Pintura em Tela com Textura

Quando falamos em pintura (de um modo geral) estamos falando de um mundo de possibilidades. Onde temos, variados tipos de tintas, infinitas combinações de cores e resultados. E nesse sentido, uma das possibilidades que temos é a pintura com textura. Que apesar de ter múltiplas aplicações, focarei apenas na pintura em tela com textura. Ainda mais que, essa é uma técnica que pode facilmente ser adaptada para outras superfícies.

Pintura em Tela com Textura

Antes de mais nada, vale destacar que existem inúmeras formas para “criar” texturas em telas. Portanto, esse é apenas um de vários exemplo de como você pode criar texturas. Além disso, você ainda pode escolher adaptar a tinta caseira (que ensinei a fazer em outro post) ou utilizar a mistura que faremos a seguir para criar texturas em tela. Sendo mais uma questão de praticidade e disponibilidade dos matérias do que qualquer outra coisa, já que o resultado é o mesmo. Todavia, vamos ao passo a passo.

E o primeiro passo para criar uma pintura em tela com textura, é justamente fazer a “massa” que compõem a textura. Ou seja, precisamos fazer uma “massa”, que ao secar deixará uma textura na tela. Criando assim uma “base” para a pintura que virá em seguida. E para preparar essa massa, utilizaremos os seguintes materiais:

  1. Cola (5%)
  2. Talco (25%)
  3. Gesso (40%)
  4. Medium Acrílico (10%)
  5. Tinta Acrílica Branca (20%)

Modo de Preparo e Aplicação

O próximo passo é misturar esses materiais e criar a massa que utilizaremos. Então, misture primeiro os materiais secos (talco e o gesso) e vá adicionando os demais em seguida. É muito importante ir mexendo conforme adiciona os materiais, assim você evita que a mistura endureça. O ponto ideal da mistura é quando ela estiver parecida com cimento. Contudo, não é necessário que chegue nesse ponto para você conseguir bons resultados. Bastando apenas que a mistura tenha uma consistência mais pastosa. Mas sem que fique muito liquida, se não você terá dificuldade para criar as texturas na tela.

Com a mistura pronta, basta aplicar diretamente na tela com auxilio de uma espatula (ou algo similar) e ir criando assim as texturas desejadas. Feito isso, basta deixar secar e pronto. O tempo de secagem costuma variar de acordo com os materiais, mas fica em torno de 45 min. Todavia, faça um teste antes e caso necessário, deixe secando por mais tempo. Como resultado você terá uma tela texturizada pronta para ser pintada.

Por fim, mas não menos importante, vale lembrar que você também pode adaptar a receita de tinta caseira para criar texturas. Já que, a tinta caseira é a base de cola e água. Assim, basta adicionar apenas mais dois materiais, o talco e o gesso (parecendo até uma chalk paint). Na seguinte proporção:

  1. Talco (25%)
  2. Gesso (75%)

Mas atenção, essa é apenas a proporção dos materiais. Então, para chegar no ponto ideal da mistura, vá adicionando aos poucos o gesso e o talco na tinta caseira. E sempre nessa proporção de 75% de gesso para 25% de talco, até chegar em uma consistência parecida com cimento. E está pronto.

Então, até a próxima!

Tags:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *