Dando continuidade a série de conteúdos sobre desenho realista aqui do blog, hoje eu vou te mostrar como fazer um desenho realista. Sendo mais específico, como desenhar olho realista passo a passo.
Mas, antes de continuar esse tutorial, recomendo que dê uma lida nesse outro post sobre desenho realista para iniciantes. Principalmente se você estiver começando agora no desenho realista.
Até porque lá eu explico detalhadamente o que é o desenho realista, quais sãos os materiais de desenho para iniciantes e as principais técnicas para fazer um desenho realista.
Posts recomendados:
- Desenho realista para iniciantes;
- O melhor papel para desenho realista com lápis de cor;
- Esboço de desenhos realistas – Existe? Como Fazer?.
Então, para esse tutorial de como desenhar olho realista passo a passo você vai precisar dos seguintes materiais de desenho:
- Lápis HB, 2B e 4B;
- Borracha ponta fina;
- Uma lapiseira (opcional);
- Papel (com no mínimo 180 g/m²);
- Esfuminho.
Agora que já vimos os materiais necessários, vamos ao passo a passo. E o primeiro passo para desenhar o olho realista é dar o formato inicial. Para isso, você pode usar uma técnica mais simples, como a técnica de linhas diretrizes.
Como desenhar olho realista passo a passo
Nessa primeira etapa, é interessante que você faça o formato inicial usando um lápis ou lapiseira com mina HB. Caso contrário, pode ficar difícil de “apagar” o traço que ficou mais aparente.
Em seguida, use o lápis ou lapiseira com a mina 4B para fazer a pupila do olho.
Feita a pupila, passe o lápis HB em toda a íris (com exceção da bolinha de brilho ao lado da pupila) e use o esfuminho para deixar toda a área bem homogênea.
Depois de esfumar bem toda a área, comece a dar os primeiros detalhes da íris.
Em seguida, use a borracha ponta fina para criar algumas manchas claras na íris.
O próximo passo é começar a sombrear toda a área do olho. Isto é, toda a “pele” que fica em volta do olho. E para isso, basta ir passando o lápis HB levemente em toda a superfície.
Não precisa ter pressa nessa parte. Afinal, “a pressa é inimiga da perfeição“. E nesse caso, inimiga do desenho realista. Assim que toda a área ao redor do olho estiver preenchida, use o esfuminho para deixar tudo bem homogêneo.
Em seguida, use o lápis 2B para escurecer um pouco a área. Depois, use o esfuminho nas área onde foi usado o lápis 2B.
Passos Finais
Feito isso, comece a fazer os cílios com o lápis 4B que é mais escuro. Você pode usar também uma lapiseira com grafite 2B e ir forçando mais para criar fios mais escuros.
Das duas formas você vai conseguir chegar no resultado. Contudo, é mais fácil com o lápis 4B pelo fato dele ser mais escuro.
Depois de fazer os cílios, use o esfuminho para escurecer um pouco e homogenizar os cílios. Aproveite para fazer também os vasos sanguíneos do olho e escurecer um pouco mais a íris caso seja necessário.
Por fim, chegamos a sobrancelha. E aqui não tem segredo, basta seguir o formato dele e ir desenhando fio a fio até o final com o lápis 4B.
Em seguida, é só esfumar a sobrancelha, realçar algumas áreas que ficaram mais “apagadas” e pronto. Você acabou de desenhar um olho realista passo a passo.
0 Comentários