A borracha elétrica é um dos materiais mais interessantes para se usar no desenho (principalmente no desenho realista), porém, muitos desenhistas estão usando esse material da forma errada. Então, no post de hoje eu vou te mostrar o que é a borracha elétrica e principalmente, quando você deve usá-la em seus desenhos.
O que é uma borracha elétrica?
A borracha elétrica, nada mais é do que uma borracha ligada em um “motorzinho”. Dessa forma, toda vez que o motor é ligado, a borracha começa a girar, e claro, você consegue apagar.
Contudo, por ser ligada em um motorzinho, essa borracha passa a ter uma força maior na hora de apagar. Permitindo assim, que você consiga “apagar” até um lápis de cor.
E é justamente nesse ponto que muitas pessoas estão usando a borracha de forma errada. Até porque, a borracha elétrica não foi feita para “apagar”, ela foi feita para criar detalhes nos desenhos.
Ou seja, você deve usá-la para criar detalhes que você não conseguiria criar usando a borracha comum ou a limpa tipos (no caso dos desenhos feitos com o lápis graduado).
Podendo assim, ser usada em qualquer desenho, seja um desenho feito com lápis de cor, lápis graduado ou carvão. Que são materiais bem complicados de se apagar, principalmente o lápis de cor (por conta da cera).
Borracha elétrica e o desenho realista
Por ser um material tão versátil, e que permite que você consiga apagar até mesmo o lápis de cor, esse tipo de borracha é muito utilizada no desenho realista. E isso, tanto no desenho realista branco e preto (com lápis graduado) quanto no desenho realista colorido (com lápis de cor).
Sendo usada principalmente, para criar pontos de luz no desenho. Mas também pode ser usada para criar texturas, como de pele, de roupas, de metais e alguns outros tipos de texturas (e detalhes).
Vantagens e Desvantagens
E como todo material, a borracha elétrica possui suas vantagens e desvantagens. Então, listei abaixo as principais vantagens e desvantagens que esse tipo de borracha possui:
Vantagens
- Versátil;
- Fácil de utilizar;
- Excelente custo-benefício.
Desvantagens
- Pode rasgar a folha;
- Alguns modelos são muito frágeis (principalmente os “paralelos”);
- Necessita de pilhas para funcionar.
Qual borracha elétrica comprar?
Com tantos modelos e marcas disponíveis, escolher a borracha ideal pode ser um verdadeiro desafio. Ainda mais quando existem tantos modelos “paralelos” disponíveis para compra.
Pensando nisso, separei dois modelos excelentes, ambos da Derwent. E apesar de serem bem semelhantes e possuírem as mesmas funções, o primeiro modelo requer pilhas para funcionar. Então, sim, você vai ter que ficar comprando e trocando as pilhas para ele funcionar.
Já o segundo, tem a vantagem de ser recarregável. Ou seja, você não precisa ficar “trocando as pilhas”, basta recarregá-lo com um carregador USB.
Leia também:
- 8 livros ESSENCIAIS para Artistas
- Qual a melhor tinta aquarela para iniciantes?
- Qual o melhor lápis para desenho realista?
0 Comentários