A perspectiva, além de ser um dos fundamentos do desenho, é um dos pré-requisitos para quem busca se tornar um grande desenhista. Até porque sem ela, dificilmente você conseguirá resolver problemas de criação de cenários e composições avançadas. Então, no post de hoje, vou te mostrar como desenhar uma cadeira em perspectiva usando 1 ponto de fuga.
Porém, antes de mais nada, é importante que você saiba como desenhar em perspectiva usando 1 ponto de fuga. Isso porque, se você não souber os conceitos básicos para desenhar em perspectiva terá muita dificuldade para acompanhar o tutorial.
Uma vez que, vou deixar de fora várias explicações que envolvem o desenho em perspectiva. Todavia, caso você ainda não saiba desenhar em perspectiva usando 1 ponto de fuga, recomendo que dê uma lida nesse outro post.
Nele eu explico detalhadamente como desenhar em perspectiva usando 1 ponto de fuga. Beleza?
Posts relacionados:
- Como Desenhar em Perspectiva – Com 1 Ponto de Fuga;
- Como Desenhar em Perspectiva Com 2 Pontos de Fuga;
- Perspectiva Atmosférica – Entenda o que é e Como Utilizá-la.
Como desenhar uma Cadeira em Perspectiva
E o primeiro passo para desenhar uma cadeira em perspectiva usando 1 ponto de fuga, é definir a linha do horizonte e o ponto de fuga.
Feita a linha do horizonte e o ponto de fuga, é hora de começar a desenhar a nossa cadeira. Para isso, vou fazer dois retângulos, mais ou menos do mesmo tamanho.
Inclusive, essa é uma grande dica sobre desenhar em perspectiva usando 1 ponto de fuga. Isto é, você pode começar por formas geométricas planas e ir construindo o objeto a partir disso.
Porém, só é uma dica valida para o desenho em perspectiva com 1 ponto de fuga. Uma vez que com 2 ou mais pontos de fuga, você precisa necessariamente construir o objeto em três dimensões.
De qualquer forma, vamos continuar o tutorial. Feito os dois retângulos, faça o formato básico de uma cadeira, assim como na imagem:
Em seguida, apague as linhas do retângulo que não utilizaremos mais.
Agora, vamos traçar as linhas de fuga até o ponto de fuga. Para isso, basta marcar os pontos de referência e traçar as linhas de fuga.
Limpando o Desenho
Após traçar as linhas de fuga, remova o excesso de grafite com a borracha limpa tipos. Isso vai te ajudar a “enxergar” o objeto que está sendo desenhado. Visto que a “poluição visual” do desenho em perspectiva é o que mais atrapalha os desenhistas iniciantes.
Importante: se você estiver fazendo no desenho no digital, basta diminuir a opacidade da camada em que você desenhou as linhas de fuga.
Depois de remover o excesso de grafite com a limpa tipos ou diminuir a opacidade (no caso do desenho digital) faça a assento e as “pernas” que estavam faltando.
Em seguida, faça o “encosto/apoio” da cadeira e o “reforço” logo abaixo da base. Para isso, basta marcar o tamanho ideal de cada um e traçar as linhas de fuga logo em seguida.
Por fim, apague os detalhes que não serão mais usados no desenho e as linhas de fuga.
E pronto, você desenhou uma cadeira em perspectiva utilizando 1 ponto de fuga.
Vale lembrar que essa não é a única forma de desenhar uma cadeira em perspectiva. Afinal, você pode desenhar essa mesma cadeira utilizando 1, 2, 3 ou até mais pontos de fuga.
Tudo depende da maneira como você precisa que essa cadeira seja representada. Além é claro, de outras técnicas específicas de perspectiva, como a perspectiva isométrica e a perspectiva cavaleira.
Então, até a próxima.
Leia também:
- Como Desenhar uma Rua em Perspectiva;
- Como Desenhar uma Sala em Perspectiva – Passo a Passo;
- 9 Maiores MITOS sobre Desenho.
1 Comentário
Excelente passo a passo! Muito simples e fácil de entender.
Continue fazendo esse ótimo trabalho! 🙂