Apesar de ainda ser pouco conhecido, Boichi é sem sombra de dúvida um dos melhores mangakás da atualidade. E assim como Yusuke Murata, possui ilustrações insanas… Porém, muito polêmicas.
E nesse sentido, para entender o motivo do Boichi fazer ilustrações tão polêmicas, primeiro precisamos entender quem é o mangaká conhecido como Boichi.
Quem é Boichi?
Mujik Park, mais conhecido pelo seu pseudônimo “Boichi”, é um mangaká sul-coreano criador de diversos mangás e manhwas simplesmente incríveis, como Sun-Ken Rock, Hotel e Origin.
E diferente de outros mangakás, Boichi se formou em física, com o intuito de desenhar obras de ficção cientifica e também para aprender sobre a tecnologia de performance e imagem.
Posteriormente, publicou seu primeiro tankōbon, “Ultimate Space Emperor Caesar”. E desde sua primeira obra é possível identificar seu traço e estilo bem característico. E que posteriormente, viriam a ficar tão conhecidos em obras como Sun-Ken Rock e Dr. Stone (em parceria com Riichiro Inagaki).
Ao longo dos anos Boichi publicou vários mangás e manhwas, mas a obra que trouxe maior visibilidade para o autor foi justamente “Sun-Ken Rock”. Sendo o primeiro mangá serializado de Boichi, publicado revista quinzenal Young King.
Sun-Ken rock
E não há como falar de Boichi sem falar também de “Sun-Ken Rock”. Que conta a historia de Ken,um jovem delinquente do Japão que sonhava em se tornar policial e é apaixonado por uma garota chamada Yumin.
Até que um dia ele decide se declarar para Yumin. Ele só não contava que Yumin estava decidida a ir à Coreia se tornar uma policial. Passado um ano do fora que ele tomou, Kenlê uma notícia onde Yumim aparece prendendo bandidos de uma gangue.
Ele decide então ir à Coreia para se torna um policial, mas chegando lá, ele percebe que a realidade é bem diferente do que ele imaginava. Assim, algum tempo depois de se reencontrar com Yumin, Ken vai até uma barraca de comida para comer e “tomar umas”…
Até que membros de uma gangue local chegam para extorquir o dono da barraca de comida, e obviamente, Ken intervém dando “um jeito” nos membros da gangue. E a partir daí, Ken vê sua vida mudar drasticamente…
Sun-Ken Rock é sem dúvida um Seinen incrível. Uma vez que, não só a história, mas também a arte são incríveis e muito bem trabalhadas. Recomendo muito caso você goste de Seinen’s.
Importante: Sun-ken Rock (assim como a maioria das obras de Boichi) é destinada para o público adulto (+18). Em outras palavras, não é um conteúdo voltado para o público mais jovem…
One Piece
Não, você não leu errado, está mesmo escrito One Piece. E sim, é o mesmo One Piece do pirata Monkey D. Luffy que sonha em ser o Rei dos Piratas. Mas calma, que Eiichiro Oda não abandonou a parte artística do mangá…
Acontece que, não só Boichi, mas vários outros mangakás costumam adaptar os personagens e capítulos de outros mangás em seus estilos e traços. No caso do Boichi, temos as seguintes adaptações (até o momento):
- Novel do Ace
- Luta do Zoro vs Mihawk
- Luta da Nami vs Kalifa
Algo que fica simplesmente incrível no seu traço e estilo, confira algumas imagens:
Abaixo é possível ver uma comparação do mangá original de One Piece (desenhado por Eiichiro Oda) e a adaptação de Boichi:
Dr. Stone
E assim como no caso de Sun-Ken Rock, não há como falar de Boichi sem falar de Dr. Stone. Um Shonen com uma proposta bem diferente. Que inclusive, casa muito bem com a sua formação acadêmica. Mas calma, que você já vai entender…
De forma resumida, Dr. Stone conta a história de Senku. Um jovem prodígio que renasce 3700 anos depois que uma luz misteriosa transforma toda a humanidade em pedra. Assim começa a jornada de Senku, para restaurar a humanidade e descobrir o que causou a petrificação.
Mas diferente de Sun-Ken Rock, Dr. Stone não é escrito por Boichi. Sendo uma colaboração com Riichiro Inagaki (autor de Eyeshield 21).
E apesar de ser um Shonen, Boichi não poupou esforços na hora de ilustrar o mangá. O que resulta em um mangá muito bem trabalhado. Que inclusive, recomendo muito que você conheça:
Escrito por Riichiro Inagaki e ilustrado por Boichi, Dr. Stone ganhou em 2019 o prêmio Shogakukan Manga Award na categoria Shonen.
Abaixo é possível ver Boichi desenhando a última página do mangá:
https://www.youtube.com/watch?v=MIV_irsczIc
Ilustrações Polêmicas de Boichi
E é bem provável que você esteja pensando: “tá, mas cadê a polêmica nas ilustrações de Boichi?”. E a polêmica é justamente o excesso de Ecchi em suas obras.
Algo que é bem comum nas obras japonesas, e isso, mesmo nos mangás que são da categoria Shonen e Shoujo. E nesse sentido, é algo que Boichi não economiza em suas obras.
O que poucos sabem é que Boichi começou publicando mangás/manhwas voltados para o público adulto (se é que você me entende). E é possível ver essa influência em todas suas obras posteriores, inclusive em seu primeiro tankōbon, “Ultimate Space Emperor Caesar”.
Mas convenhamos, a maioria das obras do Boichi é voltado para o público adulto (Seinen). Ou seja, não é algo tão “polêmico” para alguém com mais de 18 anos. Uma vez que, na maioria das suas obras, são abordados temas beeeem mais pesados…
Por fim, recomendo que se você for ler um mangá ou manhwa do Boichi, leia antes a sinopse. Assim como a categoria e a faixa etária indicada…
Então, até o próximo post!
Leia também:
- One: O Gênio por Trás de One-Punch Man
- Eiichiro Oda: o Gênio por trás de One Piece!
- As ilustrações insanas de Yusuke Murata
0 Comentários