Um dos melhores hábitos que um artista pode ter é o habito da leitura. E não digo isso apenas pela questão da leitura em si, mas pela quantidade de benefício que ela pode te proporcionar. Pensando nisso, neste post eu separei 8 livros essenciais para artistas.
Porém, não são livros voltados unicamente para a questão da criatividade, mas sim do desenvolvimento pessoal/artístico. Até porque, a criatividade (apesar de ser muito importante) por si só não enche barriga.
E nesse sentido, a criatividade é um fator que a maioria dos artista têm de sobra, porém, criam “lacunas” nas demais áreas. Não conseguindo assim, alcançar seu público ou mesmo, prosperar financeiramente.
Sendo um dos motivos que levam tantos artistas a acreditar que “arte não dá dinheiro” ou que é “impossível viver de arte”. Mas, como já falei aqui em outros posts, não só é possível viver de arte, como também é possível ganhar muito dinheiro com ela.
E pra isso, você precisa entender questões que vão muito além da criatividade, como marketing, captação de cliente, elaboração de portfólio, elaboração de orçamento e finanças (para conseguir administrar o dinheiro que for entrando).
Dessa forma, os livros abaixo serviram como um direcionamento para que você consiga se aprofundar nessas questões. Todavia, vamos aos 8 livros essenciais para artistas:
8 livros ESSENCIAIS para artistas
Como a ideia é não complicar, escolhi livros mais simples e fáceis de serem lidos…
Até porque, os conteúdos mais aprofundados (sobre cada tema) geralmente são bem extensos e cansativos para alguns leitores, principalmente os “iniciantes”.
Ou seja, aqueles que ainda estão aprendendo sobre um determinado assunto/tema.
Roube como um artista
Começando então pelo livro “Roube como um artista”, do Austin Kleon. Inclusive, é um livro que eu já fiz um review aqui no blog, confira:
É um livro quetraz diversos insights, e que na maioria das vezes, passam despercebidos para os artistas. Um exemplo disso é o insight de que “nada é original”, mas variações de algo que já foi criado.
Sendo um insight muito interessante, afinal, não paramos para refletir sobre isso no dia a dia. Ainda mais quando estamos tentando criar algo novo e “original” e não vem nenhuma ideia do que criar…
O livro é bem curto (160 páginas) e conta com uma leitura muito simples e rápida, além de contar com várias ilustrações e exemplos ao longo do livro. Inclusive, esse livro é gratuito com o Kindle Unlimited (na data em que escrevo o post)!
Mostre seu trabalho
Ainda do mesmo autor de “Roube como um artista”, temos o livro “Mostre seu trabalho”. Que traz diversos insights sobre como divulgar seu trabalho e conseguir um maior engajamento com o seu público.
E assim como o livro anterior, “Mostre seu trabalho” é um livro bem curto (224 páginas), com uma leitura muito simples e rápida.
Além disso, o livro também conta com diversas ilustrações, histórias e exemplos ao longo do livro. Deixando assim, a leitura e compreensão do conteúdo muito mais fácil.
O poder do hábito
E indo então para um livro um pouco mais profundo, temos “o poder do hábito”, do Charles Duhigg.
E é um livro simplesmente incrível, que aborda não só a construção dos nossos hábitos, como também o impacto deles em nossas vidas. Além de explicar como podemos mudar qualquer hábito em nossas vidas. Como diria o próprio autor:
“A mudança pode não ser rápida e nem sempre é fácil. Mas com tempo e esforço, qualquer hábito pode ser remodelado”.
Charles Duhigg.
O livro é relativamente curto (408 páginas) e possui uma leitura muito simples, além de contar com muuuuitos exemplos ao longo do livro.
A startup enxuta
Indo para o lado do empreendedorismo, temos o livro “A startup enxuta”, do Eric Ries. Inclusive, eu já falei desse livro aqui no blog, nesse outro post.
E de forma resumida, o livro traz uma visão mais eficiente para quem busca vender um produto/serviço (independente de qual seja).
De modo que você não perca tempo criando um produto/serviço perfeito e totalmente acabado, mas sim um MVP (produto mínimo viável ou produto minimamente viável).
E assim, consiga ir melhorando ou modificando seu produto/serviço conforme o feedback dos clientes. Com isso, você economiza “rios de dinheiro” na hora de vender um produto/serviço, que pode ser sua arte, aulas/curso, workshops, mentoria ou qualquer outro.
O livro é bem curto (288 páginas) e possui uma leitura bem simples, facilitando assim a compreensão do conteúdo.
De zero a um
Outro livro muito interessante sobre empreendedorismo é o “De zero a um”, do Peter Thiel (cofundador do PayPal). E o livro traz um conceito muito interessante, que é o progresso vertical. Isto é, o de criar algo novo (ir de 0 a 1).
Apesar de ser um conceito um pouco complexo, a leitura do livro é relativamente simples, além de ser bem curta (216 páginas).
Marketing 4.0 e 5.0
Indo para o lado do marketing, não poderia deixar de falar dos livros “Marketing 4.0” e “Marketing 5.0”, do Philip Kotler (também conhecido como o Pai do Marketing).
E ao contrário do que você pode imaginar, esses não são livros “extremamente técnicos”, que somente profissionais de marketing podem ler…
São livros para qualquer pessoa que queira não apenas entender, mas dominar o marketing. Uma vez que eles abordam desde a transição para o digital, até as melhores e mais efetivas maneiras de gerar valor para o seu cliente.
E consequentemente, fazer com que eles tenham uma visão positiva da sua marca, produto ou serviço. O que obviamente, se converte em bons resultados (não apenas financeiros).
Os livros são bem curtos (208 e 286 páginas, respectivamente) e possui uma leitura razoavelmente simples, porém, que exige um pouco mais de atenção em algumas partes.
Pai rico, pai pobre
E como não poderia faltar, “Pai rico, Pai pobre”, do Robert Kiyosaki. Sendo este, um dos livros de finanças mais lidos do mundo.
E não isso não é atoa, afinal, o livro traz diversos conceitos indispensáveis para quem busca ter uma vida financeira saudável, como a diferença entre ativo e passivo, investimentos e as diferentes formas de fazer o dinheiro trabalhar para você (e não ao contrário).
Levando em conta que mais da metade dos Brasileiros vive endividados e a maioria sequer sabe quanto ganha (e quanto gasta), faz com que este livro seja uma leitura OBRIGATÓRIA. E que deveria ser lido por todos, ainda na escola.
Além disso, é importante dizer que esse é o tipo de livro que faz “virar uma chave” na cabeça de quem lê. Mudando definitivamente a maneira como você lida com o seu dinheiro.
O livro é bem curto (336 páginas) e possui uma leitura beeeem simples e cheia de exemplos, o que facilita muito a compreensão do conteúdo.
O homem mais rico da Babilônia
Por fim, chegamos ao livro “O homem mais rico da Babilônia”, do George S. Clason. E assim como o livro anterior, este é um livro obrigatório para todos que buscam ter uma vida financeira saudável.
Uma vez que o livro aborda (de maneira bem simplificada) e em poucas páginas (160 páginas) o conceito básico dos investimentos. Mostrando que as leis que regiam o dinheiro na antiguidade ainda são as mesmas nos dias de hoje.
E assim como o livro “Roube como um artista”, este também está gratuito com o Kindle Unlimited (na data em que escrevo o post)!
Mas claro, hoje as coisas estão muito mais fáceis. Uma vez que, hoje existem diversos tipos de investimentos onde você pode fazer o dinheiro trabalhar para você.
Sem contar que, você pode usar a “mágica dos juros compostos” para multiplicar o seu capital e garantir uma aposentadoria digna, sem depender do INSS para isso.
Bom, esses foram os 8 livros essenciais para artistas. Como falei no começo do post, a partir deles você já consegue ir se aprofundando em cada um dos temas (e em vários outros temas) abordados.
E assim, ir investindo cada vez mais em conhecimento, algo simplesmente indispensável nos tempos atuais…
Então, até o próximo post!
Leia também:
- 6 dicas para conseguir mais clientes sendo ARTISTA
- Como não perder dinheiro com encomendas artísticas
- Como ganhar dinheiro com Desenho Digital
0 Comentários