Se tem uma coisa que a Apple faz muito bem, são produtos voltados para criatividade e produtividade. Um bom exemplo disso, é o iPad: simplesmente o melhor tablet para desenho digital e ilustração. E neste post, vou falar justamente do novo iPad Air 5, e claro, mostrar se ele é mesmo a melhor opção para desenho digital e ilustração.
Introdução
De tempos em tempos, a Apple consegue realmente se superar, e quando falamos do Novo iPad Air (5º geração), isso não seria diferente. Isso porque, diferente das versões anteriores, o iPad Air 5 conta com o processador mais poderoso que a Apple já colocou em um iPad Air, o M1.
Sendo o mesmo processador utilizado no Macbook e iPad Pro, o que proporciona um desempenho surreal ao iPad Air 5. Algo que, até então, só era visto na linha “Pro”.
Em outras palavras, o novo iPad Air 5, possui o desempenho de um iPad Pro da geração anterior. Porém, custando bem menos que a versão Pro.
iPad Air 5
Falando do tablet em si, ele segue a mesma linha de design já conhecida dos produtos Apple, entregando um acabamento incrível, e isso, em todas as cinco opções de cores (cinza-espacial, estelar, rosa, roxo, e azul).
Com relação ao desempenho, ele possui um processador M1 com 8 núcleos de CPU e GPU, que aliado aos seus 8 GB de RAM, é desempenho suficiente até mesmo para editar vídeos em alta resolução (4K).
Então, se o seu foco é utilizá-lo para desenho digital e ilustração, pode ficar tranquilo, afinal, ele suporta até mesmo os trabalhos mais exigentes, em alta resolução e com múltiplas camadas.
O iPad Air 5 possui 10,9 polegadas, sendo ligeiramente menor que o iPad Pro da geração anterior (11 polegadas). Ainda assim, é um tamanho excelente para trabalhar com desenho digital e ilustração.
Visto que, ele não é “pequeno demais” para desenhar, nem “grande demais” para transportar. Além de possibilitar a utilização na horizontal, para edição de vídeos ou para usar como um notebook — compatível com o Magic Keyboard e Smart Keyboard Folio.
Especificações do iPad Air 5:
- Memória RAM: 8 GB;
- Processador: Apple M1 (Octa-core);
- GPU: Apple GPU (Octa-core);
- Memória interna máxima: 256 GB;
- Tipo de tela: Liquid Retina, com tecnologia IPS;
- Resolução da tela: 2360 x 1640;
- Tamanho: 10,9 polegadas;
- Brilho: 500 nits;
- Bluetooth: 5.0.
Pontos negativos
Os dois únicos pontos negativos desse tablet, é o fato de não vir com a Apple Pencil e a memória interna ser de até 256 GB. Então, se você for comprar com foco em desenho digital e ilustração, terá que comprar também a Apple Pencil, que é vendida separadamente.
No caso de edições de vídeo, como o iPad Air 5 possui memória interna de até 256 GB, para trabalhos mais pesados (como vídeos em 4K), você terá que comprar também um SSD externo.
Conclusão
Em resumo, o iPad Air 5 é hoje o melhor iPad custo-benefício para comprar, afinal, com ele você vai ter o desempenho de um iPad Pro, pagando bem menos.
Além, é claro, de contar com um sistema seguro e extremamente otimizado, evitando assim, travamentos e que o sistema esquente.
Todavia, se você precisa de um tablet ainda mais potente, a melhor opção é o iPad Pro, visto que ele possui até 16 GB de RAM e até 2 TB de armazenamento.
Bom, esse foi o post de hoje sobre o novo iPad Air 5.
Então, até o próximo post!
Leia também:
- Macbook Air M1: vale a pena para design e edição?
- Qual o melhor iPad para desenho digital?
- Melhores fones com Noise Canceling
0 Comentários