Áreas para Trabalhar com Desenhos

Se você já desenha a algum tempo é bem provável que já tenha pensado em trabalhar com isso. E até viver única e exclusivamente dos seus desenhos, não é mesmo?. Pensando nisso, no post de hoje, quero falar de algumas das Áreas para Trabalhar com Desenhos que você pode escolher.

Mas, antes de mais nada, vale dizer que este não é o primeiro post sobre “Áreas para Trabalhar com Desenhos” ou mesmo “trabalhar com desenho” aqui no blog. Então, além desse você vai encontrar alguns post’s extremamente importantes para você conseguir viver dos seus desenhos. Sendo um deles sobre “o que é um portfólio e como montar o seu”. Outro sobre “quanto cobrar por seus desenhos e pinturas”. E o último mostrando algumas “maneiras de você viver dos seus desenhos”.

Contudo, esse post é mais para te dar “um norte” quanto as opções de áreas para trabalhar com desenhos. Principalmente se você já planeja atuar em uma área especifica, como por exemplo, design de interiores ou design de jogos. Então, abaixo separei algumas das opções que você pode escolher para trabalhar com desenhos e suas “variações” por assim dizer.

Áreas para Trabalhar com Desenhos

Arquiteto

É o profissional responsável por planejar, criar as plantas e definir os materiais que serão utilizados em diversos tipos de construções e espaços. Como casas, prédios, praças e qualquer outro tipo de espaço utilizado para moradia, trabalho ou entretenimento. Mas, já adianto, é uma faculdade onde muitos “erram a porta”. Isso porque você precisa necessariamente gostar de matemática, desenho, arte e historia. Afinal, são coisas que você vai ver praticamente o curso todo. Além de usar no dia a dia como arquiteto.

Designer de Moda

É o profissional responsável por criar, desenhar, desenvolver e administrar os diferentes tipos de projetos relacionados a moda. E é uma área que tem uma vasta gama de possibilidades para se trabalhar. Podendo assim, trabalhar desde a concepção e busca por novas tendências até os processos ligados a produção de cada peça. E assim como o arquiteto, para cursar essa área, você vai ter que estudar muita, mas muita historia da moda. Além de desenho, corte e costura, matemática e outros idiomas (dependendo da área de atuação.)

Designer de Interiores

É o profissional responsável por planejar e projetar os mais diversos ambientes internos. Sejam eles residenciais, comerciais ou mesmo institucionais. Focando assim, na estética, conforto, funcionalidade e segurança do ambiente. E é uma área que está diretamente ligada a Arquitetura. Isso porque, o designer de interiores precisa necessariamente trabalhar em sintonia com os demais profissionais ligados ao projeto. Tais como o Arquiteto, Engenheiro Civil e o Paisagista. E assim como as profissões anteriores, você precisa necessariamente saber desenhar e fazer contas (ainda não foi dessa vez que você se livrou da matemática).

Designer Industrial

É o profissional responsável pela criação e produção de objetos e produtos dos mais variados tipos. Sendo os mais comuns as peças mecânicas e industriais em geral. Especificando as formas, medidas, escalas e proporções das peças. Podendo atuar ainda como “desenhista cadista” auxiliando assim diversos profissionais por meio de plantas e de instalações em geral. Mas, como nem tudo são flores, é uma área que envolve muito cálculo. Além, é claro, do domínio de alguns programas específicos (dependendo da área em que você escolher trabalhar).

Designer Gráfico

É o profissional responsável por criar projetos de comunicação visual. Em outras palavras, é o profissional que irá criar a “arte” utilizada em sites, mídias sociais, panfletos, outdoors, logotipos, embalagens e produtos em geral. Podendo ainda atuar como ilustrador e animador digital, criando assim animações, desenhos digitais e ilustrações (para livros, revistas, etc). E diferente das opções anteriores, essa é uma profissão que envolve pouco ou quase nenhum uso de matemática, cálculos e etc. Mas, exige um maior domínio de desenho e do uso de alguns programas específicos (dependendo da área em que você escolher trabalhar).

Designer de Peças

É o profissional responsável pela criação e produção de objetos e produtos dos mais variados tipos. Mas, diferentemente do designer industrial (onde o foco é mais comercial), aqui o foco é mais artístico. Atuando assim, na criação e produção de joias, anéis, brincos, pingentes, relógios, acessórios em geral e mais uma infinidade de peças. Podendo atuar também na restauração e conservação de peças. Contudo, vale destacar que não se deve confundir designer de peças com o ourives.

O designer de peças é quem vai projetar as joias, enquanto o ourives é quem vai “dar forma” para essas peças. Mas, sim, muito designer de peças atuam também como ourives. E assim como algumas das profissões citadas anteriormente, essa é uma profissão que envolve um pouco de cálculo. Além, do domínio de programas e equipamentos específicos.

Designer de Embalagem

É o profissional responsável pela criação e desenvolvimento de embalagens para os mais diversos fins. Sendo ele capacitado para criar não só a parte “visual”, mas também a parte técnica. Escolhendo os materiais que vão ser utilizados na embalagem e os meios de impressão. Apesar de haver poucas opções de graduação nessa área, ela surge como uma variante entre o designer de produto e designer gráfico.

Podendo assim, os respectivos profissionais (de design de produto e design gráfico) se especializarem para poder atuar como designer de embalagem. E assim como a profissão anterior, essa é uma profissão que envolve um pouco de cálculo dependendo da área de atuação.

Designer de Produto

É o profissional responsável pela criação e desenvolvimento de produtos dos mais variados tipos. E quando falo produtos, não estou me referindo apenas a produtos que você encontra nos supermercados ou postos de conveniência. Mas, todos os tipos de produtos que você consegue imaginar, de uma bicicleta ao celular (ou computador) que você está usando para ler esse post. Em outras palavras, praticamente tudo ao seu redor pode ter sido desenvolvido por um designer de produto. E acho que nem preciso dizer que assim como as profissões anteriores, essa também tem cálculo…

Designer Automotivo

É o profissional responsável pelo desenho, criação e desenvolvimento de carros e peças ligadas ao meio. Em outras palavras, é o profissional de designer de produtos com uma especialização em carros e automóveis dos mais variados tipos. Sendo um dos principais requisitos do profissional de design automotivo, a paixão e o conhecimento sobre carros. Além, é claro, um pouco de cálculo…

Conservador de Arte

É o profissional responsável por realizar a conservação e preservação de obras de arte. E apesar de não ser uma profissão diretamente ligada ao desenho, é uma área para aqueles que são apaixonados pela arte e sua importância. Diferentemente das profissões anteriores, essa é uma área que envolve pouco uso de cálculos no dia a dia. Porém exige do profissional um amplo conhecimento de arte e historia da arte. Além, é claro, de técnicas especificas para a preservação das obras.

Desenhista Forense

É o profissional responsável por auxiliar os peritos forenses na resolução dos mais variados casos policiais. E apesar de ser uma área bem antiga já, é pouco conhecida no Brasil. Podendo o profissional atuar no desenho de retratos falados e até mesmo na reconstituição e identificação de pessoas pela estrutura óssea. É uma profissão que exige pouco ou mesmo nenhum uso de cálculo. Contudo, você precisa ter um maior domínio de desenho realista e anatomia para atuar nessa área.

Designer de Móveis

É o profissional responsável pelo planejamento e criação de móveis dos mais variados tipos. E por ser uma variante do design de produtos e design de interiores, não é incomum de ver profissionais dessas áreas que se especializaram no desenvolvimento e criação de móveis única e exclusivamente. E assim como as demais áreas já citadas, essa é mais uma na lista das que envolvem cálculos.

Designer de Games

É o profissional responsável pela criação e desenvolvimento de jogos. Podendo ainda atuar em várias etapas da criação de um jogo, como concept de personagens, cenários e etc. É uma área muito procurada por amantes do desenho e de jogos no geral.

Artista Plástico

É o profissional responsável pela criação de obras artísticas das mais variadas. Podendo esse profissional atuar na criação de quadros, esculturas, objetos e instalações artísticas em geral. E assim como o conservador de arte, o artista plástico não está ligado diretamente ao desenho. Mas sim, a arte como um todo. Vale lembrar que assim como o conservador de arte, o artista plástico vai utilizar pouco ou quase nenhum cálculo no dia a dia.

Quadrinista

É o profissional responsável pela criação e elaboração de quadrinhos. Podendo esse profissional atuar em toda as áreas ligadas aos quadrinhos, como roteiro, desenho, arte final, editor e muitas outras. Mas, a maior procura ainda é para ser desenhista de quadrinhos.

Áreas para Trabalhar com Desenho – Conclusão

Por fim, mas não menos importante, vale lembrar que existem dezenas de outras áreas para trabalhar com desenho. Como por exemplo, tatuador, desenhista artístico, cartonista e muitas outras. Além é claro, de você poder atuar como um Freelancer. E para você que está perdido ainda e não sabe qual profissão escolher, deixo algumas dicas:

  1. Busque acompanhar o dia a dia do profissional da área que você mais se identificou. E veja se é isso mesmo que você quer fazer;
  2. Comece cedo. Em outras palavras, assim que você tiver a certeza da profissão que você quer seguir, comece a se profissionalizar. Seja fazendo cursos, faculdades (caso necessário) ou mesmo especializações;
  3. Foque nas suas Habilidades (e não nas dificuldades).

Essas dicas me ajudaram muito a escolher minha profissão. E tenho certeza que vão te ajudar muito se você ainda estiver em dúvida sobre as Áreas para Trabalhar com Desenhos.

Então, até a próxima.

Tags:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *