Provavelmente, você já leu em algum lugar a sigla “Hi-Fi”, seja em um equipamento, um straming de música ou mesmo na internet. Mas afinal, o que significa Hi-Fi?
O que significa Hi-Fi?
Hi-Fi é a siga para High Fidelity que, traduzindo para o português, significa alta-fidelidade. E, tratando-se de áudio e equipamentos de áudio, pode estar relacionado a dois casos diferentes: músicas; e equipamentos.
Assim, quando associado à músicas, significa que aquela determinada música possui alta-fidelidade ao que foi gravado no estúdio (som real). Ou seja, é um som de melhor qualidade, sem ruídos, distorções ou perdas em termos de qualidade sonora.
No caso dos equipamentos de áudio, a alta-fidelidade está ligada ao fato do equipamento reproduzir o som o mais próximo possível da gravação original. Que, por sua vez, está muito associada aos equipamentos Hi-End de áudio — equipamentos mais sofisticados, de altíssima qualidade, encontrado, normalmente, apenas em lojas e sites especializados .
Dessa forma, quem busca por comprar e utilizar equipamento de alta-fidelidade, é um grupo muito específico de pessoas, os Audiófilos. Amantes do som de alta-fidelidade e que, estão sempre em busca de melhorar a qualidade de seus equipamentos a fim de alcançar a melhor qualidade sonora possível.
É importante dizer que, tais equipamentos, definitivamente, não são baratos. Podendo facilmente passar dos R$ 10 mil um único equipamento (caixa de som, fone de ouvido, DAC, amplificador, etc.). Podendo chegar a valores estratosféricos, superiores a R$ 100 mil.
Vale a pena ouvir um som de alta-fidelidade?
Apesar de ser um pouco desanimadora, a resposta é: depende. Mas calma, que eu explico. Antes de tudo, é importante dizer que, para você ouvir uma áudio de alta-fidelidade, você precisará, necessariamente, de equipamentos compatíveis com formatos de alta-fidelidade, no caso, um DAC (Digital-to-Analog Converter) compatível.
Significa que você precisa correr e ir comprar um DAC compatível? Não. Até porque, pode ser que você não goste, necessariamente, de um som de alta-fidelidade. Uma vez que, a maioria dos equipamentos produzidos e vendidos são equalizados para que o som fique com um tuning mais quente e energético, com mais graves e agudos do que a música possui originalmente.
E, buscar por um som de alta-fidelidade, é buscar pelo som como ele foi gravado, mixado, masterizado e renderizado originalmente. Ou seja, pode ser que a música “original” não te agrade tanto.
Agora, se você acha ruim a qualidade sonora das músicas que você ouve, vale muito a pena testar um equipamento de alta-fidelidade. Inclusive, você não precisa gastar rios de dinheiro para isso.
Como eu sempre recomendo aqui, com um simples in-ear, como o Moondrop Chu II ou CCA CRA, você já consegue ouvir suas músicas favoritas com uma qualidade sonora absurda. Muito superior aos fones de grandes marcas na mesma faixa de preço.
Bom, esse foi o post de hoje sobre o que significa Hi-Fi.
Então, até o próximo post!
Leia também:
0 Comentários