No ultimo post aqui do canal eu mostrei como fazer o esboço passo a passo. Então no post de hoje, vou te mostrar como melhorar seu esboço usando o “segundo esboço”. E eu sei que você deve estar pensando “ué, mas esboço não é um só?” E sim, esboço é um só.
Importante: esse conteúdo também está disponível em vídeo, confira:
Mas o ponto é que, muita das vezes o esboço começa a ficar meio “rabiscado de mais”. De um jeito que, nem você mesmo consegue entender o que tá desenhando. E pra resolver isso, existe o “segundo esboço”. Uma forma simples de como melhorar seu esboço, e que serve principalmente para “refinar” o seu esboço inicial. Removendo todos os traços e detalhes desnecessários.
E quando você faz isso, fica muito mais fácil de você “continuar” seu desenho. Além de que, quando você faz o “segundo esboço” você já consegue corrigir muitos erros que normalmente passariam despercebidos. E o esboço (entre muitas outras coisas) é uma prévia de como vai ficar seu desenho.
Em outras palavras, no esboço, já da pra ter uma ideia se seu desenho vai ficar bom ou não. Então, quanto mais cedo você consegue identificar e corrigir esses erros, melhor. E como eu falei, o “segundo esboço” também ajuda muito nesse sentido.
De qualquer forma, vamos para a parte prática de como usar o segundo esboço.
Como Melhorar Seu Esboço (na Prática)
E para usar o segundo esboço é muito simples. Lembrando que funciona tanto para o desenho tradicional, quanto para o desenho digital.
E bom, aqui entra a única diferença entre o desenho tradicional (no papel) e o digital. Que é justamente a maneira de “usar” o segundo esboço. No tradicional, você tem 3 opções diferentes de usar o segundo esboço. A primeira (e mais simples), que é usando a limpa tipos. A segunda, que é usando o decalque. E a terceira que é usando uma mesa de luz.
E se você estiver em dúvida de qual escolher, da pra dizer que o resultado final vai ser o mesmo. Então, o que muda mesmo é que, com a limpa tipos você tem uma opção mais prática. Com o decalque você tem uma opção mais barata, porém, mais demorada. E com a mesa de luz você tem mais possibilidades, porém, é relativamente cara uma mesa de luz.
Em outras palavras, se você não tem tanto tempo e dinheiro, use uma limpa tipos. Se você tem mais tempo sobrando e não quer comprar uma limpa tipos ou uma mesa de luz, use o decalque. E se você tem dinheiro para investir, compre uma mesa de luz.
Usando o Segundo Esboço na Prática (Tradicional).
E pra usar o segundo esboço no tradicional é bem simples. Se você estiver usando a limpa tipos, é só você passar a limpa tipos na folha e depois vir com o lápis fazendo o “segundo esboço”. Assim, você ainda mantém todo o esboço original, mas de maneira bem sutil.
Com o decalque é bem simples também… É só colocar a folha do esboço original em cima, a folha do decalque no meio e a folha do “segundo esboço” embaixo. Depois que todas as folhas estiverem certas (formando um sanduíche), é só ir fazendo o “segundo esboço” e pronto.
E com a mesa de luz é ainda mais simples. É só você ligar a mesa de luz, colocar a folha do esboço original, a folha do “segundo esboço” em cima e ir fazendo o “segundo esboço”.
Usando o Segundo Esboço na Prática (Digital).
Agora, se você está desenhando no digital, a coisa fica bem mais fácil. Até porque, no digital, é só você criar uma nova camada e pronto. Lembrando que estou explicando o passo a passo no digital, mas a lógica é a mesma no tradicional.
A primeira coisa que você precisa fazer é diminuir a opacidade da camada onde está o esboço. Depois, criar uma nova camada. Essa nova camada é onde será feito o “segundo esboço”.
Feito isso, não tem muito segredo, é só ir preservando os detalhes mais importantes do esboço original. Ou seja, você vai pegar aquilo que realmente vai usar no desenho e passar para o “segundo esboço”. Assim, com o segundo esboço feito, fica mais fácil de ir adicionando novos detalhes e corrigindo imperfeições.
Conclusão – Como Melhorar Seu Esboço
Por fim, vale dizer que você pode repetir esse processo do “segundo esboço” quantas vezes quiser. Beleza? Apesar de não ter tanta necessidade. E claro, esse processo vale tanto para o desenho tradicional, quanto para o desenho digital.
Então, até a próxima.
0 Comentários