservar o seu fone. Afinal, existem fones de milhares de dólares, e perder um fone “caro” por bobeira é algo que dói no bolso e no coração — ao menos para algumas pessoas. Pensando nisso, neste post eu vou te mostrar como conservar seus fones de ouvido, indo dos in-ears aos over-ears.

Como conservar seus fones de ouvido

Apesar de alguns fones bluetooth já virem com cases, como é o caso dos in-ears e earbuds TWS (True Wireless Stereo), a maioria dos fones não possui case para guardar e transportar o fone — principalmente os fones mais básicos e intermediários.

Armazenamento e transporte

Nesse sentido, a primeira dica de como conservar seus fones de ouvido é: utilize uma case para guardar e transportar seu fone. E, apesar de não existir uma “case universal”, isto é, que funciona para todos os fones e tipos de fones, é relativamente fácil encontrar para os principais modelos e marcas de fone.

Exemplo de case para fones on-ears e over-ears – Foto: Reprodução

No caso dos in-ears e earbuds cabeados, é ainda mais simples encontrar uma case para comprar. Visto que, os in-ears e earbuds tendem a ser mais parecidos. Agora, para os on-ears e over-ears, é realmente uma questão de procurar por uma case compatível.

Como conservar seus fones
Case para fones in-ears e earbuds cabeados – Foto: Reprodução

Comprar no AliExpress

E, caso você tenha fones mais sofisticados e, de certa forma, frágeis, é interessante investir em um local fixo para armazená-los. Preferencialmente, em um local seco e bem ventilado, sem exposição direta à luz solar — uma boa opção é ter uma estante ou prateleira dedicada para seus fones mais sofisticados.

Agora, caso você não queira utilizar uma case e decida deixar o fone em uma estante/prateleira ou então, na sua mesa de trabalho, a melhora opção é utilizar um suporte para fones.

Como conservar seus fones
Suporte para fone – Foto: Reprodução

Comprar na Amazon

Limpeza

A segunda dica para conservar seus fones de ouvido é: a limpeza e higienização do fone. Se você utiliza seus fones diariamente, já deve ter percebido que eles costumam acumular poeira, oleosidade e cera com certa facilidade — principalmente os in-ears e earbuds.

Então, manter uma rotina de limpeza em seus fones é essencial para poder conservá-los. Principalmente nos in-ears e earbuds, que ficam em contato com a orelha/canal auditivo e, consequentemente, acumulam maiores quantidades de cera e oleosidade.

Contudo, é preciso tomar alguns cuidados na hora de limpar e higienizar seus fones. Afinal, muitos produtos e materiais podem danificar permanentemente seu fone.

Um bom exemplo disso é o álcool, que pode remover a pintura do fone e danificar o material das conchas, ponteiras e conexões. Obviamente, se você tiver um pouco mais de conhecimento técnico, pode utilizar o álcool isopropílico para fazer uma limpeza mais minuciosa.

Além disso, como todo produto elétrico/eletrônico, evite ao máximo utilizar água para a limpeza, direta ou indiretamente, mesmo que seja apenas um pano úmido.

Isso porque, o contato com a água pode ocasionar a oxidação dos componentes eletrônicos e conexões do fone, fazendo com que o fone pare de funcionar permanentemente.

Nesse sentido, para fazer a limpeza dos seus fones, um pano macio e um pincel antiestático é mais que o suficiente. Vale dizer que, hoje é possível encontrar dezenas de kits para limpeza de fones em sites como Aliexpress, Amazon ou Mercado Livre.

Como conservar seus fones
Kit de limpeza para fones – Foto: Reprodução

Comprar no AliExpress

Todavia, alguns tipos de fones exigem ainda mais cuidados, como é o caso dos fones com partes em madeira e/ou couro. Nesses casos, é recomendado consultar o manual do fone ou no site do fabricante quais são os produtos adequados para se utilizar na limpeza e conservação do fone.

Cuidados gerais

  1. Por fim, algumas dicas de cuidados gerais que são indispensáveis para a conservação dos seus fones:
  2. Evite dobrar o cabo do fone, caso seja um fone cabeado;
  3. Sempre que você for desconectar um fone cabeado, puxe pelo conector, nunca pelo cabo;
  4. Não deixe o fone em locais úmidos ou que possam cair água (ou respingos de água);
  5. Evite jogar o fone ou deixá-lo cair no chão.

Conclusão

E, apesar de parecer algo improvável, um fone quando bem conservado pode durar, facilmente, mais de uma década. Inclusive, muitos audiófilos possuem fones que já completaram 10, 20, 30, 40 anos de existência — alguns em excelente estado de conservação.

Bom, esse foi o post de hoje sobre como conservar seus fones de ouvido.

Então, até o próximo post!

Leia também:

 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *