Se você é um desenhista ou trabalha com desenhos/ilustrações é bem provável que tenha que ouvir frases absurdas que podem facilmente te tirar do sério. E neste post, eu separei 11 frases que todo desenhista já ouviu (e que infelizmente, ainda vai ouvir).
Aproveitando ainda para comentar um pouco sobre cada uma dessas frases. Todavia, vamos as 11 frases que todo desenhista já ouviu:
11 Frases que TODO desenhista já ouviu
“Me desenha?”
Começando pela frase mais clássica de todas: “me desenha”. E que atire a primeira pedra o desenhista que nunca ouviu essa frase na vida.
E o grande problema não é a pessoa pedir para ser desenhada, mas querer ser desenhada de graça. Contudo, sempre tem aquelas pessoas que pedem para ser desenhadas e pagam. Nesses casos, como diz o ditado: “pagando bem, que mal tem?”.
“Nossa! que desenho caro”
Ainda relacionada a frase anterior, temos outra frase muito clássica e que normalmente a pessoa fala depois de ouvir o preço do seu trabalho:“Nossa! Que desenho caro”.
E sim, eu sei, dá vontade de mandar a pessoa à m… Ainda mais quando você utiliza materiais de boa qualidade e possui um nível artístico/técnico elevado. Mas sinceramente, nem vale a pena.
“Você só desenha? Não trabalha?”
Outra frase clássica que todo desenhista já ouviu (principalmente quando estava começando) é: “Você só desenha? Não trabalha?”.
E ouvir essa frase quando se está começando a desenhar é até aceitável. Agora, ouvir depois de meses ou anos trabalhando com desenhos não dá. Ainda mais quando você já tem uma base de clientes e trabalhos feitos.
“Você fez curso?”
Uma frase que tem ficado cada vez mais comum é: “Você fez curso?”. E sinceramente, vejo muitos desenhistas que se incomodam com essa frase.
Contudo, não existe problema algum em fazer um curso de desenho. Inclusive, é uma das melhores formas de você aprender algo (não só sobre desenho).
Uma vez que, fazer um curso, encurta e muito o tempo que você levaria para aprender sobre determinado assunto. E como diz o ditado: “tempo é dinheiro”.
“Você tem o dom né?”
Agora, uma que consegue irritar qualquer desenhista é: “Você tem o dom né?”. Essa é uma daquelas frases que dá vontade de mandar à m… Mas que obviamente, você respira, conta até 10 mil e explica que não, que é muito estudo e prática.
E que em alguns casos, é seguida da seguinte frase:
“Me ensina a desenhar?”
E nesses casos (novamente), é aquele velho ditado: “pagando bem, que mal tem?”. Inclusive, é uma excelente alternativa para ganhar dinheiro com seus desenhos. Ou seja, ensinar outras pessoas a desenhar.
“Faz aí. Se eu gostar, te pago”
Outra frase muito comum e que todo desenhista já ouviu, principalmente quando estava começando a desenhar (ou a trabalhar com encomendas) é: “Faz aí. Se eu gostar, te pago”.
Sendo inclusive, um erro muito comum de quem trabalha com encomendas. Isto é, fazer o trabalho sem receber um “sinal”. Afinal, o cliente pode simplesmente não gostar e não pagar no final das contas.
Com isso, você perde a coisa mais importante que existe: tempo. Além é claro, de dinheiro. Uma vez que, os materiais não caem do céu.
Mas calma, que existem cliente piores. Afinal, pior do que o cliente que diz para fazer o trabalho e que depois ele paga (se gostar, é claro), é o cliente que diz:
“Não é de graça. Você vai ganhar visibilidade”
Trabalhos pagos no formato de permuta são muito comuns, principalmente no meio artístico e de prestação de serviços. Contudo, a permuta deve ser vantajosa para ambos.
E é aí que entra o problema do cliente que fala: “Não é de graça. Você vai ganhar visibilidade”. Isso porque, dificilmente esse cliente vai ter uma visibilidade que justifique essa permuta.
A menos que seja um cliente com uma visibilidade gigantesca, na casa dos MILHÕES (um artista famoso, influencer, etc) de acessos/views por dia. Nesses casos, pode ser que compense fazer esse tipo de permuta.
Afinal, o numero de possíveis clientes que você pode alcançar compensa o trabalho “grátis” para aquele determinado cliente. Ainda assim, deve sempre ser avaliado se aquela permuta faz sentido ou não.
Então, tenha muito cuidado com esse tipo específico de cliente, porque na maioria dos casos ele apenas quer que você faça um trabalho grátis pra ele…
“É você mesmo que desenha ou é o computador?”
Uma frase que dá raiva mas também chega a ser engraçada é: “É você mesmo que desenha ou é o computador?”. Sendo muito ouvida por quem trabalha com ilustração/desenho digital.
E sim, eu sei que dá vontade de dizer: “é o computador sim, eu escolho o desenho e ele faz o resto sozinho”. Mas, infelizmente não é o tipo de resposta que podemos dar, ainda mais se for para um cliente.
Então, nessas horas, explique como é o seu processo de trabalho. E principalmente, quanto tempo você leva para fazer cada trabalho.
Isso evita inclusive, que você tenha que ouvir frases como:
“Consegue fazer para hoje/amanhã?”
Outra frase muito comum, principalmente para quem presta serviços para outras pessoas é: “Consegue fazer para hoje/amanhã?”.
E como eu falei anteriormente, é muito importante que você explique como é o seu processo de trabalho e o tempo que você levará para fazer o trabalho em questão.
Contudo, quem trabalha com encomendas sabe, muitas vezes o cliente precisa disso com máxima urgência e não se importa em pagar o valor que for necessário para que você finalize no mesmo dia ou no dia seguinte.
E novamente: “pagando bem (no caso, muuuuito bem), que mal tem?”.
“Meu sobrinho também desenha”
Por fim, chegamos na frase mais chata de todas: “Meu sobrinho também desenha”. E pra piorar, em alguns casos a pessoa que diz isso acha que está te elogiando. Sinceramente, não tem nem o que comentar sobre esse tipo de coisa, não é mesmo?
Bem, essas foram as 11 frases que todo desenhista já ouviu. E que infelizmente, ainda vão ouvir muito trabalhando com desenho. Conhece alguma outra frase desse tipo? Deixe nos comentários…
Então, até o próximo post!
Leia também:
0 Comentários