Como desenhar em perspectiva isométrica

Existem várias formas de representar perspectiva em um desenho. Sendo a perspectiva isométrica uma dessas formas. Pensando nisso, no post de hoje eu quero te mostrar como desenhar em perspectiva isométrica passo a passo. Então, vamos lá…

O que é Perspectiva Isométrica?

A perspectiva no desenho desenho, nada mais é do que uma forma de representar objetos tridimensionais em uma superfície bidimensional, o papel. E nesse sentido, cada forma de perspectiva mostra o objeto de um jeito diferente.

Fazendo assim, com que você consiga vê-lo em diferentes ângulos, de acordo com a sua necessidade. No caso da perceptiva isométrica, o objeto é visto com as mesmas proporções.

Inclusive, é daí que vem o nome perspectiva “isométrica”. Ou seja, “mesma medida”. E isso só é possível pois todos os eixos espaciais do objeto são representados na mesma escala, formando assim um ângulo de 120° entre eles.

Eixo isométrico.

Sendo conhecido também como eixo isométrico. E todo desenho em perspectiva isométrica deve necessariamente, partir dele.

E assim como na perspectiva cônica (com pontos de fuga) temos as linhas de fuga, na perspectiva isométrica temos as linhas isométricas. Que é toda e qualquer linha paralela ao eixo isométrico.

Exemplo de linhas isométricas.

E nesse sentido, toda linha que não seja paralela ao eixo isométrico é considerada uma linha “não isométrica”. E se você usar no desenho, causará uma “deformidade” ao objeto.

Exemplo de linha não isométrica

Fazendo com que você não consiga mais vê-lo com as mesmas proporções. E é justamente esse fator de representar os objetos com as mesmas proporções que torna a perspectiva isométrica tão interessante e amplamente utilizada.

Sendo muito usada na arquitetura, engenharia, criação de peças (mecânicas, industriais e etc) e também na ilustração. Onde é usada principalmente para apresentações empresariais, sites institucionais e também em jogos no geral.

Materiais Necessários

E para desenhar em perspectiva isométrica, você vai precisar de:

  1. Esquadro de 45/90°;
  2. Esquadro de 30/60°;
  3. Lápis (ou lapiseira);
  4. Prancheta com régua de apoio.

Também é possível desenhar em perspectiva isométrica utilizando um papel reticulado (também chamado de papel isométrico ou malha isométrica) e uma régua.

Malha isométrica (ou papel reticulado)

Vou usar como exemplo uma malha isométrica, mas a lógica é a mesma no caso do esquadro. Com a diferença que o esquadro é usado justamente para criar o ângulo de 120° do eixo isométrico.

Você consegue encontrar facilmente o papel isométrico na internet (e em diferentes tamanhos). Tanto para imprimir, quanto ela já impresso (em blocos).

Agora, no caso do desenho digital, você precisa encontrar algum tutorial de como fazer uma malha isométrica no programa que você estiver utilizando. Até porque, é um processo diferente em cada programa.

Agora que você já viu essa parte mais teórica, vamos ao passo a passo de como desenhar em perspectiva isométrica:

Como desenhar em Perspectiva Isométrica passo a passo

E a primeira coisa que temos que fazer para desenhar em perspectiva isométrica, é justamente o eixo isométrico.

Se você estiver utilizando uma malha isométrica, não tem muito segredo, basta fazer um “Y” na malha (seguindo as linhas da malha).

Como desenhar em perspectiva isométrica
Faça o eixo isométrico na folha (ou malha).

Agora, se você estiver utilizando o esquadro, você precisará criar os ângulos de 120º usando o esquadro de 45° e o de 60º. Assim como na imagem abaixo:

Eixo isométrico feito com o auxilio do esquadro.

Feito o eixo isométrico, basta dar o formato do objeto. Mas claro, sempre usando das linhas isométricas para isso. No exemplo abaixo, vou usar as linhas isométricas para fazer um cubo.

Como desenhar em perspectiva isométrica
Faça as primeiras linhas isométricas.
Como desenhar em perspectiva isométrica
Assim como as linhas seguintes.
Como desenhar em perspectiva isométrica
Faça as últimas linhas isométricas.

E pronto, está feito o cubo em perspectiva isométrica.

Como desenhar em perspectiva isométrica
Cubo em perspectiva isométrica.

Usando ainda esse mesmo formato do cubo, é possível fazer centenas de objetos, como essa caixa:

Cubo em perspectiva isométrica.
Caixa em perspectiva isométrica.

Além é claro, de outras infinitas possibilidades que a perspectiva isométrica te possibilita, como essas:

Então, agora basta você praticar muito e deixar a criticidade fluir.

Leia também:

 

Tags: |

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *