Se você me acompanha aqui a algum tempo, sabe o quanto eu falo de formas geométricas. Principalmente pra quem está começando agora no desenho. E no post de hoje, quero te mostrar como você pode usar as formas geométricas na prática. Em outras palavras, como você pode usá-las para fazer o esboço ou simplificar o formato de objetos que você quer desenhar. E o primeiro “passo” para conseguir usar as formas geométricas na prática é entender o que são formas geométricas.
Confira esse conteúdo no formato de vídeo:
O que são formas geométricas?
E de forma bem resumida, são formas que estudamos em uma área da matemática chamada geometria. Mas pode ficar tranquilo, que isso não é aula de matemática. O ponto aqui é que a geometria estuda entre outras coisas, as maneiras como podemos encontrar essas formas. E não apenas isso, ela estuda também as diferentes dimensões, tamanhos e tipos de formas.
E como o foco aqui é usar as formas geométricas para esboço e simplificação de objetos, nós podemos dividi-las em dois grupos. O primeiro grupo, é o grupo das formas planas. Ou seja, é o grupo onde as formas são representadas em duas dimensões (altura e largura).
Já o segundo grupo, é formado pelos sólidos geométricos, que são mais conhecidos como formas tridimensionais. Ou seja, é o grupo onde as formas são representadas em três dimensões (altura, largura e comprimento).
E conhecer essas formas, já é metade do caminho andado para conseguir utilizá-las nos seus desenhos. E a outra metade do caminho é o simples fato de conseguir “reconhecer” essas formas em objetos que estão ao seu redor.
Reconhecendo as Formas Geométricas
E antes de mais nada, vale dizer que existem objetos mais fáceis e outros mais difíceis de identificar as formas geométricas. Até porque, existem objetos que são formados por uma ou duas formas geométricas. E existem objetos que são formados por dezenas e até centenas de formas geométricas. Então, tente observar primeiro as formas geométricas em objetos mais simples. Como em uma pizza, um cone de transito, uma bola de futebol, uma lata de refrigerante, e por ai vai.
Assim, fica muito mais fácil de você progredir no desenho. Até porque, você vai estar começando por objetos mais simples. E com o tempo você vai conseguir reconhecer e desenhar objetos com estruturas mais complexas, com várias e várias formas geométricas.
Por fim, vale lembrar que existem tanto as formas planas quanto as tridimensionais. E da mesma maneira, o seu uso varia de acordo com aquilo que você quer desenhar. Em outras palavras, para você desenhar algo como um cubo mágico, você vai ter que necessariamente desenhar um cubo. Caso contrário, você vai estar desenhando apenas um quadrado.
0 Comentários