Uma dúvida recorrente de quem inicia no mundo do áudio é sobre o que é uma caixa de som ativa e passiva. Pensando nisso, neste post vou te mostrar o que é uma caixa de som ativa e passiva, a diferença entre elas e qual a melhor para comprar.
Caixa de som ativa
Começando então pela caixa de som ativa, que nada mais é do que uma caixa de som com amplificação interna. Isso significa que, você não precisa utilizar um amplificador externo com esse tipo de caixa.
Assim, a única coisa que você precisa fazer é ligá-la na tomada e conectar via cabo (ou bluetooth) em algum dispositivo, como celular, notebook, computador, TV, etc.
Além disso, as caixas ativas já costumam vir com botões e controles para equalização (aumentar/diminuir graves, médios, agudos, etc.). E, essa é a maior vantagem da caixas ativas, sua praticidade.
Visto que, tudo já vem pronto, bastando apenas ligá-las na tomada e conectar no dispositivo que você vai usar. Em resumo, são uma excelente opção para quem busca praticidade.
Caixa de som passiva
Já a caixa de som passiva, é apenas a caixa de som, sem amplificação. Com isso, você precisa, necessariamente, utilizar um DAC e amplificador externo. Caso contrário, a caixa simplesmente não vai funcionar.
E, apesar de serem visualmente muito parecidas, a caixa de som passiva é diferente na parte de conexões. Isso porque, a caixa de som passiva possui apenas a entrada de áudio, para receber o sinal vindo de um amplificador externo.
Abaixo é possível ver a diferença (nas conexões) de uma caixa de som ativa e passiva:
E, mesmo não sendo tão práticas quanto as caixas ativas, as caixas passivas são as que possibilitam uma melhor experiencia. Visto que, você pode utilizar o amplificador que desejar, não dependendo assim, de um amplificador interno que, entre outras coisas, pode não ser tão bom.
Porém, comprar caixas de som passivas também encarece o sistema que você está montando, afinal, você precisará investir em um DAC e amplificador externo para poder tocar suas caixas.
Qual a melhor?
Depende da sua utilização, se é uma caixa que vai ser transportada com frequência, uma caixa ativa é mais interessante, devido à sua praticidade. Um bom exemplo de caixa de som ativa, é a Edifier R1700:
Agora, se é um sistema fixo que você quer montar, por exemplo, na sua casa, e não vai mais mexer, uma caixa passiva pode ser mais interessante. E, claro, já levando em conta que você vai precisar investir em um DAC e amplificador externo.
Bom, então esse foi o post de hoje sobre a diferença entre caixa de som ativa e passiva.
Então, até o próximo post!
Leia também:
- Como Funciona um Sistema de Som?
- Como escolher um bom fone de ouvido?
- O que é Áudio Hi-Res? É melhor?
0 Comentários