Nem sempre temos o material ideia para desenhar quando queremos. E na maioria das vezes, o que temos para desenhar é apenas um caderno e um lápis ou caneta. Pensando nisso, no post de hoje eu vou te mostrar as ventagens e desvantagens de desenhar no caderno.
Desenhar no caderno: principais vantagens e desvantagens
E ao contrário do que muitos pensam, desenhar no caderno não é errado. Principalmente se essa for a única maneira que você tem para desenhar. E que infelizmente é a realidade de muitos que estão começando agora.
Todavia, usar o caderno no desenho tem lá suas vantagens. Então, nada melhor do que começar pelas principais vantagens de desenhar usando o caderno.
Vantagens de desenhar no caderno:
E a primeira vantagem de usar o caderno para desenhar, é o simples fato de ser barato. Ou seja, se você já tem um caderno, não vai te custar absolutamente nada desenhar nele.
Inclusive, a maioria não chega a usar o caderno totalmente para suas atividades escolares e afins. Então, na maioria das vezes, sobram muitas folhas.
A segunda vantagem é o fato de ser prático. Ou seja, é um material que você vai ter a disposição nas horas vagas. Principalmente em momentos que você não está em aula ou está em casa sem nada para fazer.
E a última vantagem é o fato de você poder usar a criatividade para desenhar. Isto é, você pode usar as “linhas do caderno” para criar desenhos variados e inusitados.
Então, deixe se você estiver usando o caderno para desenhar, simplesmente deixe a imaginação fluir. Porém, como nem tudo são flores, existem também as desvantagens de usar o caderno para fazer seus desenhos.
Desvantagens de desenhar no caderno
A primeira desvantagem em usar o caderno no desenho, é a gramatura do papel. Isto é, o quanto aquela folha é grossa e resistente.
No caso da folha de caderno, a gramatura varia de 50 a 90 g/m². O que não é nem de longe a gramatura ideal para desenhar. Que é de no mínimo 120 g/m².
E a gramatura tem um papel importante na hora de desenhar. Isso porque é ela que define a resistência da folha. Então, se você usa a folha do caderno para desenhar, pode ser que aconteça dessa folha rasgar ou amassar enquanto você desenha.
Além disso, por não ser uma folha tão resistente, é bem provável que as folhas de baixo fiquem marcadas. E sim, folhas, no plural. Uma vez que ela não vai marcar só uma folha.
Outra grande desvantagem das folhas do caderno é que devido a sua composição, o desenho feito nela tende a ir se “apagando” com o tempo. E isso acontece porque ela é preparada para receber principalmente a caneta esferográfica e não o lápis.
Mas, como eu falei, pode ser que ela seja sua única opção de material para desenhar. E se esse for o caso, apenas continue. Pelo menos até você conseguir investir em um material apropriado para desenho.
Conclusão
Por fim, mas não menos importante, vale dizer que, se você tem condições de investir em materiais para desenho e usa o caderno para desenhar nas horas vagas, a melhor opção para você é usar um sketchbook.
E que nada mais é do que um caderno pequeno, sem pauta (sem linhas), voltados para fazer esboços e desenhos mais simples. Mas que também pode ser usado para anotações em geral. Então, você pode usar para desenhar e anotar ideias de desenho que você teve e quer fazer depois.
Posts relacionados:
0 Comentários