Uma das dúvidas mais comuns de quem está iniciando no mundo artístico, é justamente qual material usar. E isso não é diferente com quem está começando no lettering. Pensando nisso, neste post eu vou te mostrar qual o melhor papel para lettering e o que você deve levar em conta na hora de escolher.
Mas, antes de mais nada, é importante explicar o que é lettering. Afinal, muitos iniciantes ainda não entendem de fato o que é lettering.
O que é lettering?
E de forma resumida, lettering é a arte de criar letras. Ou seja, é você ter a liberdade de se expressar e criar letras da maneira como você quiser.
Diferentemente da caligrafia, onde você precisa necessariamente, seguir regras e padrões já definidos para cada tipo e estilo de letra.
Nesse sentido, no lettering você pode criar, adaptar ou personalizar letras de acordo com a sua necessidade. Fazendo assim, com que cada trabalho seja único.
Por conta disso, o lettering é muito utilizado por designers, principalmente na criação de logos e campanhas publicitárias. Sendo utilizado também em ilustrações, pinturas, paredes, painéis, placas e produtos personalizáveis em geral (canecas, camisas, etc).
Não vou me aprofundar tanto em lettering aqui, afinal, o foco do post é sobre qual o melhor papel para lettering. Todavia, se você quiser conhecer mais e aprender lettering, recomendo muito o livro “Desenhando letras: Um guia prático para dominar a arte de escrever à mão”, da Juliana Moore.
Qual o melhor papel para lettering?
E a resposta simples e direta é: aquele que você se adapta melhor. Isso porque, quando falamos de papel existem alguns fatores que você levar em conta, como: gramatura, textura, cor (branco, kraft, colorido, etc), material que será usado no papel e claro, a sua preferência pessoal.
Em outras palavras, pode ser que o melhor papel para mim não seja necessariamente, o melhor papel para você. E isso é algo que você só descobre testando diferentes tipos/marcas de papel.
Todavia, para escolher os melhores papéis para você — isto é, aqueles que você melhor se adapta — é importante analisar cada um dos fatores mencionados anteriormente. Abaixo explico melhor sobre cada um:
Gramatura
Começando então pela gramatura. Que nada mais é do que o peso do papel (em g/m²). E quanto maior a gramatura do papel, mais grosso e resistente ele é. Da mesma forma, quanto menor a gramatura, mais leve e frágil ele é.
Para lettering especificamente, o ideal é que seja usado um papel de, no mínimo, 180 g/m². Uma vez que, a maioria das técnicas e materiais utilizados exigem um papel mais grosso e resistente. Como é o caso do uso de marcadores e tintas.
Contudo, se você for usar especificamente lápis de cor e lápis graduado (lápis grafite), use um papel de, no mínimo, 150 g/m². Menos que isso, você pode acabar se frustrando com o resultado.
Textura
Com relação a textura, existem basicamente dois tipos de textura: lisa e porosa. Mas, esse é o tipo de escolha que é bem pessoal. Afinal, algumas pessoas prefere utilizar papéis lisos e outras preferem papéis porosos.
De qualquer forma, é possível alcançar um mesmo resultado em ambos os papéis. Então, recomendo que, se possível, teste ambos e veja qual você se adapta melhor.
Cor
E assim como a textura, a escolha da cor do papel é algo muito pessoal e que pode variar de trabalho para trabalho. Uma vez que existem papéis de, literalmente, todas as cores e tipos. Sendo o papel branco o mais utilizado. Mas, existe ainda o papel preto, os coloridos e os papéis do tipo kraft.
Tamanho do papel
Outro fator importante que você deve levar em conta na hora de escolher qual é o melhor papel para lettering, é o tamanho do papel. Nesse sentido, o tamanho mais usado para desenhos, ilustrações e letterring é o A4, mas existem diversos outros tamanhos de papéis, como:
- A0 (841 mm × 1189 mm);
- A1 (594 mm × 841 mm);
- A2 (420 mm × 594 mm);
- A3 (297 mm × 420 mm);
- A4 (210 mm × 297 mm);
- A5 (148 mm × 210 mm);
- A6 (105 mm × 148 mm).
Material que será usado
E o último fator que você deve levar em conta é: o material que será usado no papel. Nesse sentido, existem papéis que são mais indicados para determinados materiais do que outros. Como é o caso dos papéis para marcadores e tintas em geral.
Então, é importante que você veja se o papel suporta o material que você irá utilizar. Ainda assim, como o foco do post é sobre qual o melhor papel para lettering, vou deixar abaixo alguns papéis que eu recomendo:
Papéis recomendados para lettering
Canson Marker Lettering
- Gramatura: 180 g/m²;
- Textura: liso;
- Tamanho: A4;
- Cor: branco;
- Indicado para: marcadores, brush pen e demais materiais.
Canson Multi-Técnicas Lettering
- Gramatura: 200 g/m²;
- Textura: levemente poroso;
- Tamanho: A4;
- Cor: branco;
- Indicado para: marcadores, brush pen, tintas (aquarela, guache, etc), e demais materiais.
Cis Graf
- Gramatura: 180 g/m²;
- Textura: liso;
- Tamanho: A4;
- Cor: preto;
- Indicado para: marcadores, lápis, giz pastel e demais materiais.
Bom, agora você já sabe qual o melhor papel para lettering — e como escolher o papel ideal para você. Espero ter ajudado.
Então, até o próximo post!
Leia também:
- Prancheta para desenho – Vale a pena comprar uma?
- Marcadores SuperSoft – Melhor custo-benefício para Lettering
- Os dois MELHORES investimentos para Artistas
0 Comentários