acrílico derramado

Acrílico Derramado (ou Acrylic Pour), também conhecido como Acrílico Fluído é uma técnica de pintura que está ganhando cada vez mais destaque e visibilidade entre os artistas e apreciadores de arte. E provavelmente você já viu algum vídeo no YouTube ou Instagram utilizando essa técnica.

Mas caso ainda não conheça, confira uma pintura que foi feita utilizando essa técnica:

Técnica de Acrílico Derramado

A primeira vista o resultado pode parecer surreal, quase impossível de ser feito com as ferramentas “comuns”. Mas essa é justamente a grande sacada desta técnica, não utilizar nenhuma outra ferramenta além da tinta propriamente dita. Isso mesmo, nada de espátulas, pinceis ou qualquer outro material comumente usado na pintura em geral.

O destaque todo fica por conta da interação das tintas entre si, criando assim novas cores e efeitos incríveis. Porém, nem tudo são flores. Pois a técnica de acrílico derramado possuí alguns “cuidados” para que possa ser aplicada corretamente. Mas calma, que vou te ajudar nesse processo.

Por onde Começar no Acrílico Derramado?

Antes de mais nada, é importante você ter em mente quais são os materiais necessários para essa técnica e suas “funções”. Além é claro, de algumas dicas e truques que fazem toda diferença. Então, vamos a lista de materiais:

E esses são os materiais que você vai precisar. Mas vale dizer, que alguns dos materiais que estão como “opcionais” como por exemplo, o óleo de silicone. Que só é necessário dependendo do efeito que você deseja criar. E são alguns efeitos bem específicos, como o efeito de “bolhas”. A alguns dias postei um vídeo de acrílico derramado usando o óleo de silicone, veja o resultado:

Importante: se você for utilizar o óleo de silicone, fique muito atento com a sua composição. Ele deve ser composto de 100% silicone e nada mais.

Outro ponto que vale destacar é que, a maioria das tintas acrílicas disponíveis no mercado são atóxicas. Mas caso você esteja usando uma tinta que tenha componentes tóxicos, ou tenha sensibilidade ao odor da tinta. Utilize a mascará de proteção, já com os filtros apropriados. E agora que você já conhece os materiais, vamos falar mais sobre a aplicação da técnica.

Acrílico Derramado na Prática

Se você nunca utilizou tinta acrílica antes, é importante você saber que ela é uma tinta de secagem rápida. E saber isso faz toda a diferença na hora de aplicar a tinta. Até porque, você precisará que ela preencha toda tela. Mas vamos ao passo a passo.

A escolha das Cores.

Esse é um ponto muito interessante dessa técnica. Afinal, é a mistura dessas cores que vai trazer os mais diversos efeitos que você possa imaginar. Agora, se você não sabe quais cores usar, recomendo que dê uma lida nesse post sobre o estudo das cores.

Preparo da Tela.

A tela é um elemento importante nesse processo, e nesse sentido, precisa de um preparo “diferenciado”. Mas não é nada complexo, basta ter uma base para que a tela fique elevada. E pode ser feita na própria tela (desde que seja removível) ou a parte.

Importante: apesar de a sua tela ficar elevada, é recomendado preparar a superfície onde você pintará. Caso contrário, você terá que lidar com lindas manchas de tinta (que não saem tão facilmente depois de secas).

Preparo das Tintas.

Tinta Acrílica Acrilex
Tinta Acrílica

E é agora que a coisa começa a ficar séria, e não, não estou exagerando. Esse é o ponto em que sua pintura vai dar certo ou errado, antes mesmo de ir para tela. Mas calma, basta se atentar aos pontos a seguir, que as chances de dar errado são muito baixas.

A primeira coisa a se fazer é diluir a tinta com água em um copo descartável (um copo por cor). Mas atenção a tinta não pode ficar muito liquida, ela deve ser fluida ao ponto de você conseguir despejá-la. A proporção é de aproximadamente 10% de água para cada “ml” de tinta, mas pode variar de tinta para tinta. Já a quantidade de tinta, vai depender exclusivamente do tamanho da tela escolhida.

Após diluir todas as tintas que serão utilizadas em sua pintura, acrescente de 1 a 2 gotas de “medium acrílico” e mexa bem. O medium deve ser utilizado com muito cuidado, pois ele tem duas “funções” básicas:

  1. Retardar o tempo de secagem da tinta;
  2. Alterar a consistência da tinta.

Se utilizar em grande quantidade, sua pintura poderá dar errado também. O último item que pode ser utilizado no preparo das tintas é o óleo de silicone. Mas como eu disse anteriormente, você só irá utilizá-lo para criar efeitos específicos. Todavia, sua aplicação é semelhante à do medium, de 1 a 2 gotas por copo (dependendo do efeito desejado).

Então, com todas as tintas preparadas, basta despejá-las com cuidado em um copo maior. E depois sobre a tela, sendo o mais indicado o centro da tela especificamente. Facilitando assim o processo de “preencher” toda tela. Mas, pode variar também de acordo com o efeito que você deseja criar.

Finalização.

Após preencher toda a superfície da tela, você perceberá que as “bordas” não ficam totalmente preenchidas. E é nesse ponto que entra os “ajustes” finais. Então, com o auxilio de um palito de madeira, espátula ou qualquer outro elemento que você tenha. Reaproveite as gotas de tintas que escorreram na superfície onde você está trabalhando e passe nas bordas.

Feito isso, basta você deixar a tinta secar. E nesse sentido, pode levar de 2 horas até 3 dias, dependendo do tipo de tinta, médium e óleo utilizado. Por último, mas não menos importante, você pode ainda dar um melhor acabamento com um verniz.

Veja o passo a passo da técnica de acrílico derramado em vídeo:

 

Importante: recentemente criei um grupo EXCLUSIVO de Acrílico Derramado para os Apoiadores do Blog. Através do grupo, consigo dar um maior suporte a todos que tem dúvidas sobre a Técnica de Acrílico Derramado. Além de poder criar futuramente alguns conteúdos Exclusivos para Apoiadores.

E para fazer parte do grupo é bem simples. Basta clicar no botão abaixo e se tornar um Apoiador Standart.

SEJA UM APOIADOR

 

Tags: |

102 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Bom dia! Tenho tentado a técnica de derramamento, diluindo a tinta no médium caseiro mas tem dado umas bolhinhas na tela mesmo eu passando a tocha. Gostaria de saber como resolver esse problema. Grata Goretti emal [email protected]

    • Olá Goretti, tudo bem?

      Se você estiver utilizando o óleo de silicone as bolhas são causadas por ele, o que acaba criando diferentes efeitos. Agora, se não estiver utilizando, é provável que as bolhas foram formadas pela “mistura” dos materiais, o ideal é sempre utilizar 10% de água para cada ml de tinta e de 1 a 2 gotas de médium.

  2. Quero tentar fazer um parecido com o do video, de que materiais preciso ,tudo ,onde comprar ,tinta ,tela verniz ,o que mais Etc…poderia por favor usar whatsapp,33)9 88 54 48 85

    • Olá Benedito, tudo bem?

      A lista de materiais está disponível no próprio post. A maioria dos materiais você encontra em papelarias, lojas especializadas em materiais artísticos e lojas online (Mercado Livre, Amazon, etc).

  3. Amigo, vou iniciar nesse “mundo” da pintura derramada e gostaria de saber se a tinta acrilex brilhante é indicada para esse tipo de pintura.

    • Olá Cleber, tudo bem?

      Se for tinta acrílica, pode usar sem problemas. Quando ao acabamento da tinta ser fosco ou brilhante, não interfere tanto, visto que posteriormente você pode aplicar um verniz com essas características.

      • Jonas muito Obrigado… agora deixa tirar outra dúvida.. Esse final de semana fiz meu Dois primeiros quadros e talvez tenha errado na mistura de tinta com o Médium… Qual % de médium devo utilizar na tinta? Outra coisa, para diluir a tinta e deixar ela um pouco mais liquida você recomenda algo?

  4. Olá amigo, fiz minhas 2 primeiras telas ontem. 20×20 só pra testar. Uma trincou a tinta tentei dar o verniz mas não cobriu. Quero fazer uma tela grande será que poder ser tela para pintura a óleo ou tem que ser MDF? Obrigada

    • Olá Sibele, tudo bem?

      Nunca vi acontecer isso de trincar a tinta acrílica, normalmente acontece com outros tipos de tinta, como guache. Então, certifique-se que a tinta acrílica que você usou é para uso artístico, caso contrário, poderá trincar novamente. Com relação a tela, a pintura pode ser feita em telas comuns de tecido (a mesma usada para pintura a óleo). Porém, você deverá preparar a tela antes, dando uma demão de tinta branca ou preta (de acordo com o efeito desejado) antes. Assim a tinta conseguirá fluir melhor na hora de aplicar as próximas tintas e fazer o efeito de acrílico derramado.

  5. Boa tarde Jonas! Gostaria de saber como é o preparo da tinta base de preparar a tela (branco ou preto), é o mesmo preparo das coloridas com médium e água etc ?

    • Olá Glauco, tudo bom?

      No caso da tinta base não é necessário nenhum preparo, basta aplicá-la direto na tela, até preencher por completo. Desse modo você garante que a aplicação das próximas tintas será feita de maneira mais uniforme.

      Importante: Se você sentir que precisa diluir um pouco a tinta para aplicar, utilize um pouco de água.

        • Assim que você diluir todas as tintas e colocar o médium, já pode aplicar na tela. Mas, eu aconselho a “preparar a tela” antes (isso faz com que as tintas que você for aplicar em seguida, consigam “fluir” melhor). E para preparar a tela, basta aplicar a tinta diretamente na tela com o auxílio de um pincel ou rolinho. Com relação a cor da tinta, pode ser a tinta que você quer que esteja em “destaque” na pintura, ou as cores mais “neutras”, como o branco e o preto (que funcionam bem com qualquer outra cor de tinta).

  6. Muito bom Jonas este Post, seu trabalho e sua ajuda em ensinar, orientar. Gostei muito. Obrigada. Querendo falar com você por onde te chamo?

  7. Olá…muito obrigada pelas dicas. Por favor, que tipo de silicone é esse? Eu tentei pesquisar um tipo específico para pintura e não achei nada. Tem muitos tipos de silicone pra comprar e não faço idéia do que escolher.Muito obrigada!

    • Olá Priscila, tudo bem?

      Esse óleo de silicone não é especifico para pintura, seu uso é voltado para máquinas, peças e equipamentos industriais. No caso de pinturas, ele é utilizado por não se misturar com a tinta e por não ser inflamável, possibilitando assim criar determinados efeitos na tela. Normalmente é encontrado em lojas especializadas e em lojas de materiais para construção.

    • Olá Renato, tudo bem?

      Creio que o preparo seja o mesmo da tinta comum, então, basta diluir com um pouco de água até conseguir uma consistência homogênea. Depois adicione 1 ou 2 gotas de médium acrílico e prossiga com o preparo dos outros materiais (tela, as demais tintas etc).

    • Olá Benedita, tudo bem?

      Em parede não tem como fazer o acrílico derramado como mostrado no post. Porém, você consegue fazer outros formatos de arte abstrata, e que também ficam muito interessantes. Uma outra alternativa caso queira ter uma obra de acrílico derramado em sua parede, é fazer em uma tela bem grande, de modo que ocupe boa parte da sua parede.

  8. Olá Amigo, tudo bem? Alguma dica de onde comprar o óleo de silicone online? Vejo na internet alguns tipos, mas como lubrificantes, e não sei se são apropriados para a técnica do pouring. Agradeço desde já. Abraços!

    • Olá Anna, tudo bem?

      É exatamente esse tipo de óleo de silicone que deve ser utilizado, visto que o intuito é utilizar um elemento que não se misture com as tintas e não seja inflamável. Possibilitando assim criar o o efeito de “bolhas” na pintura.

  9. Bom dia, tenho visto vários vídeo dessa técnica de pintura e estou encantada com tanta beleza, não vejo a hora de começar a fazer , nunca pintei na na minha vida, mas estou mt interessada em fazer essa técnica, mt mesmo. Uma pergunta: posso utilizar tinta acrílica de parede? Porque essas pra artesanato são quantidade mt pequenas, vou gastar mt. Penso que a tinta acrílica de parede por ser bem mais vou economizar bastante, sem contar que essa técnica usa mt tinta.. gostei mt de todas as suas dicas. Obrigada

    • Olá Lucia, tudo bem?

      Olha, você até pode utilizar tinta acrílica de parede, mas é preciso preparar a tinta antes e testar para ver se a mistura permite criar o efeito de acrílico derramado. Você pode testar uma mistura como essa (https://youtu.be/vty8k7Z4Zpc) e ver se a aplicação da técnica fica boa 🙂

  10. Gostei mt dessa postagem, com certeza vai me ajudar bastante. Ainda vou iniciar, espero conseguir. Uma pergunta: posso utilizar tinta acrílica de parede pra essa técnica? Obrigada

  11. Boa tarde Jonas!

    1 a 2 gotas de medium acrílico deve ser por ml de tinta? O medium acrílico substitui o Floetrol ou são produtos diferentes?

    O vídeo mostra uma mistura de 40% tinta/ 40% Floetrol/ 20% água/ 10 gotas de óleo de silicone. Nesse caso, qual produto substitui o Floetrol? Posso usar tinta acrílica para pintura geral?

    • Olá Flavio, tudo bem?

      Sim, o medium substitui o Floetrol, mas cuidado com a quantidade. Pois o Floetrol possui outra composição e pode ser usado em maior quantidade, já o medium acrílico você deve utilizar literalmente poucas gotas em cada cor. Se usar muitas gotas, a pintura pode levar muito tempo para secar. Com relação ao vídeo, esse vídeo é apenas uma demonstração da técnica de acrílico derramado, ainda essa semana criarei um canal de pinturas no youtube para ensinar melhor o passo a passo. Quanto a tinta, eu recomendo utilizar tinta acrílica para telas, mas como mencionei em outro comentário, você até pode utilizar tinta acrílica de parede, mas é preciso preparar a tinta antes e testar para ver se a mistura permite criar o efeito de acrílico derramado. Você pode testar uma mistura como essa (https://youtu.be/vty8k7Z4Zpc) e ver se a aplicação da técnica fica boa 🙂

  12. Boa noite! estou vendo o seus videos, e não consigo que os meus quadros formem essas bolhas de tinta que ficam abertas, e sim, bolhinhas muito pequenas, que não chegam a estourar, mesmo usando o silicone( estou usando em spray), o que será que estou fazendo de errado?

    • Olá Eliana, tudo bem?

      Para estourar as bolhas corretamente, recomendo utilizar um soprador térmico (evite utilizar maçarico, pois pode estragar a pintura). Assim o silicone cria mais facilmente os efeitos de bolhas. Por último, verifique a composição do silicone que você está utilizando, a composição precisa ser de 100% óleo de silicone. Caso tenha outros componentes, podem ocorrer reações especificas com a tinta impedindo assim de formar os efeitos desejados.

  13. Olá Jonas!
    Há pouco tempo, também descobri o “maravilhoso mundo das pinturas com tinta acrílica fluída ou liquida”, como oiço mais aqui em Portugal. Mesmo antes de encontrar este seu artigo, fiz as minhas duas primeiras experiências, visto querer fazer dois quadros grandes.
    Na primeira, comprei tinta acrílica numa loja de artes e o respetivo médium. Contudo, não fiquei feliz com o resultado. Ao misturar o médium para cada côr, que me haviam dito ser na quantidade de tinta desejada, penso ter ficado muito líquido, ao ponto das cores se misturarem e ficarem com outras tonalidades que não os tons base. Informo, que a tinta acrílica era em pequenos frascos e que a mistura foi o oposto explicado por si: quantidade de médium e apenas poucas gotas de tinta/pigmento. Resultado, a tinta ficou mais liquida do desejado.
    Na 2ª experiencia, comprei tinta numa loja comum, sem marca e bastante mais cremosa. Misturei igualmente o médium e aí sim, a consistência ficou diferente e as cores não se misturaram.
    Onde estou a errar ou o que devo alterar?
    Obrigada.
    Sofia

    • Olá Sofia, tudo bem?

      Vários fatores podem fazer com que a pintura “fluída” desande como aconteceu com você. Para evitar isso, recomendo que se atente aos seguinte detalhes:

      1 – Marca da tinta: se você utilizar marcas diferentes de tintas, pode acontecer delas não se misturarem corretamente;
      2 – Tipo de tinta: você sempre deve utilizar tinta Acrílica para telas, evite utilizar as tintas de parede inicialmente, até porque elas exigem um certo preparo para serem utilizadas em telas (como mostra esse vídeo: https://youtu.be/vty8k7Z4Zpc). Com relação aos tamanhos dos frascos, busque comprar frascos com aproximadamente 120 ml para telas menores e 500 ml para pinturas em grandes telas, assim você terá um maior aproveitamento de tinta por por tela. Trazendo para um exemplo prático, para pintar uma tela de 20×20 você precisa de aproximadamente 150 ml de tinta total (independente da quantidade de cores utilizadas);
      3 – Tipo de medium: o médium para esse tipo de técnica, precisa necessariamente ser a base de água e ter em sua composição algo que retarde o tempo de secagem. O que utilizo em minhas pinturas é a base de água e glicerina;
      4 – Preparo da tinta: para a aplicação da tinta, a mesma não deve estar nem muito fluída e nem muito cremosa, mas sim um meio termo;
      5 – Tamanho e preparo da tela: antes de aplicar as tintas na tela, passe uma camada da tinta principal. Exemplo, se a cor principal da sua pintura for branca, passe uma camada de branco antes e depois aplique as demais tintas com a técnica desejada.

      Daqui alguns dias farei um vídeo tirando algumas das principais dúvidas sobre o assunto, assim que ficar pronto eu coloco aqui no artigo 😉

    • Olá Tania, tudo bem?

      O óleo de silicone não é feito para uso em pinturas, seu uso é voltado para lubrificação de máquinas em geral. Normalmente você consegue encontrar em lojas de equipamentos para máquinas ou mesmo em lojas online (como mercado livre, amazon etc). O único ponto de atenção quanto ao óleo de silicone é que sua composição deve ser de 100% silicone (sem mais nenhum componente).

    • Olá Tania, tudo bem?

      Olha, já testei alguns outros óleos para criar o efeito de bolhas e eles em geral possuem 2 problemas, o primeiro é que são extremamente inflamáveis (devido a sua composição) e o segundo é que alguns fazem com que a pintura inteira “estrague”, deixando um aspecto bem estranho na pintura. Então, não é algo que recomendo muito de utilizar, já o óleo de silicone, tem como grande vantagem não pegar fogo, o que facilita no processo de utilização do maçarico ou soprador térmico. No geral, o óleo de silicone é bem fácil de encontrar na internet, basta procurar por “óleo 100% silicone” ou “óleo de silicone puro” que já aparecem várias opções.

  14. Olá, eu de novo. Para a demão de tinta na tela posso usar a tinta acrilica ou tem que ser base acrilica? Para que serve o Médium Fluidificador e o Médium Acrílico? E as proporção de uso? Obrigada

    • Olá Tania, tudo bem?

      A demão de tinta é feita com a tinta acrílica comum, o intuito é de preparar a tela para que a tinta que será despejada consiga fluir melhor. O médium fluidificador e o médium acrílico tem basicamente a mesma finalidade, mas possuem uma composição diferente, particularmente prefiro utilizar o médium acrílico (uso o da acrilex), até porque já trabalho com ele a mais tempo. A proporção de médium é de 2 a 3 gotas para cada 100 ml de tinta, o óleo de silicone você pode utilizar de 1 a 2 gotas por cor que você queira criar o efeito.

    • Olá Adriana, tudo bem?

      Quando você aplica a tinta na tela, é importante que ela não esteja encostando em nada (tanto a parte de baixo quanto as laterais), caso contrário a tinta vai endurecer e depois é bem difícil de tirar a tela de onde ela ficou grudada. Por isso é preciso ter algo para deixar a “tela elevada”, ou seja, para fazer com que ela não encoste em nada e acabe grudando. Você pode utilizar desde um suporte de madeira feito especialmente para a tela que vai pintar, até mesmo coisas mais simples, como uma caixa de papelão, copos, um cano de pvc cortado e por ai vai…

      • Obrigada pela resposta…
        Estou iniciando na área e teria uma lista de materiais?
        Pq no vídeo as imagens ficam pequenas pra mim… 😊😘

        • Olá Adriana, tem sim:

          1. Tinta Acrílica;
          2. Medium Acrílico;
          3. Tela para Pintura;
          4. Palitos de Madeira;
          5. Copos Descartáveis;
          6. Conta-gotas ou Pipeta;
          7. Luva Nitrílica (uso geral);
          8. Óleo de Silicone (opcional);
          9. Balança de precisão (opcional);
          10. Máscara de Proteção (opcional);
          11. Soprador Térmico ou maçarico (opcional).

          • Olá, já comprei médium fluidificador e algumas cores… mas tô insegura numa coisa… esse médium é pra diluir um pouco a tinta?? Obrigada

          • Olá Adriana, tudo bem?

            No geral, o médium é utilizado para retardar o tempo de secagem e para alterar um pouco a consistência da tinta. Mas, existem medium’s com usos específicos, então é bom dar uma lida na embalagem para ver se ele tem alguma outra “função”.

  15. Misturei as tintas com 3 gosta de silicone e não formou as células.
    Será que porque, não tinha o médium na tinta?
    Será que o óleo de silicone que usei, não presta?
    Obrigado

  16. Olá Jonas!
    Finalmente fiz o meu primeiro quadro e não saiu nada mal. Utilizei o secador de cabelo, para fixar um pouco as tintas e resultou. Percebi no entanto, que o ar quente formou pequenas bolhas o que tornou o desenho lindo.
    Gostaria de perceber, se a utilização do maçarico é precisamente para esse efeito (formação de bolhas), a que distância da tela deve ficar e com que nível de temperatura deve ser usado, sem o risco de queimar.
    Obrigada 🙂
    Sofia

    • Olá Sofia, tudo bem?

      Sim, o maçarico tem basicamente a mesma função do secador, porém, é bem mais perigoso de se manusear. Com relação a distância, é bem difícil especificar, pois varia de maçarico para maçarico. Mas você pode testar com a chama a 30 cm da tela e ir aproximando ou afastando de acordo com a potencia da chama 🙂

  17. Olá, gostei da explicação, quer dizer que é somente água e tinta e um pouco de acrílico médium? Pensei que o silicone fosse necessário? Parabéns pelas dicas.

    • Olá Osvaldo, tudo bem?

      Sim, é basicamente isso, uma tela, tinta, água e medium. O silicone é usado somente para criar alguns efeitos na pintura, sendo totalmente opcional.

    • Olá Osvaldo, tudo bem?

      As minhas experiências com tinta PVA não foram boas, mas você pode tentar. Recomendo usar somente a tinta acrílica e de preferência a que é própria para telas.

  18. Alguns vídeos que vi informam informam que não se deve usar verniz ou resina caso tenha utilizado silicone na diluição das tintas; pois estes não iram adeir a pintura; isto é verdade?

    • Olá Mellyna, tudo bem?

      Em partes sim. Porém depende muito de como você faz a aplicação da tinta, se fizer da mesma maneira como ensino aqui no post, dificilmente a tela ficará “oleosa” por conta do silicone. Mas, mesmo que fique um pouco oleosa, você pode passar um pano com água e detergente neutro para retirar essa oleosidade da tela. E depois aplicar o verniz ou a resina normalmente 🙂

  19. Gostaria de saber como devo preparar a tela e as tintas para pintura fluida usando cordões na criação das imagens. Poderia me enviar orientações, por gentileza? OBS: não tenho experiências com pintura que por isso solicito orientação

    • Olá Teresa, tudo bem?

      No caso do uso de cordões, você pode fazer de duas maneiras (dependendo do efeito que você quer criar).

      Primeira Maneira: Passe a tinta de sua preferência na tela e deixe secar. Depois (com a tela já seca), derrame as tintas escolhidas na tela e use os cordões para criar os efeitos na tela.

      Segunda Maneira: Diferente da maneira anterior, aqui você deve passar a tinta na tela e já fazer o derramamento das tintas escolhidas em seguida. Feito isso, basta posicionar os cordões e criar o efeito desejado.

  20. Boa tarde
    Gostaria de saber uma coisa , vc disse que o maçarico é para tirar as bolhas. mas, outros vídeos que vejo. é para exatamente o contrario, qd usa o maçarico, ´formam muitas bolhas que acho lindíssimo .
    E a técnica é somente essa não tem nenhum segredo a mais ?
    Pq pinto tecido a muito tempo, e ja pintei tela ,mas, com tinta a óleo que me deu alergia
    Essa acrílica não tem cheiro e mesmo sem cheiro pode dar alergia ???
    Obrigada pot me responder
    Fique com Deus
    Te aguardo

    • Olá Diana, tudo bem?

      A principal função do maçarico é de tirar as bolhas de ar que ficam na tinta e deixam a pintura com “buracos”. Mas, também podem ser utilizadas para criar o efeito de “bolhas” na pintura, só que para isso, você precisa utilizar o óleo de silicone. E também, precisa ter um maior cuidado na hora de usar o maçarico. Isso porque o maçarico pode acabar “queimando” a tinta dependendo do quanto você aproximar. Acaba sendo melhor usar o soprador térmico ou até mesmo um secador de cabelo para formar o efeito de “bolhas”.

      Com relação a tinta acrílica, na maioria das vezes ela é inodora ou possui um odor bem fraco e característico. Mas ainda sim, pode causar algum tipo de alergia leve (seja na pele, nariz, olhos e garganta). Então, recomendo que você faça um teste antes para identificar se causa algum sintoma de alergia em você, e caso cause, existem alguns equipamentos de proteção que você pode utilizar, como óculos, luvas e mascaras de proteção.

    • Olá, para criar o efeito de células é necessário utilizar o óleo de silicone na tinta. Dependendo da quantidade de tinta usada, uma ou duas gotas já são mais que o suficiente.

  21. Olá Jonas, parabéns pelo lindo trabalho! É possível fazermos a diluição das tintas em maior quantidade, inclusive com o mediun, e conservá-las, em frascos bem fechados, para uso posterior? Vejo em vídeos que alguns artistas guardam suas misturas de tintas prontas para uso imediato em frascos plásticos, aqueles parecidos com os usados em lanchonetes para acondicionar maionese e ketchup.
    Se sim, por quanto tempo? Desde já fico grata. Abraços.

    • Olá Eliane, tudo bem?

      É possível sim, inclusive fica mais fácil de trabalhar dessa maneira. Os únicos pontos de atenção são: a consistência das tintas e a vedação dos frascos onde elas serão armazenadas. Se tiver algum furo ou uma entrada de ar (no frasco), a tinta seca. Só com relação ao tempo que não consigo te dizer ao certo. Mas para você ter uma ideia, eu faço o preparo de uma tinta especial (para outra técnica de pintura) e armazeno em um frasco que mais lembra um tubo de cola, tem tinta que está lá a quase 2 anos e ainda está boa.

      • Muito obrigada, guardar as tintas em quantidade um pouco maior será muito prático.
        Aproveito para tirar outra dúvida. Verifiquei que minhas acrílicas são Acrilex e meu médio é Corfix, tem algum problema nisso? E se não, qual a quantidade desse médio para aplicação nas tintas para o Acrílico derramado? Desde já fico grata e desejo sucesso Jonas!

        • Olá Eliane, não tem nenhum problema em usar a tinta de uma marca e medium de outra. O problema mesmo é misturar tintas de marcas diferentes (as vezes não misturam). Com relação a quantidade de medium, é de apenas algumas gotas para cada 100 ml de tinta. Costumo usar entre 2 e 5 gotas dependendo da tinta, até porque o medium nesse caso é apenas para não deixar a tinta secar imediatamente. 🙂

  22. Bom dia!

    Pretendo começar a utilizar essa técnica. Não sou artista, tampouco pinto telas, mas acredito que essa técnica permite ao meu ver, que qualquer pessoa possa criar algo interessante e bonito. Você pode indicar-me uma marca de tinta apropriada para esse tipo de criação? Suas dicas foram importantes, vou guardá-las aqui comigo e seguí-las, assim que reunir os materiais necessários.

    No aguardo de seu retorno,

    At.te

    Luiz Renato

    • Olá Luiz, tudo bem?

      Qualquer marca de Tinta Acrílica para Pintura em Tela vai servir. O único ponto de atenção é quanto ao tamanho da pintura que você quer fazer. Se forem quadros pequenos (10×10, 15×15 ou similares) um tubo de 20 ml de cada cor já é o suficiente. Agora, em quadros maiores (50×50, 50×70, 100×120 etc) você vai precisar de quantidades maiores de tinta, como, tubos de 60 ml ou maiores.

  23. Muito legal esta técnica. Quero aprender a faze-la. Tenho uma dúvida. Poderia usar tintas acrílicas de parede? Tenho muitas em casa. Obrigado.

    • Olá Max, tudo bem?

      Olha, poder usar você até pode, mas eu não recomendo. Até porque a tinta acrílica de parede precisa ser preparada antes para ser usada em tela, e o custo pode acabar não compensando tanto.

    • Olá Maria, tudo bem?

      Se você for usar para espalhar a tinta ou o óleo de silicone (criar as células), na temperatura “fria” o resultado é melhor. Se for para remover as bolhas de ar, a temperatura “quente” é melhor.

  24. Olá!
    Estou “aprendendo” a pintura fluida através de tutoriais no YouTube.
    No entanto, percebi que estou fazendo alguma coisa muito errada, pois elas não secam mesmo depois de algumas semanas! (verdade!)
    Eu tentei receitas com 10%de água, outras com gotas de glicerina… Mas não faz diferença, não secam!