Um dos fundamentos mais extensos do desenho é a cor. E não é atoa. Afinal, a cor é um dos elementos mais importantes do nosso dia a dia. E não apenas como artista, mas também como pessoa. Até porque, uma simples combinação de cores tem a incrível capacidade de mudar o nosso dia. Seja para melhor ou para pior. Sem contar ainda que, esse é apenas um dos campos de estudo da cor. E nesse sentido, o post de hoje está ligado diretamente ao estudo das cores. Sendo mais especifico, as propriedades da cor.
As Propriedades da Cor
E de modo geral, a cor possui três propriedades básicas, que são:
Matiz: também chamado de tom (ou tonalidade), é a propriedade mais simples de explicar. Até porque, é a cor por si só. Em outras palavras, é o azul, o verde, o amarelo, o roxo e por ai vai.
Luminosidade: também chamado de valor (ou valor tonal), é a “claridade” da cor por assim dizer. E nesse sentido, uma cor pode ser mais clara ou escura que outra.
Como é o caso do amarelo, que é mais “claro” que o laranja. Além disso, uma cor pode ser mais clara que outra de mesmo tom. Um belo exemplo disso é a diferença na “claridade” entre o azul escuro e o azul claro.
Saturação: também chamado de intensidade, nada mais é do que a “pureza” da cor. Ou seja, quanto mais pura a cor, mais “forte” ela é. Da mesma forma, quanto “menos pura”, mais cinza ela se torna.
E entender cada uma das propriedades da cor é algo essencial para artistas. E isso, vale para literalmente TODOS os artistas, independente se é desenhista, pintor ou tatuador. Inclusive para você, que só desenha em preto e branco. Afinal, mesmo no desenho em preto e branco você trabalha com os valores tonais.
Aliás, é muito comum ver artistas que ficam por anos no preto e branco, pra só depois ir para o colorido. E isso pode ser visto nos mais variados estilos de desenhos (realismo, mangá, etc), técnicas (grayscale) e materiais artísticos.
A Importância dos Valores Tonais
E nesse sentido, trabalhar com os valores tonais é uma das melhores maneiras de se aprender sobre desenho. Isso porque, quando você trabalha apenas com valores (sem matiz) você melhora sua compreensão sobre os fundamentos do desenho. Principalmente quando falamos de luz e sombra, profundidade e volume. Além de ser um grande aliado de quem está iniciando no desenho digital ou trabalhando com tintas (acrílica, guache, etc)…
0 Comentários