Comprar um material novo é algo que deixa qualquer artista feliz, ainda mais quando é um lápis de cor profissional. Porém, é muito frustrante quando o lápis tem uma cor diferente no papel. Pensando nisso, neste post eu vou te mostrar como fazer uma tabela de cores com lápis de cor passo a passo.
Assim, sempre que você estive em dúvida sobre “como fica” uma determinada cor no papel, basta conferir a tabela de cores. E apesar de ser um passo a passo com lápis de cor, a tabela de cores funciona com qualquer material. Ou seja, você criar uma tabela de cores com:
- Guache;
- Acrílica;
- Aquarela;
- Marcadores;
- Giz pastel (seco e oleoso).
E qualquer outro material, até mesmo para lápis graduado (lápis “grafite”).
O que é uma tabela de cores?
E uma tabela de cores, nada mais é do que uma referência de cores para você usar em seus desenhos ou pinturas. Ou seja, é uma folha de referência com todas as cores do material que você está usando, seja ele qual for.
Isso porque, você só sabe a cor real do lápis (ou outro material) quando você usa ele. Então, nada melhor do que ter uma tabela preenchida com todas as cores disponíveis.
Inclusive, você pode criar tabelas com algumas variações, como degradês, misturas, etc. Poupando assim, muito tempo na hora de fazer seus desenhos ou pinturas.
Como fazer a tabela?
Fazer uma tabela de cores é muito simples, você só vai precisar dos seus lápis de cor (ou o material que você for usar) e uma folha. Se quiser, você pode utilizar uma régua para fazer a tabela, porém, é algo opcional.
O importante mesmo é que você tenha espaço suficiente para preencher a folha com todas as cores disponíveis. Assim como um espaço para escrever algo, como o código ou o nome da cor. Mas você também pode escrever por cima da cor, usando uma caneta permanente.
Abaixo é possível ver alguns exemplos de tabelas de cores, confira:
E no geral, não tem muita regra na hora de criar sua tabela de cores. Ou seja, você pode organizar por cor, por nome, por ordem (da caixa de lápis) ou qualquer outra forma.
Além de poder criar algumas outras tabelas específicas, como de degradês, misturas/combinações de cores, tons de pele, tons específicos (que você mais use) e infinitas outras combinações.
Inclusive, você pode combinar sua tabela de cores com um círculo cromático e/ou com as harmonias de cores, e com isso, não se perder mais na hora de colorir seus desenhos ou pinturas.
Então, até o próximo post!
Leia também:
- Teoria das Cores – Estudo e Harmonia das Cores
- Propriedades da Cor (complemento da Teoria das cores)
- Qual o MELHOR lápis de cor para iniciantes?
1 Comentário
Que trabalho magnífico o seu. Tenho aqui um curso de desenho. Gratidão!