No post de hoje, quero te mostrar como fazer um degradê com lápis grafite (que também é chamado de lápis graduado). E caso você ainda não conheça, o degradê é uma técnica de pintura utilizada para criar transições. Fazendo com que sua pintura ou sombreado fique muito mais valorizado. Principalmente quando são transições entre graduações ou cores diferentes.
Importante: esse conteúdo também está disponível em vídeo, confira:
Além disso, o degradê é uma técnica que funciona com diferentes materiais artísticos. Ou seja, funciona não só com o lápis graduado. Mas também com lápis de cor, tintas (acrílica, aquarela, guache) e também no desenho digital. Então, vamos ao passo a passo de como fazer degradê com lápis grafite.
Ah, e caso você não entenda muito bem sobre graduações, já tem um post aqui no blog sobre materiais de desenho para iniciantes. Onde eu falo não só sobre o lápis grafite, mas sobre os demais materiais básicos. Beleza?
Materiais Necessários
E para fazer um degradê com lápis grafite, você vai precisar basicamente de:
- Dois Lápis (com graduações diferentes).
- Um Esfuminho (pode ser um material alternativo também)
- Uma folha para desenho.
E caso você não saiba qual papel usar ou quais são os materiais alternativos do esfuminho, já tem dois post’s sobre isso. Um falando sobre o melhor papel para desenho e outro só sobre materiais alternativos. De qualquer forma, pra fazer o degradê, eu vou usar um lápis 6B, um 4B e um 2B. Além de um esfuminho, um pedaço de papel higiênico e uma folha para desenho.
Então, depois de separar os materiais, faça alguns retângulos na folha. Usaremos esses retângulos para praticar o degradê. Lembrando que não precisa ser muito grande. O importante mesmo é que você entenda a técnica de como fazer o degradê. Assim, o tamanho da área em que você for fazer o degradê não fará muita diferença.
Como Fazer Degradê com Lápis Grafite Usando 1 Único Lápis
Feito isso, vamos para a primeira maneira de se fazer um degradê. Que é o degradê com um único lápis grafite. Nesse tipo de degradê, o grande segredo é o controle da pressão ao segurar o lápis. Mas calma que eu vou explicar… Quando seguramos um lápis (seja lápis graduado ou lápis de cor) nós conseguimos criar diferentes pressões dependendo de como estamos segurando o lápis. Ou seja, você consegue ter pressões diferentes segurando o lápis na ponta, no meio e no final.
Sendo que, na ponta é o local onde você vai ter mais pressão e no final do lápis, menor pressão. Em outras palavras, o grafite vai ficar mais “forte” segurando na ponta e mais fraco segurando no final. E, pra fazer esse tipo de degradê, eu recomendo que você use um lápis com graduação mais alta. Assim você consegue criar varias tonalidades usando um único lápis. E para criar o degradê, você pode começar a pintura segurando na ponta do lápis, para ter mais pressão e uma tonalidade mais forte. E depois, terminar segurando no final.
Mas, caso você tenha um controle maior da pressão no lápis, você pode fazer segurando direto na ponta. Beleza? Feito isso, basta usar o esfuminho ou papel higiênico para esfumar o degradê. Isso vai criar uma transição bem mais suave e uniforme.
Degradê Usando 2 Lápis ou Mais.
O segundo tipo de degradê que vamos fazer é o degradê com mais de uma graduação de lápis. E aqui a coisa começa a ficar um pouco mais difícil. E eu falo isso porque quando você está fazendo um degradê com duas ou mais graduações, você precisa ter em mente que está criando uma transição entre diferentes tonalidades. Então, na hora que você for esfumar, essas transições precisam ficar o mais suave e uniforme possível. Mas calma, que não é nada de outro mundo também.
E pra fazer esse degradê, vou começar com o lápis 6B e ir diminuindo as graduações até chegar no 2B. E lembra que eu falei que precisa ficar uma transição suave e uniforme? Então… É aqui que entra o pulo do gato. Ou seja, pra você criar essa mescla, basta ir diminuindo a pressão conforme for chegando perto da próxima tonalidade. Assim, você já consegue criar uma tonalidade parecida, mas ainda usando o lápis de maior graduação. E depois, é só ir passando o esfuminho até a transição ficar bem uniforme.
Dicas Extras
Por fim, vale dizer que existem outros materiais além do esfuminho que você pode utilizar para melhorar o seu degradê. Um deles é o pincel, que ajuda muito a fixar o grafite no papel. Deixando assim menos pontos brancos e também um degradê mais uniforme.
Outro ponto importante é que você não precisa de materiais caros para fazer um desenho incrível. Isso porque, mesmo com lápis mais baratos (como os da Faber Castell) você já consegue atingir um resultado muito satisfatório. Então, deixe para comprar materiais mais caros a medida que seu nível de habilidade for aumentando. Assim, você vai ter um aproveitamento muito melhor dos seus materiais. Beleza?
Então, até a próxima.
2 Comentários
Olá, gostei muito da dica.
Obrigado por compartilhar.
Um Abraço cheio de Paz e Bem!
Olá amigo, eu que agradeço 🙂