Como Desenhar uma Rua em Perspectiva

E dando continuidade em nossa “série” de conteúdos sobre perspectiva, hoje quero te mostrar como desenhar uma rua em perspectiva. Mas para isso, é imprescindível que você saiba desenhar em perspectiva com 1 e 2 pontos de fuga. Então, caso você ainda não saiba desenhar em perspectiva, recomendo que de uma lida nos post’s anteriores. Onde mostro passo a passo como desenhar em perspectiva com 1 e 2 pontos de fuga:

  1. Como Desenhar em Perspectiva com 1 Ponto de Fuga
  2. Como Desenhar em Perspectiva com 2 Ponto de Fuga
  3. Desenhar uma Sala em Perspectiva com 1 Ponto de Fuga

Como Desenhar uma Rua em Perspectiva

Para desenharmos uma rua em perspectiva, precisamos antes de mais nada, saber a quantidade de pontos de fuga que serão utilizados. Sendo possível utilizar 1, 2, 3 ou mais pontos de fuga para representar a mesma rua. Tudo vai depender do tipo de rua que você precisa desenhar e de qual “ângulo” ela precisa ser vista. Desse modo, nos passo a seguir, vou te mostrar como desenhar uma rua com 1 e 2 pontos de fuga. Então, vamos lá…

Desenhando uma Rua com 1 Ponto de fuga

O primeiro passo para desenharmos uma rua em perspectiva com 1 ponto de fuga, é justamente definir onde ficará a linha do horizonte e o ponto de fuga. Para isso, faça uma linha horizontal na parte superior da folha, seguido de um ponto ao centro da linha. Sendo respectivamente nossa linha do horizonte e nosso ponto de fuga.

Passo 1

Feito isso, trace uma linha horizontal na parte inferior da folha. Essa linha representa o local onde “termina” a rua. E partindo do ponto de fuga até a linha traçada anteriormente, desenharemos a “rua” propriamente dita.

Passo 2

Passo 3

E pronto, desenhamos nossa “rua” com 1 ponto de fuga… Brincadeiras à parte, agora que definimos o posicionamento “geral” da rua, vamos desenhar os demais elementos (prédios, casas etc).

Passo 4

Em seguida, vamos traçar as linhas de fuga e definir os demais prédios, conforme a imagem abaixo.

Passo 5

Passo 6

Agora sim podemos ver nossa rua “tomando forma”.

Como Desenhar uma Rua em Perspectiva

Mas, ainda falta definirmos os detalhes, como janelas, portas e os demais detalhes. E assim como fizemos anteriormente, precisamos traçar as linhas guias e definir as posições das janelas, portas etc.

Como Desenhar uma Rua em Perspectiva

Como Desenhar uma Rua em Perspectiva

Como Desenhar uma Rua em Perspectiva

Como Desenhar uma Rua em Perspectiva

Agora sim podemos dizer que nossa rua está pronta.

Como Desenhar uma Rua em Perspectiva

Mas, vale destacar que, é possível adicionar ainda mais elementos e detalhes a nossa rua. Principalmente quando desenhamos com mais de um ponto de fuga. Então, vamos ao passo a passo com 2 pontos de fuga.

Desenhando uma Rua com 2 Ponto de fuga

Do mesmo modo que fizemos para desenhar uma rua em perspectiva com 1 ponto de fuga. Para desenharmos com 2 pontos de fuga, precisamos primeiramente definir nossa linha do horizonte e nossos pontos de fuga. Aliás, esse conteúdo de como desenhar uma rua em perspectiva com 2 pontos de fuga também está disponível em vídeo, confira:

Passo 13

E ao passo que fizemos uma linha horizontal para representar o local onde “terminava” a rua no passo a passo anterior, agora faremos uma linha vertical. Entretanto, essa linha não será o fim da rua, mas sim uma guia para o desenho que faremos.

Passo 14

Feito isso, repetiremos o processo visto no passo a passo anterior (com 1 ponto de fuga). Onde, iremos traçar as linhas de fuga, desenhar os prédios e os demais detalhes (janelas, portas etc).

Passo 15

Passo 16

Passo 17

Como Desenhar uma Rua em Perspectiva

Como Desenhar uma Rua em Perspectiva

Como Desenhar uma Rua em Perspectiva

Como Desenhar uma Rua em Perspectiva

Como resultado, temos mais uma rua pronta, porém, com 2 pontos de perspectiva. E não apenas a rua com 1 ponto de fuga, mas também essa com 2 pontos de fuga, são apenas versões simplificadas de uma rua. Uma vez que, o nível de realismo da mesma vai depender basicamente da quantidade de detalhes que você adicionar. O que diga-se de passagem, também faz com que aumente o nível de dificuldade do desenho. Mas, não é algo impossível, basta um pouco de prática.

Tags:

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *