Linhas Diretrizes

Fazer um desenho realista não é uma tarefa simples, principalmente se for feito a “mão livre”. Contudo, existem várias técnicas de desenho que facilitam o processo como um todo. E no post de hoje falarei de uma delas, as linhas diretrizes (também conhecidas como linhas guias). Então, vamos para o passo a passo de como desenhar utilizando linhas guias.

O que são Linhas Diretrizes?

Linhas diretrizes é uma técnica de desenho que consiste em demarcar pontos importantes no desenho para conseguir representá-los. Diminuindo significativamente o número de erros que ocorrem quando tiramos o traço a “mão livre”. Mas, vale destacar que existem outras técnicas além das linhas diretrizes como, por exemplo, o grid (quadriculado) e o decalque. Sendo ainda mais eficazes que as próprias linhas diretrizes dependendo do desenho que será feito. Todavia, vamos ao passo a passo:

Antes de mais nada, você deverá escolher uma boa imagem de referencia e imprimi-la. Feito isso, pegue uma régua e trace linhas em pontos que você considere importantes (linha dos olhos, boca, nariz, etc). Conforme a imagem abaixo:

Linhas Diretrizes

A partir das linhas traçadas, você deverá marcar pontos definindo onde se inicia e onde termina aquilo que você desenhará (olho, nariz, boca etc). Conforme a imagem abaixo:

Assim, após marcar todos os pontos, você deverá fazer as mesmas linhas e marcar os mesmos pontos na folha onde fará o desenho. Mas atenção, trace as linhas na mesma distancia que foram feitas na imagem de referência, o mesmo vale para os pontos. Vale lembrar que tanto as linhas quanto os pontos devem ser feitos a lápis. Visto que se você utilizar uma caneta ou outro material permanente, não conseguirá apagar ou sobrepor posteriormente quando for finalizar.

Linhas Guia

Por fim, mas não menos importante, faça os traços do desenho na folha conforme as linhas e pontos marcados anteriormente. E como resultado, você terá um esboço mais fiel a sua referência, talvez não de maneira idêntica. Visto que ainda pode ficar alguns erros, mas ainda sim, mais fiel do que desenhando a mão livre.

Tags:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *