A coisa mais importante no desenho

Ao contrário do que muitos desenhistas pensam. A coisa mais importante no desenho não é o material que você usa. Não é a referência que você escolheu, e muito menos o seu conhecimento de técnicas de desenho. A coisa mais importante no desenho é a Paciência. E eu vou te explicar o porquê.

Durante todas as etapas do desenho, você precisa ter paciência mais do que qualquer outra coisa. Ou seja, não adianta você querer fazer o esboço de um personagem lutando em perspectiva, se você não tem a paciência de esboçar esse personagem. Da mesma forma, não adianta você ter os materiais mais caros de desenho, se não tiver paciência para usar cada um deles.

Inclusive, muitos desenhistas reclamam que não possuem o material necessário para fazer um bom desenho. Sendo que desde o inicio o que eles precisavam era de paciência para usar o material que eles já tinham. E um bom exemplo disso, é a quantidade de desenhistas profissionais que fazem trabalhos incríveis utilizando materiais baratos. Alguns deles não sendo nem recomendados para desenho, como esse desenho realista feito em folha sulfite comum:

E a mesma lógica vale para outros pontos do desenho, como a questão de evoluir no desenho. Onde muitos desenhistas querem evoluir da noite pro dia. Mas que infelizmente acontece assim (e não é só no desenho). Isso porque, por mais que tenham os exercícios que vão fazer você evoluir rapidamente no desenho. Ainda sim, é uma evolução que vai levar meses e as até anos (dependendo da velocidade com que você aprende). Mas você deve estar se perguntando: “tá, mas como eu me torno mais paciente?”.

Como ter a Coisa Mais IMPORTANTE no Desenho?

E a reposta é bem simples. E por mais irônico que pareça, existe uma frase que resume o que você precisa fazer para ter mais paciência:

Para aprender a ter paciência, você precisa primeiro ter muita paciência.

E sim, eu sei parece bem irônico e até meio sem sentido. Mas, a paciência é algo que você deve ir trabalhando aos poucos. E nesse sentido, você pode melhorar um pouco a cada dia. Melhorando automaticamente não só o seus desenhos, mas também a sua vida no geral.

Por fim, mas não menos importante. Algo que pode te ajudar muito nesse sentido de ter mais paciência na hora de desenhar. É justamente entender o que causa a sua “impaciência”. E como falei antes, se for por uma “falta” de material, é muito mais uma questão de adaptação do que a falta de material em si.

Em outras palavras, tá sem um lápis de cor? Então, use os outros lápis que você tem. O material é ruim? Veja qual a melhor maneira de usar ele (mesmo sendo ruim). Não sabe desenhar algo? Dá um “google” e veja como aprender. E por ai vai…

Tags:

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Aí tu tem aquela ideia para um jogo mas não sabe desenhar e nem programa …..kkkk agora sem saber se alterno aprendizado de ambos ou um de cada vez ( sem grana para pagar alguém para fazer, projetos simples não sai por menos de 1k)

    • Olá Anderson, tudo bem?

      Olha, o ideal seria você focar em aprender um dos dois (o que você goste mais e tenha maior afinidade) e depois convidar alguém que domine a outra parte para entrar como “coprodutor” e sócio. Mas, se ainda sim você quiser fazer os dois sozinho, comece aprendendo a desenhar, até porque a parte de programação é bem mais simples de ser aprendida.

  2. O essencial é a criatividade, mesmo sendo autodidata na matéria. Tanto para o desenho artístico, desenho técnico, decorativo ou publicitário, etc…

  3. O essencial é a criatividade, mesmo sendo autodidata. Tanto para o desenho artístico, desenho técnico, decorativo ou publicitário, etc…