Muito provavelmente você já usou alguma tinta em seus desenhos e pinturas. Como por exemplo, a tinta acrílica, a tinta guache e a tinta aquarela. E de uma coisa você pode ter certeza, nenhuma delas é tão fácil e versátil de ser usada como a tinta nankin. Então, no post de hoje, eu quero te mostrar como usar a tinta nankin na prática em seus desenhos.
Mas antes de mais nada, é preciso entender o que é a tinta nankin. A tinta nankin (nanquim ou mesmo tinta chinesa) é uma tinta de coloração preta e que foi desenvolvida na china a mais de 2 mil anos. E nesse período sua composição variou muito. Chegando a ser fabricada com metais pesados e até “tinta de polvo”.
E devido ao uso de metais pesados em sua composição, muitos artistas morreram de intoxicação por conta do uso prolongado. Mas calma, pode ficar tranquilo quanto a isso. Até porque, atualmente as tintas nankin são fabricadas com materiais de baixíssima ou nenhuma toxidade. Sendo na maioria das vezes, preparada com um dos produtos mais usados no mundo, o negro de fumo (pó de sapato). E que, entre outras coisas é utilizado para fabricação de:
- Tintas pretas em geral;
- Cartuchos para impressoras;
- Graxa para sapatos (por isso o nome “pó de sapato”);
- Pneus (Para dar a coloração preta e para aumentar sua durabilidade);
Usos do Nankin.
E desde a sua criação, a tinta nankin foi utilizada para diversas coisas. Entre elas, vale destacar o uso na escrita, pintura e desenho. Que entre outras coisas, fez com que ficasse tão popular. Utilizada mundialmente, principalmente para pintura e desenho.
Por ser um material tão versátil, é possível criar desenhos e pinturas complexas usando apenas nankin. Isso porque é possível diluir a tinta em água e usar como se fosse uma aquarela. Criando assim, degrades, pontos de luz e sombra, e áreas chapadas com apenas um nankin. Mas, ainda sim os seus usos principais no desenho são para fazer a line art e arte final.
Outra coisa que contribui muito para que o nankin seja tão versátil, é sua disponibilidade. Ou seja, é possível encontrar o nankin em diferentes “formatos”. Muito semelhante ao que acontece com a tinta aquarela. Sendo uma das única diferenças que o nankin é encontrado também no formato de “canetas”.
Como Usar a Tinta Nankin na Prática em Seus Desenhos
Então, agora que já falamos um pouco sobre o que é o nankin e seus usos. Vou te mostrar como usar a tinta nankin na prática. E como é um conteúdo mais prático do que teórico, vou deixar aqui abaixo um vídeo mostrando como usar a tinta nankin na prática. Além, é claro, de dar algumas dicas sobre a aplicação no desenho e principalmente, a conservação dos pincéis. Confira o vídeo completo:
0 Comentários