Muitos desenhistas sonham em viver dos seus desenhos. Porém, a grande maioria não faz ideia de como tornar isso realidade. Pensando nisso, no post de hoje, quero te mostrar como se tornar um ilustrador profissional. Todavia, vale lembrar que existem dezenas de outras áreas/profissões para se trabalhar com desenho. Inclusive, já tem um post aqui no blog falando sobre esse tema…
Como se Tornar um Ilustrador Profissional
E a primeira coisa que você precisa saber soube trabalhar como ilustrador, é que existem várias formas de fazer isso. Mas, antes disso, existem alguns “pré requisitos” que você precisa ter.
Saber Desenhar
O primeiro deles é saber desenhar. Sem isso, infelizmente você estará muito limitado (mas muito mesmo) a conseguir trabalhos ou clientes. Apesar de que sempre há vagas para uma função ligada a ilustração em que você não precisa saber desenhar. E isso acontece porque muitas empresas trabalham com uma espécie de “linha de produção”. Onde, um profissional fica responsável por desenhar, outro por revisar, outro por finalizar e por ai vai. E isso é algo que acontece muito na industria de quadrinhos e mangás.
Formação.
O segundo “pré requisito” para se tornar um ilustrador profissional é uma formação voltada para o design. Mas, vale dizer que não é um “pré requisito obrigatório”. Afinal, existe um problema nessa questão da formação. E de maneira bem direta (e sincera), podemos dizer que, um diploma não garante um emprego ou clientes (no caso de você se tornar um freelancer).
Então, caso você escolha não ir para a faculdade, ainda sim você pode optar por fazer cursos online de ilustração. Além, é claro, de poder aprender por conta própria. Agora, caso você escolha ir para uma faculdade, opte por fazer cursos voltados para o design. Isso te dará uma base muito grande para trabalhar como ilustrador.
Desenho Digital
O terceiro “pré requisito” é dominar os programas utilizados para desenho digital. E aqui entra uma infinidade de opções, mas calma. Até porque, tudo depende do tipo de trabalho que você quer fazer. Ou seja, se você for trabalhar em uma empresa no meio publicitário ou editorial, é bem provável que eles usem os programas do pacote adobe ou similares. Então, você vai precisar ter um certo domínio nesses programas. Agora, caso você trabalhe como freelancer, você já tem um pouco mais de liberdade na questão da escolha de quais programas usar.
Portfólio
O quarto “pré requisito” que você precisa ter para se tornar um ilustrador profissional é ter um bom portfólio. Mas você deve estar se perguntando: “tá, mas como eu monto meu portfólio?”. E resumidamente, o seu portfólio é sua “vitrine”, é através do seu portfólio que você vai conseguir mais clientes ou um emprego.
Então, na hora de montar seu portfólio, você deve colocar seus melhores trabalhos. Até porque, caso você não tenha um bom portfólio, dificilmente terá alguma “visibilidade”. O que entre outras coisas, dificulta e muito conseguir trabalhos ou clientes. Aliás, já tem um post aqui no blog falando sobre como montar seu portfólio. Então, caso você precise montar o seu, não deixe de dar uma lida.
Como se Tornar um Ilustrador Profissional
Depois de entender essa parte de “pré requisitos”, vamos para a parte de por a “mão na massa” realmente. E quando falamos de se tornar um ilustrador profissional, existem algumas opções. Mas, para simplificar, vou dividir em duas opções “centrais”. Que são os trabalhos autorais e os comerciais. Deu uma bugada ai? Calma que eu explico…
Em muitas áreas ligadas a ilustração, desenho e arte em geral, temos a possibilidade de fazer dois tipos de trabalhos:
Autorais: são criações “originais” feitas por você. Isto é, no seu estilo, no seu traço, por motivos que você definiu. E o mais importante de tudo, são trabalhos que no geral você vai amar fazer. Mas, que infelizmente possuem menor demanda. Em outras palavras, você tente a receber menos do que fazendo trabalhos comerciais. Mas, isso vai depender dos trabalhos que você faz, do seu público e do seu portfólio.
Comerciais: são trabalhos onde você segue um “modelo” pré definido. Ou seja, são trabalhos onde você precisa fazer em um determinado estilo, traço e etc. Em outras palavras, são trabalhos que nem sempre você vai gostar de fazer. Mas, que “pagam muito bem as contas”, principalmente por terem maior demanda.
E isso não quer dizer que você precisa fazer exclusivamente trabalhos comerciais. Você pode fazer ambos. Assim como também pode focar apenas nos autorais. A diferença é que com trabalhos autorais você vai precisar de um investimento maior de tempo e dinheiro para captar clientes. Enquanto nos trabalhos comerciais, os clientes acabam te procurando na maioria das vezes.
Formas de Trabalhar como um Ilustrador Profissional.
Um outro ponto importante quando falamos de se tornar um ilustrador profissional, é entender que existem diferentes formas de trabalhar. Isto é, você tem a opção de trabalhar como:
- Funcionário assalariado em uma empresa (o famoso “CLT”);
- Prestador de Serviços (PJ) para uma Empresa;
- Funcionário Público (concursado);
- Freelancer.
Sendo que cada caso possui suas vantagens e desvantagens. Um bom exemplo disso (e o mais comum hoje em dia) é o profissional Freelancer e o Prestador de Serviços. Pode parecer que são a mesma coisa, mas não são. Isso porque, o freelancer pode trabalhar para diversas empresas ou plataformas ao mesmo tempo realizando pequenos trabalhos independente de onde esteja (home office). Enquanto o prestador de serviços (na maioria dos casos) possui contrato com uma única empresa, tendo ainda que (em alguns casos) ir até a empresa.
Visto que ainda hoje não são todas as empresas que aderiram ao home office. E nesse sentido, você precisa estudar cada caso e ver o que mais combina com você. Afinal, cada opção terá um grande impacto no seu futuro como ilustrador profissional. E claro, na maneira como você estará profissionalmente após alguns anos.
E bom, esse foi o post de hoje de como se tornar um ilustrador profissional. Vale dizer que existem vários fatores ligados a profissão que você deverá buscar mais informações e se aprimorar caso deseje seguir nessa área.
Aliás, a profissão de ilustrador não é a única para quem busca trabalhar com desenhos. Já tem um post aqui no blog com as principais áreas para se trabalhar com desenhos (direta e indiretamente). Então, recomendo fortemente que você leia para ter uma noção melhor de qual área mais combina com você.
Então, até a próxima.
2 Comentários
Obrigado! Atuo na área de ilustração e mesmo assim peguei muitas dicas úteis
Obrigado pelo feedback 🙂