Roube como um Artista

Se tem um livro que TODOS os artistas deveriam ler, com certeza é o livro Roube Como Um Artista. E antes que você se pergunte, este não é um livro sobre como realizar furtos ao pé da letra.

Mas sim um “guia” para artistas, de todos os tipos (desenhistas, pintores, músicos, escritores, etc) e níveis (iniciantes, intermediários, avançados).

Talvez até o melhor e mais completo “guia” por assim dizer, visto que aborda diferentes aspectos que estão ligados diretamente aos artistas (mesmo que não percebam).

E posso garantir, é um livro que vai mudar a sua visão como artista. E não, não estou exagerando, afinal, mudou a minha aos “45 minutos do segundo tempo”. Assim sendo, quero compartilhar com você alguns dos “insights” que o livro traz.

Posts recomendados:

Roube Como Um Artista – Insights

Um dos primeiros insights que o livro traz, é justamente o conceito de que Nada é Original. Mas sim, variações de algo que já foi criado. E um bom exemplo disso é a roda, que originalmente era feita com uma peça interiça de madeira.

Mas, ao longo dos anos foi sendo aprimorada até chegar nos modelos atuais, com diversas tecnologias empregadas. Então, mesmo que você queira criar uma “roda retangular”, ainda sim seria uma variação da roda original.

Ainda nesse conceito de que nada é original, temos o próximo insight que é sobre Começar Copiando.E esse é um ponto interessante, visto que o objetivo não é copiar o RESULTADO, mas sim a IDEIA.

Então, busque entender o que levou o artista a chegar naquele resultado, entender a ideia por trás daquele trabalho.

O que nos leva ao próximo insight, Os Tipos de Roubo. E que na minha opinião, é um dos mais importantes do livro. Visto que, ele define exatamente o tipo de artista que você é.

Para exemplificar, imagine que você goste do trabalho de um determinado artista e COPIA todos os seus trabalhos. Sem por nem tirar um detalhe que seja.

Esse tipo de COPIA é o exemplo prático do insight anterior, onde está sendo copiado o RESULTADO e não a IDEIA. Esse é um exemplo de Roubo Mau. Onde você simplesmente IMITA o trabalho de outra pessoa.

Agora, quando você copia a IDEIA de um ou mais artistas, aí sim você está realizando um Roubo Bom. Visto que, você está utilizando de várias fontes para chegar ao resultado final.

Um bom exemplo disso é o carro. Afinal, você tem o ROUBO de VÁRIAS ideias (roda, motor, transmissão, etc), compondo um resultado final. Nesse sentido, temos ainda as seguintes “características” de um Roubo Bom e Roubo Mau.

Roubo Bom:

  • Honra;
  • Estuda;
  • Rouba de Vários;
  • Credita;
  • Transforma;
  • Remixa.

Roubo Mau:

  • Degrada;
  • Folheia;
  • Rouba de Um;
  • Plagia;
  • Imita;
  • Extirpa.

Dando continuidade, temos o conceito de Escolher Boas Ideias, o que pode até parecer meio obvio, mas não é. Afinal, nem sempre sabemos se o que temos nas mãos é uma ideia boa ou não. Todavia, tente cercar-se de boas ideias.

Desse modo, mesmo que algumas não sejam boas, o resultado ainda sim será bom. O que nos leva diretamente ao próximo insight, o de Guardar as Ideias. Isto é, ter um meio de “anotar” as ideias para utilizá-las posteriormente.

E ao passo que os insights anteriores estão ligados a colocar as ideias no papel, o próximo é justamente o contrário. E infelizmente, a maioria das pessoas erra nesse ponto, que é ficar Esperando o Momento Certo.

Ou seja, esperar até que TUDO esteja perfeito para assim começar algo. E bom, vou te contar um segredo: você NUNCA estará pronto o suficiente. Então, simplesmente comece, de onde você está, com aquilo que tem e como puder.

O próximo insight é excelente para você que está buscando um “direcionamento” para o seu trabalho artístico. Em resumo, Escreva o que Você Quer Ler. E não, não está ligado diretamente a leitura, mas sim fazer aquilo que você gostaria de ver.

Então, imagine que você acompanhe uma determinada série. Mas, quando chegou ao final, se decepcionou profundamente. O que você mudaria para que o final ficasse melhor? O conceito é justamente esse.

Fique perto do Talento

Em seguida, temos um insight que pode mudar não apenas o seu trabalho artístico, mas sua VIDA. E ele pode ser resumido em uma frase: “Você é a Média das Cinco Pessoas com quem Mais Convive”.

Em outras palavras, se você se rodeia de artistas que agreguem VALOR ao seu trabalho, ele ficará cada vez melhor. Então, se você não estiver evoluindo em alguma área, já sabe o motivo…

Roube Como Um Artista – Conclusão

Por fim, mas não menos importante, recomendo que leia ao livro em si. Isso porque falei apenas de alguns insights do livro. Afinal, se fosse escrever sobre todos, daria quase outro livro. E se você se interessou por esse livro, eu vou deixar o link do livro abaixo:

Livro Roube Como Um Artista
Livro Roube Como Um Artista

Detalhes do Livro

  • Editora ‏ : ‎ Rocco; 1ª edição (1 julho 2013)
  • Idioma ‏ : ‎ Português
  • Capa comum ‏ : ‎ 160 páginas
  • ISBN-10 ‏ : ‎ 8532528422
  • ISBN-13 ‏ : ‎ 978-8532528421
  • Dimensões ‏ : ‎ 16 x 15.4 x 1.4 cm

Melhor Preço

 

 

 

 

Tags:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *