Quem pensa em montar um sistema de som, seja de fone de ouvido ou de caixa de som, já deve ter ouvido falar no tal do amplificador, porém, poucas pessoas entendem a função desse equipamento. Então, neste post vou te explicar exatamente o que é um amplificador de som, qual a sua função e se você precisa ou não usar um amplificador no seu sistema.
O que é um amplificador de som?
Em um sistema de som, seja de caixa de som ou de fones de ouvido, o amplificador é o equipamento responsável por receber o sinal vindo de um DAC (Digital-to-Analog Converter ou Conversor digital-analógico, em português) e amplificá-lo.
Tornando possível que o sinal seja reproduzido em um transdutor (fone ou caixa de som) da maneira correta.
Por que amplificar o sinal?
Quando o sinal sai de um DAC, ele foi convertido de um sinal digital para analógico e, como o DAC não tem potência, o sinal sai muito fraco. Sendo necessário que esse sinal seja amplificado em um equipamento externo, no caso, o amplificador.
Para exemplificar, imagine que para um determinado fone de ouvido tocar bem, seja necessário uma potência de 70 mW (miliwatts). E, a saída do DAC, forneça apenas 5 mW de potência. Se você tentar conectar o fone diretamente ao DAC, o fone simplesmente não vai tocar.
Para que o fone toque corretamente, é necessário que o sinal passe por um amplificador após sair do DAC. Com isso, ao passar pelo amplificador, o sinal que antes era de apenas 5 mW, passa a ser de, digamos, 100 mW. Mais do que o necessário para tocar bem o fone de ouvido.
Vale dizer que, cada fone ou caixa de som vai ter uma potência diferente para funcionar. Mas, em geral, a maioria dos fones não necessitam de um amplificador externo. Bastando apenas o amplificador interno do celular, tablet, notebook ou computador para tocar bem.
Contudo, se a saída do seu dispositivo é muito fraca ou de baixa qualidade, a melhor opção é utilizar tanto um DAC quanto um amplificador externo, ou um equipamento que já funcione como DAC e amplificador — podendo inclusive, ser um simples dongle.
Já no caso das caixas de som, algumas já possuem amplificação interna (caixa de som ativa), bastando apenas que você conecte ela ao seu celular, computador, etc.
No caso dos fones e caixas bluetooth, não é necessário utilizar um DAC e amplificador externo, afinal, tanto no fone, como na caixa bluetooth, todo o sistema de conversão do sinal e amplificação já está integrado.
Quando utilizar um amplificador externo?
Basicamente, quando você estiver utilizando um fone mais exigente e ele ficar muito baixo com o amplificador que você estiver usando, seja o do celular, tablet, notebook, computador, etc.
E como falei anteriormente, se a saída de áudio que você estiver utilizando for de baixa qualidade, é mais do que válido usar um DAC e amplificador externo, bastando apenas um simples dongle em muito dos casos — obviamente, fones muito exigentes vão necessitar de amplificadores mais potentes.
E a lógica é a mesma para caixas de som. Porém, no caso das caixas de som, é importante ficar atento se ela já possui ou não um sistema interno de amplificação, isto é, se ela é uma caixa passiva ou ativa:
- Caixas passivas: são aquelas que dependem de um sistema de amplificação externo;
- Caixas ativas: são caixas que possuem um sistema de amplificação interno, dependendo apenas de uma fonte de alimentação ou bateria para funcionar.
E, assim como eu falei no post sobre o DAC, o amplificador deve ser usado para empurrar um fone bom, de qualidade. Nunca o contrário, isto é, utilizar um amplificador bom para tentar empurrar ou melhorar um fone/caixa de som ruim.
Então, se você está pensando em montar um sistema, invista primeiramente em um bom fone ou caixa de som. Visto que, o grande responsável pela qualidade do que você ouve é justamente o fone e/ou a caixa de som utilizada.
Como identificar um amplificador?
Por fim, identificar um amplificador é relativamente simples. Isso porque, o amplificador, diferente do DAC, possui saídas para fones e/ou caixas de som e subwoofers. E as entradas, normalmente são XLR e RCA, justamente para receber o sinal vindo do DAC.
Além de possuir, na maioria das vezes, uma interface e/ou botões para controle de volume e equalização, podendo assim, aumentar/diminuir graves, médios, agudos, etc.
Bom, então esse foi o post de hoje sobre o que é um amplificador.
Então, até o próximo post!
Leia também:
0 Comentários