Principais alternativas ao esfuminho

Apesar do esfuminho ser um material barato e relativamente fácil de encontrar, nem sempre está disponível. Ainda mais em cidades muito pequenas ou do interior dos estados. Pensando nisso, neste post eu vou te mostrar quais são as principais alternativas ao esfuminho.

Mas, antes de mais nada, é importante explicar o que é o esfuminho. Afinal, nem todos conhecem esse material de desenho.

O que é o esfuminho?

E o esfuminho, nada mais é do que um pedaço de papel enrolado, que serve para espalhar e uniformizar o grafite (e/ou carvão) no papel.

Assim, ao utilizar o esfuminho, você garante um melhor acabamento em seus desenhos. Além de ser uma “mão na roda” na hora de criar diversos efeitos e texturas.

E apesar de parecer “tudo igual”, esfuminhos não são todos iguais. Uma vez que, são utilizados papeis diferentes na fabricação dos esfuminhos. E isso pode tornar um esfuminho melhor ou pior para um determinado tipo de desenho.

Um bom exemplo disso é a utilização do esfuminho em desenhos realistas e hiper-realistas, onde, entre outras coisas, é melhor ter um esfuminho macio do que um duro.

Podendo assim, ser utilizado um esfuminho de papel de arroz, que diferente dos esfuminhos convencionais, é bem macio.

Inclusive, recentemente eu fiz um post aqui no blog mostrando como usar o esfuminho da forma correta, confira:

Principais alternativas ao esfuminho

E como a ideia é mostrar as principais alternativas ao esfuminho, vou focar nas alternativas de baixo custo. Afinal, existem alternativas que são bem mais caras do que o esfuminho, usadas principalmente para trabalhos com carvão e pastel seco. Mas essas, ficam para um próximo post.

Então, abaixo estão as três principais alternativas ao esfuminho:

Hastes flexíveis

Começando então pelas hastes flexíveis, também conhecidas como “cotonete”.

Exemplo de “Hastes flexíveis” – Foto: Reprodução

E ao contrário do que muitos pensam, as hastes flexíveis são sim uma excelente opção ao esfuminho.

Isso porque elas permitem que você consiga espalhar e uniformizar o grafite (e/ou carvão) em áreas menores. Além de ser um material de baixo custo, bem mais barato que o esfuminho.

Algodão

Outra alternativa muito interessante ao esfuminho, é o algodão. E na prática, possui um resultado bem semelhante ao das hastes flexíveis. Além de ser um material muito barato e fácil de encontrar…

Papel Higiênico

Outra excelente alternativa ao esfuminho, é o bom e velho papel higiênico. Porém, existe um ponto de atenção quanto ao papel higiênico. Afinal, assim como o esfuminho, papel higiênico não é “tudo igual”.

Em outras palavras, se você usar aquele papel higiênico que “parece uma lixa”, o resultado não vai ficar tão bom quanto se você estivesse utilizando um papel mais macio…

Um ponto muito interessante do papel higiênico, é que você pode utilizá-lo para sombrear área maiores. Algo que é muito difícil de se fazer com o esfuminho. E ainda mais difícil (para não dizer impossível) de ser feito com as hastes flexíveis.

Com isso, mesmo que você esteja utilizando uma folha A3 (ou maior), você vai conseguir sombrear o desenho utilizando o papel higiênico.

Dedo

Por fim, temos a última alternativa ao esfuminho, que é o dedo. Porém, não recomendo que você use o dedo para esfumar em hipótese nenhuma.

Isso porque o dedo possui muita oleosidade e sujeiras, que no melhor dos casos, vai manchar todo o seu desenho. Então, evite a todo custo utilizar o dedo para esfumar seus desenhos, ainda mais se for um desenho importante.

Abaixo é possível ver a diferença de como fica o sombreamento feito com os materiais citados:

Materiais alternativos ao esfuminho
Resultado de esfumar usando o esfuminho e seus principais “materiais alternativos”.

É importante dizer que todos foram feitos usando os mesmos lápis graduados, na mesma intensidade e quantidade. Ou seja, a única diferença é o material que foi utilizado para esfumar.

E bom, essas foram as principais alternativas ao esfuminho. Lembrando que, existem sim alternativas MELHORES ao esfuminho. Porém, a ideia aqui foi justamente mostrar as alternativas mais baratas e fáceis de encontrar…

Então, até o próximo post!

Leia também:

 

Tags: | | |

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *