Desenhar em perspectiva já virou uma “série” aqui no blog. Onde, inicialmente mostrei como desenhar em perspectiva com 1 ponto de fuga e depois como desenhar uma sala em perspectiva, também usando 1 ponto de fuga. Então, agora quero te mostrar como desenhar em perspectiva com 2 pontos de fuga. Afinal, existem desenhos que são impossíveis de serem feitos com apenas 1 ponto de fuga. Necessitando assim de 2, 3 ou mais pontos de fuga.
Mas, caso você não saiba desenhar em perspectiva utilizando 1 ponto de fuga, recomendo que veja primeiro o post ensinando como desenhar com 1 ponto de fuga. Assim, você não se sentirá “perdido” sobre os conteúdos que serão abordados aqui. E caso prefira, o conteúdo de como desenhar com 2 pontos de fuga também está disponível em vídeo, confira:
Desenhar em Perspectiva Com 2 Pontos de Fuga – Passo a Passo
E da mesma forma como fazemos o desenho em perspectiva com 1 ponto de fuga. Para desenhar em perspectiva com 2 pontos de fuga, precisamos primeiro definir nossa linha do horizonte. Assim como os pontos de fuga.
Logo após, trace uma linha vertical (aproximadamente no meio da folha). Essa linha servirá como uma “guia” para o desenho que faremos.
Em seguida, trace as linhas de fuga, conforme a imagem abaixo:
Feito isso, “conecte” as primeiras linhas de fuga que você desenhou. Como resultado, já será possível observar o desenho de um cubo se formando.
E para visualizar melhor o cubo, reforce as linhas principais do mesmo. Em seguida, apague as linhas sobressalentes (linhas de fuga, linha do horizonte, etc) e pronto.
E uma vez que você entende o conceito para desenhar em perspectiva com 2 pontos de fuga. Fica fácil desenhar diferentes tipos objetos (e em diferentes posições). Só para exemplificar, abaixo é possível vermos o mesmo cubo desenhado em diferentes posições:
Conclusão
Por fim, mas mas não menos importante. Vale destacar que uma infinidade de desenhos podem ser feitos com 2 pontos de fuga. Como múltiplas ruas, prédios, casas, entre muitos outros. Possibilitando assim, mais dinamicidade e variedade do que os desenhos feitos com 1 ponto de fuga. E claro, são mais complexos de serem desenhados quando comparados com desenhos com apenas1 ponto de fuga. Então, primeiro comece desenhando esse cubo em diferentes tamanhos e posições, para depois ir para desenhos mais avançados.
Todavia, vale lembrar que, da mesma forma que existem desenhos que são impossíveis de fazer com 1 ponto de fuga. Também existem desenhos impossíveis de serem feitos só com 2 pontos de fuga, necessitando de 3 ou mais pontos. Mas isso já é assunto para outro dia. Até a próxima.
0 Comentários