Perspectiva Atmosférica, também conhecida como perspectiva aérea (ou tonal) é um dos vários métodos para a obtenção de profundidade em um desenho ou pintura. Assim como a perspectiva central (com pontos de fuga) e luz e sombra. Desse modo, no post de hoje, quero compartilhar com você o que é a perspectiva atmosférica e como utilizá-la em seus desenhos e pinturas.
Mas afinal, o que é perspectiva atmosférica?
Perspectiva atmosférica é uma técnica utilizada para criar profundidade em desenhos e pinturas, através da variação de cor e luz. Fazendo assim, com que os objetos pareçam mais esbatidos, nebulosos e menos detalhados a medida que se distanciam. Esse efeito ocorre devido a luz que é refletida dos objetos. Que ao viajar pelo espaço acaba sofrendo alterações, ficando assim mais “fria” e pouco saturada devido a ação da atmosfera.
Todavia, vale destacar que essa é a explicação “simples” de como funciona a perspectiva atmosférica. Visto que, existem livros e mais livros (gigantescos) sobre os aspectos físicos e científicos da luz. Bem como suas infinitas aplicações nos mais diversos campos de estudo. Assim, foco apenas nos conceitos que podemos aplicar em nossos trabalhos artísticos. Isto é, conceitos como luz e sombra, teoria das cores e a perspectiva propriamente dita.
Como utilizá-la?
A aplicação prática da perspectiva atmosférica é relativamente simples e pode ser feita de algumas maneiras. A primeira delas é com relação a temperatura da cor, onde altera-se a temperatura da cor para criar o efeito de profundidade. Assim, são utilizadas cores mais quentes em objetos próximos, enquanto em objetos mais distantes são utilizadas cores mais frias. Além disso, conforme os objetos encontram-se distantes, suas cores são representadas com menos saturação, chegando até a se igualar com a cor de fundo.
Outra forma de aplicar a perspectiva atmosférica é através da relação tonal. Onde, são utilizadas as variações da escala tonal associadas a luz e sombra para criar o efeito de profundidade. Como resultado, objetos mais distantes são mais claros e menos definidos, enquanto os mais próximos são mais escuros e definidos.
Abaixo é possível observar alguns exemplos de desenhos que utilizam a perspectiva para criar esse efeito de profundidade:
Conclusão
Por fim, mas não menos importante, vale destacar o fato de que a perspectiva atmosférica é uma das técnicas mais importantes para criar paisagens e ambientações em geral. Possibilitando assim a criação de desenhos e pinturas mais completas e realistas. Mas claro, desde que todos os elementos (proporções, cores, luz e sombra, etc) sejam trabalhados de maneira correta.
Então, até a próxima!
0 Comentários