Um dos principais fundamentos do desenho é a composição. Mas apesar de ser um dos principais fundamentos, é um dos menos falados. Então no post de hoje eu vou te explicar exatamente o que é composição no desenho e pintura.
Além é claro, de mostrar quais são as principais maneiras de criar composições nos seus desenhos e pintura. Mas antes de mais nada, precismos entender o que é a composição no desenho e pintura.
O que é composição no desenho e pintura?
E a composição, nada mais é do que a maneira como organizamos os elementos do desenho e pintura. Fazendo assim, com que fiquem todos “equilibrados”.
E como a composição tem essa função de organizar os elementos do desenho e pintura, é importante que você conheça muito bem os demais fundamentos do desenho, que são:
E eu sei que você deve estar pensando: “Por que é importante conhecer bem os demais fundamentos?”. Simples, uma vez que você tem uma noção melhor dos fundamentos do desenho, você consegue “construir” o seu desenho ou pintura com mais facilidade.
E ao contrário do que se imagina, o desenho começa muito antes do esboço. Sendo iniciado primeiramente como uma ideia. E é justamente nessa etapa da ideia que você vai “construindo seu desenho”. E essa construção vai acontecendo sem que você tenha que usar o lápis e papel.
Ou seja, é na “ideia” onde você vai definindo o que você vai desenhar, onde vai desenhar e como vai desenhar. E é nesse ponto que entra a composição, para te ajudar a organizar o “onde” e o “como”.
E nesse sentido, existem dois elementos que trabalham juntos quanto o assunto é composição. Que é o enquadramento e o espaço negativo.
Enquadramento e espaço negativo
E o enquadramento e espaço negativo ajudam a entender se a composição está sendo feita da maneira certa. Isto é, o enquadramento te ajuda a ver se o objeto está posicionado no lugar ideal e o espaço negativo, te ajuda a entender o espaço que ele não está ocupando.
Pra exemplificar, olhe essa imagem:
Nela é possível ver que a abobora está posicionada bem no centro. Criando assim um equilíbrio entre o enquadramento e o espaço negativo.
Já na segunda imagem, existe um desequilíbrio entre o enquadramento e o espaço negativo. Fazendo com que o desenho não fique na proporção ideal. O mesmo acontece com a próxima imagem:
Contraste
Outro ponto muito importante para que a composição “funcione” no desenho e pintura é o contraste. E que pode ser obtido de diferentes maneiras, como pela forma, luz e sombra, cores/valores tonais, perspectiva, tema e pelo material usado.
Todos esses “meios” podem ser usados para criar contraste no desenho e pintura, de modo que seja possível destacar elementos específicos na sua composição. Para exemplificar, olhe essas imagens:
Nelas é possível ver como é fácil criar contraste apenas alterando a cor e saturação. O mesmo pode ser feito alterando as formas, como nessa imagem:
Mas aqui entra um ponto de atenção sobre o contraste, ele precisa estar bem equilibrado. Caso contrário, será apenas um amontoado de formas e cores. Formando assim, um caos completo no seu desenho ou pintura.
Então, tente balancear o contraste dos elementos que você está usando na sua composição. Isso vai garantir que o seu desenho ou pintura faça algum sentido.
E eu sei que você deve estar pensando: “tá, mas como eu vou saber se tudo está certo na minha composição?”. E não existe uma formula mágica quanto a isso. Afinal, novas composições são criadas com o passar dos anos, fazendo com que você tenha mais possibilidades nos seus desenhos e pinturas.
Ainda sim, existem “técnicas” para criar boas composições. E que na prática, são maneiras de organizar seus desenhos ou pinturas para que fiquem bem enquadrados e com um espaço negativo adequado.
Maneiras criar uma composição no desenho e pintura
E para facilitar sua vida, vou mostrar alguns exemplos de composição que você pode usar para melhorar seus desenhos e pintura. Mas, vale lembrar que, nem toda composição é fácil de ser aplicada. Então, separei da mais fácil de ser aplicada para a mais difícil.
0 Comentários