No post de hoje, vou falar sobre um tema pouco falado na comunidade artística (pelo menos gratuitamente). Que é o uso de técnicas mistas de desenho e pintura. E muito provavelmente você deve estar se perguntando: “mas o que raios são técnicas mistas de desenho e pintura?”.
O que são Técnicas Mistas de Desenho e Pintura?
E a resposta é bem simples. São técnicas distintas ou complementares que são usadas juntas em um desenho ou pintura. Em outras palavras, é como pegar dois alimentos diferentes e formar um “novo alimento”. Um bom exemplo disso é o doce romeu e julieta (queijo com goiabada).
Todavia, quando falamos de desenho e pintura, existe uma infinidade de combinações de técnicas que podem ser feitas. Tudo depende do resultado que você deseja criar. E claro, dos materiais que você tem a disposição.
Exemplos de Técnicas Mistas
E por ser um assunto pouco abordado na comunidade artística, acabamos experimentando algumas combinações mesmo sem perceber. Então, sim, muito provavelmente você já utilizou de técnicas mistas em seu desenhos ou pinturas. E aqui vão alguns exemplos de técnicas mistas:
- Lápis de Cor + Nanquim;
- Marcadores + Lápis de Cor;
- Tinta Guache + Lápis de Cor;
- Lápis de Cor + Tinta Acrílica;
- Tinta Acrílica + Aquarela;
- Aquarela + Lápis de Cor;
- Aquarela + Photoshop (ou outro programa de edição e desenho digital);
- Lápis Graduado + Photoshop;
- Tinta Acrílica + Tinta Glow (brilha no escuro);
- Tinta Glow + Aquarela.
Entre mais uma infinidade de opções. E que não se resumem apenas a técnicas de pintura, mas também técnicas de desenho. Como por exemplo fazer o esboço usando Formas Geométricas + Desenho Contínuo e por ai vai. Confira um vídeo com desenhos feitos com técnica mista de desenho e pintura:
Um ponto importante sobre esse tipo de combinação é que um material não pode “atrapalhar” o outro. Ou seja, você não pode misturar materiais como tinta a óleo e tinta acrílica. Pelo simples fato de que um não interage bem com o outro. E o mesmo vale para outras combinações.
Mas, é bem simples descobrir se os materiais interagem bem um com o outro. Faça um teste com ambos os materiais em uma outra folha (ou superfície) para ver como eles reagem entre si.
Por fim, mas não menos importante, vale lembrar que cada material tem uma ordem para ser utilizado. Ou seja, você não vai conseguir usar aquarela em um desenho que já tenha sido preenchido com lápis de cor. Mas, você consegue fazer o contrário facilmente (usar aquarela e depois lápis de cor). Então, em todo caso, faça o teste para entender a ordem que cada material deve ser usado e até a próxima.
3 Comentários
Olá!!!
Usar papel para pintura a óleo é viável
Olá Alex, tudo bem?
É possível sim, porém não em papeis comuns, apenas em papeis específicos para tinta a óleo.
Olá bom dia!!! Usar papel para pintura a óleo é viável