Quando falamos em desenhar em perspectiva, existe uma infinidade de desenhos que podem ser feitos. Principalmente quando falamos dos mais “simples”, que utilizam um ou dois pontos de fuga. Portanto, no post de hoje, quero te mostrar como desenhar uma sala em perspectiva passo a passo.
Importante: esse conteúdo também está disponível em vídeo, confira:
Antes de mais nada, para conseguir desenhar uma sala em perspectiva, é necessário que você entenda os conceitos básicos de perspectiva utilizando 1 ponto de fuga. E só então, dê continuidade neste passo a passo. Caso contrário, você sentirá um pouco de dificuldade para entender a “lógica” por trás desse desenho. Do mesmo modo, vale destacar alguns pontos:
Então, apesar de ser um passo a passo para desenhar uma sala em perspectiva, o mesmo pode ser adaptado para representar outros tipos de ambientes. Tais como, uma cozinha, quarto, banheiro, escritório e assim por diante. Tudo depende do tipo de ambiente que você precisa desenhar. Portanto, vamos ao passo a passo.
Desenhar uma sala em Perspectiva – Passo a Passo
Primeiramente, defina a linha do horizonte e o ponto de fuga.
Em seguida, desenhe um quadrado, de modo que fique bem enquadrado com o ponto de fuga. Esse quadrado será a parede de fundo do ambiente que estamos desenhando.
Feito isso, desenhe duas linhas transversais de tal forma que estejam alinhadas com os cantos do quadrado. Da mesma forma como na imagem abaixo.
Logo após, apague as linhas internas do quadrado. Assim, fica mais fácil de visualizar o ambiente que está sendo desenhado.
Pela imagem anterior já é possível visualizar uma sala tridimensional, porém sem elementos definidos. Então, vamos desenhar uma luminária e um balcão (pode ser adaptado para uma mesa de escritório). Para isso, faça dois retângulo, um na parte superior e o segundo retângulo na parte inferior direita.
Em seguida, trace as linhas guias em ambos os retângulos. E a partir das linhas guias, defina o comprimento de ambos.
A partir desse ponto, já é possível identificar melhor o ambiente que foi desenhado, assim como os elementos que estão presentes. Mas, para trazer um pouco mais de detalhes para o mesmo, vamos adicionar mais alguns elementos. Nesse caso, um quadro e uma porta. Mas poderia ser qualquer outro elemento, como uma janela, cama, mesa, TV, etc.
E para fazer o quadro, basta traçar as linhas de fuga em uma das paredes. Vale lembrar que, quando maior for a distância entre elas, maior será o quadro.
Agora é só apagar as linhas de fuga, adicionar a porta ao fundo ou na parede lateral e pronto.
Conclusão
Por fim, mas não menos importante, vale lembrar que esse é apenas um exemplo do que é possível fazer utilizando 1 ponto de fuga. E como já mencionei em outro post, existe uma infinidade de desenhos que podem ser feitos com apenas 1 ponto de fuga. Contudo, dependendo do desenho que você queira fazer, 1 ponto de fuga não será suficiente. Sendo necessário utilizar 2 pontos de fuga ou até mesmo 3 pontos de fuga. Mas isso fica para outro dia. Afinal, perspectiva um conteúdo bem extenso.
1 Comentário
Gosto de desenhar perspectivas com o uso do esquadro e régua, mas em nenhum lugar, que tenha visto ou mencionado sobre o ponto de fuga, fica muito mais fácil o entendimento, e a didática do passo a passo, é bastante esclarecedor, muito bom, gostei.