Apesar de muito negligenciado, o monitor é um dos equipamentos mais importantes para um designer ou editor. Pensando nisso, neste post vou te mostrar os 5 melhores monitores para design e edição.
E assim como no post sobre SSDs, os monitores que vou falar aqui podem ser utilizados por todos os profissionais que trabalham com design, edição e ilustração. E claro, dependem de cores com o máximo de fidelidade possível em seus trabalhos ou projetos.
Uma vez que, uma alteração na cor pode fazer com que você tenha que refazer todo o projeto. Ainda mais quando essa diferença se torna perceptível para o cliente ou usuário final.
Mas afinal, existe monitor certo para design e edição?
E ao contrário do que muitos imaginam, monitor não é “tudo igual”. Até porque, existem monitores que são feitos para aplicações específicas, como é o caso dos monitores gamers (feitos exclusivamente para jogos).
E que entre outras coisas, precisam ter uma maior taxa de quadros por segundo (compatível com a taxa de quadros que a placa de video consegue entregar).
Nesse sentido, a maioria dos monitores operam com uma taxa de 60hz (Hz é a abreviação para Hertz). Onde, em 1 único segundo são exibidos 60 quadros.
Porém, para jogos em geral, quando maior for a taxa de quadros que o monitor consegue mostrar, melhor. Não atoa, existem diversos monitores hoje disponíveis no mercado com taxas de quadros por segundo muito superiores ao padrão de 60hz, como 75hz, 144hz, 240hz e até mesmo, 500hz.
Abaixo é possível ver a diferença que a taxa de quadros pode fazer em um Monitor Gamer:
Sem contar que, quando falamos de monitores gamers, existem várias outras tecnologias que funcionam em conjunto com a placa de video, para assim, entregar uma melhor experiencia em jogos…
E quando falamos de monitores para design e ilustração, a lógica é a mesma.
Monitores para Design, edição e ilustração.
Mas no caso dos monitores para design, edição ou ilustração, a taxa de quadros por segundo não tem tanta importância assim (com exceção de algumas aplicações bem especificas).
Afinal, o que mais importa em um monitor para design, edição ou ilustração, é a gama de cores. Ou seja, a quantidade de cores que o monitor consegue mostrar.
E existem diferentes sistemas de cores, como é o caso do sRGB e o Adobe RGB. Abaixo é possível ver as faixas de cores que cada sistema de cores consegue “mostrar”:
E da mesma forma como acontece com os monitores gamers, quanto maior for a quantidade de cores que um monitor consegue mostrar, melhor.
Nesse sentido, a maioria dos monitores possuem uma gama de 65 a 90% do sRGB. O que na prática, significa que, eles conseguem mostrar de 65 a 90% da gama de cores sRGB.
Contudo, para trabalhos com ilustração, design ou edição, essa gama pode ser muito baixa. E claro, resultar em cores muito diferentes em um monitor com maior gama de cores. Dessa forma, quando mais próximo de 100% for a gama de cores de um monitor, mais cores você vai conseguir enxergar nele.
Como escolher o monitor ideal
E antes de mostrar os 5 melhores monitores para design e edição, é importante que você fique atento a alguns detalhes, como a diferença entre as gamas de cores sRGB e Adobe RGB. Que na prática, pode ser sumida como:
- Gama sRGB: voltada principalmente para aplicações Web em geral (blogs, sites, redes sociais, portfólios, etc);
- Gama Adobe RGB: voltada principalmente para impressões de alta qualidade (belas artes, exposições fotográficas, revistas, etc).
Todavia, é muito comum encontrarmos monitores que possuem ambos os perfis, porém, com valores diferentes, como: 95% Adobe RGB e 100% sRGB ou 99% Adobe RGB e 100% sRGB. Além é claro, de monitores com apenas um perfil, com apenas sRGB ou Adobe RGB.
Outro detalhe que você deve levar em conta na hora de escolher o monitor ideal, é a construção do monitor em si (acabamento, formato, suporte, etc).
Até porque, pode ser que você não se adapte a um determinado tipo de monitor, mas se adapte com outro tipo (como é o caso dos monitores UltraWide).
Todavia, vamos aos 5 melhores monitores para design e edição:
Os 5 Melhores monitores para design e edição.
Antes de falar de cada monitor em si, é importante dizer que essa lista leva em conta o custo-benefício de cada monitor. Ou seja, o melhor que cada monitor pode oferecer pela faixa de preço que ele se encontra.
Uma vez que, é muito fácil escolher um monitor de mais R$ 10 mil, cheio de recursos e tecnologias, mas que poucas pessoas vão precisar utilizar ou mesmo, comprar.
Dessa forma, todos os monitores dessa lista são indicados, especificamente, para quem busca se profissionalizar e precisa de um monitor de melhor qualidade. Então, vamos de fato aos monitores:
Dell S2421HN
Começando então pelo monitor Dell S2421HN de 24 polegadas. Um monitor com um dos melhores custo-benefício dessa lista.
Uma vez que ele conta com 99% da gama sRGB, tela com tecnologia IPS (que permite um maior ângulo de visão) e ComfortView (reduz as emissões nocivas de luz azul). Além, é claro, ser um monitor com um excelente acabamento.
Especificações:
- Tela: 23.8″.
- Tipo de tela: IPS;
- Dimensões: 53.78 cm x 41.28 cm.
- Brilho: 250 cd/m².
- Contraste: 1.000:1.
- Gama de cores: 99% sRGB.
- Resolução: resolução Full HD (1920×1080).
- Conexão: HDMI (2 entradas) e DisplayPort.
Dell P2222H
Dando continuidade em nossa lista de monitores, temos o monitor Dell P2222H. Que é sem dúvida, o melhor monitor custo-benefício dessa lista.
Isso porque ele possui 99% da gama sRGB, tela com tecnologia IPS e ComfortView Plus. Permitindo assim, que você trabalhe por longos períodos sem sentir o cansaço visual causado pelas emissões de luz azul.
Além disso, o monitor possui a maior abrangência em termos de conectividade, com conexões HDMI, DisplayPort, VGA e USB 3.2 Gen 1 (4 entradas tipo A e 1 entrada tipo B). Sem contar o design elegante, com bordas ultrafinas.
E sendo um monitor com proporção 16:9, é mais indicado para designers e ilustradores. Mas claro, nada impede que você utilize o monitor Dell P2222H para edição. Porém, para edição, um monitor de 21:9 (UltraWide) é o mais indicado.
Especificações:
- Tela: 21.5″.
- Tipo de tela: IPS.
- Dimensões: 48.73 cm x 48.19 cm.
- Brilho: 250 cd/m².
- Contraste: 1.000:1.
- Gama de cores: 99% sRGB.
- Resolução: resolução Full HD (1920×1080).
- Conexão: HDMI, DisplayPort, VGA, USB 3.2 Gen 1 (4 entradas tipo A e 1 entrada tipo B).
LG UltraWide 34WP550
Indo agora para um monitor mais voltado para edição, temos o LG UltraWide 34WP550. Que, por ser um monitor UltraWide, contribui para uma melhor visualização da timeline durante o processo de edição (independente do software utilizado).
Além disso, o monitor LG UltraWide 34WP550 conta com 95% da gama sRGB, tela com tecnologia IPS, HDR10 (deixando as imagens com maior qualidade em situações mais brilhantes ou de maior contraste) e tratamento antirreflexo.
Um ponto negativo desse monitor, é o fato de possuir apenas conexões HDMI (duas entradas). Fora isso, é um monitor excelente para trabalhar com design e principalmente, edição.
Especificações:
- Tela: 34″.
- Tipo de tela: IPS.
- Dimensões: 81,6 cm x 36,4 cm.
- Brilho: 250 cd/m².
- Contraste: 1.000:1.
- Gama de cores: 95% sRGB.
- Resolução: resolução Full HD (2560×1080).
- Conexão: HDMI (2 entradas).
Dell UltraSharp Tela Infinita U2722D
Indo para os monitores top de linha da nossa lista de melhores monitores para design e edição, temos o Dell UltraSharp Tela Infinita U2722D.
Que conta com uma maior resolução (Quad HD), 100% da gama Rec. 709 e 95% da gama DCI-P3, tela com tecnologia IPS e ComfortView Plus. Garantindo assim, maior fidelidade de cores e conforto visual para períodos prolongados de trabalho.
E assim como o monitor Dell P2222H, conta com uma maior abrangência em termos de conectividade, com conexões HDMI, DisplayPort e USB 3.2 Gen 2 (2 entradas tipo A e 2 entradas tipo C).
Além de um design muito elegante e com o InfinityEdge, praticamente sem bordas. Permitindo assim que você consiga trabalhar com uma tela nítida de uma ponta até a outra.
Especificações:
- Tela: 27″.
- Tipo de tela: IPS.
- Dimensões: 61.13 cm x 38.51 cm.
- Brilho: 350 cd/m².
- Contraste: 1.000:1.
- Gama de cores: 100% Rec. 709, 95% DCI-P3.
- Resolução: resolução Quad HD (2560×1440).
- Conexão: HDMI, DisplayPort, USB 3.2 Gen 2 (2 entradas tipo A e 2 entradas tipo C).
BenQ PD2700Q
E para fechar com chave de ouro, temos o último monitor da nossa lista dos 5 melhores monitores para design e edição, o BenQ PD2700Q. Sendo um dos principais concorrentes do Dell UltraSharp Tela Infinita U2722D.
Contudo, o BenQ PD2700Q possui algumas tecnologias a mais se comparado ao Dell UltraSharp Tela Infinita U2722D. Como o modo câmara escura, que permite que você consiga ajustar o brilho e o contraste para trabalhos em ambientes escuros.
Outra tecnologia muito interessante do BenQ PD2700Q é o DualView nativo, que permite que você consiga exibir dois modos lado a lado, para um fluxo de trabalho e produtividade melhorada.
Assim como o ComfortView Plus da Dell, o BenQ PD2700Q conta com a tecnologia aprimorada “eye care”, que reduz drasticamente a fadiga ocular e garante maior conforto ao utilizador após um longo período de uso.
E isso, sem falar na tela de maior resolução (Quad HD), com 100% da gama de cores Rec. 709 e sRGB e ampla opção de conectividade, com HDMI, DisplayPort, Mini DisplayPort, USB 2.0 (2 entradas tipo A).
Os únicos pontos que deixam a desejar nesse monitor, são as bordas um pouco maiores que o modelo da Dell e a conexão USB 2.0, que já está bem obsoleta. Fora isso, é um monitor excepcional para design e edição.
Especificações:
- Tela: 27″.
- Tipo de tela: IPS.
- Dimensões: 64.1 cm x 41.7 cm.
- Brilho: 350 cd/m².
- Contraste: 1.000:1.
- Gama de cores: 100% Rec. 709 e sRGB.
- Resolução: resolução Quad HD (2560×1440).
- Conexão: HDMI, DisplayPort, Mini DisplayPort, USB 2.0 (2 entradas tipo A).
Conclusão
Por fim, mas não menos importante, vale destacar os dois monitores com melhor custo-benefício para design e edição:
Monitor | Uso | Onde comprar |
Design e ilustração |
||
Edição |
Bom, essa foi a lista dos 5 melhores monitores para design e edição. Espero que eu tenha te ajudado a escolher o monitor ideal!
Então, até o próximo post!
Leia também:
2 Comentários
Poderia por favor indicar um que desse para fazer os dois tanto trabalhar com edição de personalizados como usar para jogo, pois estou montando um pc para essas duas funções.
Olá Tatiana, tudo bem?
O LG UltraWide 34WP550 é uma excelente opção!