E dando sequencia aos últimos post aqui do blog sobre desenho digital, hoje eu quero te mostrar se tem como desenhar com o mouse. Ou seja, fazer um desenho digital usando apenas o mouse (sem mesa digitalizadora). Será mesmo que tem como?
Esse conteúdo também está disponível em vídeo, confira:
Tem Como Desenhar com o Mouse?
E bom, depende. Isto é, se você quer DESENHAR especificamente, fazer o esboço e tal, a resposta é não. Simples assim. Agora, se você quer finalizar no digital um desenho que você fez no tradicional, ai sim você consegue.
E como eu já falei em um outro post sobre desenho digital, finalizar um desenho com o mouse não é uma tarefa tão fácil. Isso porque, você vai levar mais tempo do que levaria usando uma mesa digitalizadora. Além de ser algo bem mais maçante de se fazer. Mas sim, é totalmente possível.
A grande questão é: “como eu vou fazer isso?”. Até porque, se você já tentou DESENHAR com o mouse em um programa como Pait, Gimp ou Photoshop, percebeu que não é nem um pouco fácil. Ainda sim, a maioria dos programas e app’s para desenho digital possuem algumas ferramentas que são muito úteis nessas horas.
Mas, antes de falar dessas ferramentas, é importante entender como você vai “esboçar no digital” com o mouse. E é aqui que entra o pulo do gato. Isso porque, você não vai esboçar no digital, e sim no tradicional. Em outras palavras, você vai fazer o esboço no tradicional, escanear ou fotografar seu desenho e depois finalizar no digital.
Todavia, não vou me aprofundar sobre esse assunto aqui. Mas, vou deixar um vídeo abaixo mostrando o passo a passo de como fazer isso:
Como Desenhar com o Mouse na Prática
Já com seu desenho escaneado e editado, vem a parte de finalizar ele em algum programa. E nesse sentido, você pode utilizar alguns programas, como:
- Gimp;
- Photoshop;
- Inkscape (vetores);
- Illustrator (vetores);
- Krita;
- MyPaint;
- MediBang Paint;
- PainTool SAI;
- Clip Studio Paint;
- Autodesk SketchBook;
- FireAlpaca.
E mais uma infinidade de programas. Então, recomendo que teste alguns e veja com qual você mais se adapta. Lembrando que nem todos são gratuitos. Então, se você não tiver como comprar um programa por hora, de preferencia aos gratuitos. Como, Krita, Gimp, Inkscape, e etc.
E assim, depois de digitalizar, editar e escolher um programa para finalizar seu desenho, vem a parte mais prática. Isto é, a parte onde você vai realmente finalizar seu desenho.
Ferramentas para Fazer o Delineado
E como eu falei antes, para fazer isso, existem várias ferramentas. E apesar de cada programa ser diferente um do outro (em interface, ferramentas, etc). A maioria vai ter as ferramentas que vou mostrar aqui.
Começando então pela ferramenta de Curvas Bezier. E que, em alguns programas pode estar apenas como curvas, caminho ou trajeto. Mas que no final das contas, são a mesma coisa.
É a ferramenta que você mais vai acabar usando. Isso porque, ela permite “criar uma linha” e ir editando ela da maneira como você quiser. Assim, você consegue facilmente fazer o delineado/lineart do seu desenho. Inclusive, em alguns programas você tem até a opção de escolher quais pincéis e configurações dos pincéis vai usar na linha.
Além da ferramenta de curvas, você também pode usar a Ferramenta de Linhas (ou formas) para fazer o delineado do seu desenho. E no geral, é uma ferramente que funciona de maneira bem parecida com a de curvas. Isso porque, você consegue ir editando o tamanho e ângulos das formas que está usando.
Ferramentas para Pintura e Finalização.
E na hora de fazer a pintura do seu desenho não é diferente. Ou seja, existem dezenas de ferramentas que você pode utilizar para fazer isso. Indo desde Pincéis para pintura até Ferramentas de Seleção.
E como falei antes, cada programa é de um jeito. E nesse sentido, recomendo que você veja a alguns tutoriais de como usar essas ferramentas e de quais outras ferramentas que o programa dispõe. Assim você não só vai conseguir finalizar seus desenhos no digital, como também vai poder aos poucos ir migrando para o desenho digital. Que diga-se de passagem, tem inúmeras vantagens se comparado ao tradicional.
Então, até o próximo post.
0 Comentários