O esfuminho, apesar de muito usado, é um dos matérias que mais é usado da forma errada. Pensando nisso, no post de hoje vou dar algumas dicas para que você aprenda a usar o esfuminho da forma correta.
Dessa forma, mesmo que você nunca tenha usado um esfuminho na vida, ainda assim, você conseguirá ter um bom resultado nos seus desenhos. E isso, mesmo que sejam desenhos realistas ou hiper-realistas.
Mas, antes que você aprenda a usar o esfuminho da forma correta, é importante explicar o que é um esfuminho e para que ele serve.
O que é um esfuminho?
E o esfuminho, nada mais é do que um papel enrolado, que serve para espalhar e uniformizar o grafite no papel. Deixando assim, um aspecto mais bonito no desenho que está sendo feito.
Além é claro, de ser utilizado para criar alguns efeitos no desenho. Abaixo é possível ver o esfuminho da Derwent, um dos melhores esfuminhos para se usar. Principalmente para quem trabalha com desenhos realistas ou hiper-realistas, confira:
Todavia, é importante explicar que, o uso do esfuminho é apenas para materiais como grafite e carvão (e seus derivados, como lápis carvão, carvão em pó, etc).
Ou seja, ele não deve ser usado para espalhar e uniformizar lápis de cor. Até porque, para lápis de cor já existe um material que faz isso, é o lápis blender. Que inclusive, eu já falei aqui no blog, nesse outro post.
Aprenda a usar o esfuminho da forma correta
E usar o esfuminho, é mais simples do que parece. Isso porque, você só precisa ter o cuidado de não aplicar muita força na hora de esfumar o desenho. De resto, o uso é bem semelhante ao de se usar um lápis ou uma caneta borracha.
A diferença é que, se você passar o esfuminho rápido demais, com muita força ou com “idas e voltas” muito longas, você apenas vai manchar o seu desenho com mais facilidade.
Então, faça movimentos mais curtos e com uma velocidade constante (sem ser rápido demais ou lento demais), com isso, você garante que o grafite ficará mais uniforme na folha.
Abaixo é possível ver a diferença de uma esfera só com grafite, uma mal esfumada e uma bem esfumada. Ou seja, com o esfuminho sendo usado da forma correta:
E aqui entra uma dica: quanto melhor for o esfuminho (como o da Derwent), mais fácil vai ser para esfumar o desenho. Afinal, ele é basicamente um papel enrolado.
Então, quanto mais “áspero e duro” for o papel usado no esfuminho, mais dificuldade você vai ter na hora de usar. No caso do esfuminho da Derwent, é utilizado o papel de arroz. Proporcionando assim, uma maciez incrível para o esfuminho.
Como limpar o esfuminho?
E para que você aprenda a usar o esfuminho da forma correta, você precisa saber que o esfuminho (assim como outros materiais), também deve ser limpo com frequência.
E esse, é um ponto que a maioria erra ao usar o esfuminho. Com isso, o esfuminho começa a acumular muito grafite nas suas pontas.
Fazendo inclusive, com que você acabe “manchando” seu desenho (devido ao excesso de grafite nas pontas). E para evitar que isso aconteça, é realmente muito simples.
A única coisa que você vai precisar é de uma lixa, que pode ser de unha, de “papel” ou uma lixa própria para desenho (usada principalmente para “afinar” a ponta do lápis).
Dessa forma, basta você passar o esfuminho na lixa. E em alguns minutos, seus esfuminhos já vão estar como novos. Além de ser a maneira mais segura de limpar seus esfuminhos.
Porém, não é necessário que você limpe o esfuminho sempre que usar, apenas quando acumular muito grafite nas pontas. Dessa forma, seus esfuminhos vão durar muito mais tempo e seus desenhos vão ficar cada vez mais bem acabados…
Então, até o próximo post!
Leia também:
- 8 livros ESSENCIAIS para Artistas
- Borracha elétrica – Vale a pena comprar?
- Materiais para desenho realista – Veja o que comprar!
0 Comentários