Ao contrário do que muitos pensam, a Tinta Guache não é apenas um material de uso escolar. Mas sim, um material muito versátil e que pode ser utilizado profissionalmente para trabalhos artísticos.
História do Guache
Não se sabe ao certo quando surgiu o “guache”, visto que há registros da técnica há mais de 500 anos na Europa. Inicialmente, “guache”, era o nome dado apenas a técnica de pintura. Onde você tinha uma tinta facilmente solúvel em água (assim como a aquarela e acrílica), opaca e com uma grande capacidade de cobertura. Porém, com o passar dos anos e a fabricação de tintas em nível industrial, o guache passou a ser conhecido também como o nome da tinta.
Seu uso se assemelha muito ao da tinta acrílica, mas ainda sim, possui algumas diferenças entre ela. Como por exemplo:
- Durabilidade;
- Resistência a água;
- Opacidade.
Além desses fatores, um que não acaba fazendo tanta diferença, porém ocorre, é a alteração da cor após a secagem. Mas pode ficar tranquilo, não é uma mudança tão drástica quanto ocorre na aquarela. Um outro ponto importante com relação ao guache, é a sua facilidade de ser utilizada como técnica mista. Seja com a tinta acrílica ou outros materiais (lápis, marcadores, etc).
Tipos de Tinta Guache
Hoje em dia é possível encontrar o “guache” em três tipos diferentes, e são eles:
Poster Colors
Esse é o tipo mais fácil de encontrar, é aquele que vende em qualquer papelaria. E apesar de ser nomeado como “guache”, o poster colors possui muita diferença da tinta profissional. O poster colors surgiu por volta da idade média, com o intuito de “viabilizar” o guache. De modo que pudesse ser utilizado para criar cartazes e posters a um baixo custo de produção. Porém, hoje em dia, seu maior uso é o escolar, não sendo recomendado para uso profissional.
Uma característica muito comum dos poster colors é o preço, que é bem acessível (mesmo os importados). Sendo normalmente encontrado por volta de R$ 5 (caixa com 6 cores).
Tinta Guache
Ao passo que o poster colors é facilmente encontrado e bem acessível com relação ao preço, o guache para uso profissional é totalmente o oposto.
Em resumo, o guache para uso profissional possui as mesmas características do poster colors, com algumas diferenças na composição. O que garante maior durabilidade, melhor consistência e consequentemente, custa bem mais caro. A nacional por exemplo, custa por volta de R$ 40 (caixa com 5 cores).
Marcas
Apesar de não ser tão fácil de encontrar como os poster colors, existem algumas marcas (nacionais e importados) disponíveis no mercado brasileiro:
- TGA (nacional);
- Reves (importado);
- Winsor & Newton (importado);
- Caran d’Ache (importado).
Tinta Guache Acrílico
Como dito anteriormente, guache e acrílico podem ser facilmente utilizados em conjunto (técnica mista), principalmente por serem parecidas. E técnicas mistas de guache com acrílico (e vice-versa) são tão comuns que foi criado o “guache acrílico”, que possui características de ambas as tintas.
Porém, não é uma tinta que você encontrará no Brasil, sendo necessário importá-la. E vale lembrar também que não é um material barato.
Aplicação
Por fim, mas não menos importante, temos as maneiras de aplicação da tinta. Que podem ser feitas usando um pincel, aerógrafo, rolo ou qualquer outra maneira criativa que vier a sua cabeça. Utilizando sempre um tipo de papel ou cartão com gramatura acima de 120g (para não enfolar). Porém, vale lembrar que assim como a tinta acrílica, o guache possui secagem rápida. Então, tome cuidado antes de fazer alguns “efeitos” de pintura, e de preferência teste antes em um papel a parte.
0 Comentários