Para muitos desenhistas iniciantes, o desenho em perspectiva parece mais um bicho de sete cabeças do que qualquer outra coisa. Ainda assim, desenhar em perspectiva é relativamente simples. E no post de hoje, vou te mostrar como fazer um desenho em perspectiva com um ponto de fuga.
Mas antes de mais nada, é importante explicar o que é um desenho em perspectiva com um ponto de fuga.
O que é o desenho em perspectiva com um ponto de fuga?
E de forma resumida, o desenho em perspectiva é uma forma de representar objetos tridimensionais em uma superfície bidimensional.
Que no caso, pode ser o papel, um programa de desenho digital ou qualquer outro meio utilizado para desenhar. E nesse sentido, existem diversas técnicas para desenhar em perspectiva, como:
Cônica (também chamada de perspectiva central);
E claro, existem outras técnicas de perspectiva além dessas, como a perspectiva atmosférica. Que é muito utilizada em desenhos e pinturas de paisagens em geral.
Porém, neste post vou focar apenas na perspectiva cônica (com um ponto de fuga). Que é muito utilizada na arquitetura, design de interiores e no desenho de cenários em geral.
Mas atenção: apesar de possibilitar que você desenhe praticamente qualquer objeto ou cenário, o desenho em perspectiva com um ponto de fuga possui suas limitações.
E é justamente por isso que existe o desenho em perspectiva com dois, três, quadro ou mais pontos de fuga. Em outras palavras, cada um te possibilita que você consiga representar os objetos em um ângulo específico.
Agora que já vimos essa parte mais teórica, vamos ao passo a passo de como fazer um desenho em perspectiva com um ponto:
Desenho em perspectiva com um ponto de fuga (passo a passo)
E o primeiro passo para fazer um desenho em perspectiva com um ponto de fuga, é justamente escolher o objeto, cenário ou ambiente que será desenhado.
Para este tutorial em específico, vou usar como exemplo o desenho de uma mesa em perspectiva. Uma vez que é um objeto relativamente simples de ser desenhado.
Então, após escolher o que será desenhado, é hora de fazer a linha do horizonte e o ponto de fuga.
Importante: caso você fique um pouco confuso com alguns termos, recomendo que veja o vídeo abaixo:
Isso porque, nele eu explico de forma mais detalhada o que é ponto de fuga, linha do horizonte, e alguns outros aspectos do desenho em perspectiva.
E dando continuidade ao tutorial, após fazer a linha do horizonte e o ponto de fuga, é hora de começar a desenhar o “objeto”. E nesse sentido, é importante que você saiba a maneira como você quer representar o objeto.
Para exemplificar, vou desenhar o objeto abaixo da linha do horizonte e à esquerda do ponto de fuga. O que permite que a mesa seja vista “de cima” e também “de lado”.
Uma dica: o desenho em perspectiva com um ponto de fuga permite que você comece por uma forma geométrica plana. Facilitando assim a construção do objeto que será desenhado.
Em seguida, vamos começar a dar o formato ao objeto.
Para facilitar a visualização, recomendo que apague as linhas que não serão utilizadas, assim como na imagem:
Com essa imagem mais “simplificada” da mesa, podemos começar a traçar as linhas de fuga. Para facilitar a visualização, marquei de vermelho os pontos que usaremos para traçar as linhas de fuga.
Agora, basta traçar as linhas de fuga:
Limpando o Desenho
Em seguida, passe uma limpa tipos sobre as linhas de fuga. Se você estiver desenhando no digital, basta diminuir a opacidade da camada que tem as linhas de fuga. Assim você conseguirá enxergar o que está desenhando com mais facilidade.
Feito isso, defina o comprimento da mesa, assim como na imagem abaixo:
Em seguida, faça os detalhes da lateral e as “pernas” da mesa.
Agora, apague as linhas de fuga, a linha do horizonte e o ponto de fuga. E claro, todas as outras linhas “desnecessárias”.
E pronto, você acabou de fazer um desenho em perspectiva com um ponto de fuga. Simples não é mesmo?
Então até o próximo post!
Leia também:
- Como desenhar uma Cadeira em Perspectiva (passo a passo);
- Como Desenhar uma Sala em Perspectiva – Passo a Passo;
- Os 7 fundamentos do desenho;
0 Comentários